Boa tarde, recentemente tive a péssima noticia de que minha ranger estava com o cabeçote trincado...porem, desde q estou com ela, nunca deixei nem tive a oportunidade de ferve-la, sempre tudo normal....aconteceu depois q precisei remover a bomba injetora para tirar um vazamento de diesel nela...depois deste dia, a picape começou a fumaçar demais na marcha lenta e quando abria a tampa de valvula parecia estar abrindo uma garrafa de pepsi, de tanta pressão lá dentro...será q a trinca ja existia ou o mané do mecânico a ocasionou?
Abraços
Marco, o simples fato de vc retirar a BI para corrigir vazamento não poderia PROVOCAR a trinca do cabeçote. Alguma M grande foi feita pelo mecânico , procure pesquizar tendo uma boa conversa com ele.
Meu motor é o 2.5 maxion turbo, e as trincas eu vi com os proprios olhos...minha duvida é q ela funcionava muito bem antes de remover a bomba injetora, que começou a vazar diesel para a correia devido a folga na carcaça...e ela assoprava um pouquinho de oleo para a turbina, por isso eu desconfiava q o cabeçote ja tava zoado entende...eu acho q como troquei turbina e recondicionei a bomba injetora, aumentou a pressão dentro do pistão e esse começou a soprar para cima....será???
Vamos la, já vi vários HSD trincados, isso é um acontecimento "natural" nesse motor, alguns trincam entre as sedes de ADM/ESC, outros trincam da sede até o furo de passagem do bico injetor e alguns trincam na sede em direção as laterais da face.
Até aí nada demais, manda fazer um teste de trincas, se a Retífica aprovar pode remontar o bixo.
Se der vazamento na bancada de teste aí pode comprar outro.
Se o motor tá soprando deve ter anel gasto, cilindro gasto e válvulas gastas, não tem nada haver com o reparo executado na bomba, esse sintoma é de motor cansado, deveria ter mandado testar a compressão antes de desmontar o bixo.
Então, nem dava para medir a compressão, porque a mesma vazava para cima no cabeçote...foi perda total, comprei um novo(cabeçote) pois não dava para remendar ele...detalhe, tinha uma valvula com trinca tambem....vai montar ele amanhã e daí eu vou poder verificar a compressão do bicho...o q eu estranhei é que a picape funcionava antes, e bem, e estou com duvida se o mecanico tivesse colocado a bomba fora de ponto....mas daí ela nem pegaria, certo?
O duvida!!!
Abraços
Pode pegar sim, porém se ficar muito adiantando gera detonação e dá um bom soco no motor. Ele pode ter feito isso até achar o ponto correto de injeção da BI. Eu quando mexi nisso na minha, tive o cuidado de montar bem atrasado e ir ajustando aos poucos.
Pior q agora montei o cabeçote novo, tudo funcionou q foi uma beleza...até colocar a tampa do cabeçote...tá fazendo muita pressão como se tivesse um compressor dentro do bloco...isso mesmo, está vindo pressão do respiro lateral do bloco do motor,não do carter...estou desconfiado q a turbina esteja mandando pressão junto com o retorno do oleo para o bloco....alguem já viu isso? segunda vou tirar a turbina e testa-la para ver se esta tudo bem...
o motor está cim 114000, pelo menos no painel....desconfiei de anel gasto, mas daí sairia pressão de combustão no carter de óleo certo, nunca no bloco...e outra, ela não tinha problema antes de mexer na bomba....isso me deixa louco!!!estou esnucado!!!!outra, ja vi anel gasto, a pressão q fica no carter é conforme o ciclo do motor, ou seja, fica tipo pulsando o oleo, ja no meu caso, parece um compressor mesmo...
vou ficar louco com isso...rs
abraços