Postado originalmente por
Elisson
Bom pessoal, tou criando o tópico em função de achar interessante o relato de uma não muito boa experiência com o acontecido. Mas se tivesse lido aqui no fórum, talvez não estivesse passando pelo atual momento.
Meu carro, um GV. 2.0 Gasolina 16V com 95 mil rodados recentemente apareceu com um falhamento de manhã ao ligar e muito silencioso.
É caracteristico dos GV/Tracker Gasolina ao ligar de manhã ele dar uma acelerada alta e baixar aos poucos fazendo o barulho de ventoinha ativada e motor em tempos.
O falhamento é proveniente do módulo detectar que a ventoinha "viscosa" não está funcionando (assim me relatou um mecânico). Então se tivesse sabido disto em tempo, ou teria trocado a dita cuja ou teria travado a mesma.
Como não o fiz resultou em longo tempo em aquecimento não acusado pelo leitor de temperatura do painel e trincamento do cabeçote que só foi detectado após teste do mesmo em retifica.
Portanto recomendo:
1 - Falhou, teste bomba de combustível, pressão do mesmo etc.
2 - Verifique a cor do óleo e viscosidade.
3 - Se perceber a ventoinha muito solta, ou compre um motor viscoso novo ou trave o mesmo.
4 - Esses carros não baixam água a tôa.
5 - Verifique vazamentos de mangotes, cor do óleo, radiador com furo e válvula.
6 - Válvula termostática é fácil de trocar, qualquer um troca em casa mesmo. O mangote inferior do radiador que segue para o motor tem uma peça de "plástico" que recebe o mangote do radiador. A termostática está acoplada ao motor, tirou a peça verá ela.
7 - O medidor de temperatura do painel fica por trás do motor em outra peça de ferro que passa água do sistema.
8 - É sempre bom prevenir que passar pela experiência.
9 - Um metodo simples de ver se água está circulando por todos os mangotes é só apalpá-los para ver se estão esquentando. Quando a termostática está travada o mangote superior está aquecido e o inferior frio.
Relato aqui pois o que não encontrei no fórum e tinha curiosidade em saber do carro, soube na prática com o "problema" apresentado
Nossos carros, se bem cuidados e conservados podem ser bem aproveitados por bastante tempo. Não me arrependo em nenhum momento da aquisição e de muito menos estar passando ou ter passado pela experiência pois sei que antes e pós oficina e revisão ele sempre poderá nos trazer felicidades pois na pista, no barro e na areia não troco ele por nada.
Boa revisão do sistema de arrefecimento e tudo de bom à todos!