sem lift, pneus AT 235/65 r17 (ganho de 0,65cm de vão livre)
sem lift, pneus 245/65 r17 (ganho de 1,3cm de vão livre)
com lift de 35mm e os pneus 235 ou 245 seja com calço ou com substituição de molas e amort;
com lift de 50mm e pneus 245/65 r17 (6,3cm de altura total a mais no carro com relação à fábrica).
ou 245/70 r17 - 2,52cm de altura a mais só de pneus com relação aos 225/65; ou 245/75 r16 - 3,75cm de altura a mais com relação aos 225/65 - (para os V6 idealmente).
Com a configuração de fábrica, em estradas de bom asfalto eu já trafeguei a 180km/h e até bem próximo de 190km/h mas já tive que acionar o seguro por conta de encrencas no offroad seguindo Troller e GVII preparados. Atualmente, com o setup de 40mm de calço na frente e atrás com molas novas e amortecedores novos com 50mm de ganho de altura e mais curso eu não passo de 140km/h em top speed nos 245/65 r17 com espaçadores de 30mm. Em contraposição, semana passada precisei passar em um riacho com bastante cascalho grande e com umas anilhas quebradas submersas e fiquei completamente ileso de raspões. Na estrada de terra também me senti em um tanque entre 80 e 100km/h. O consumo aumentou sim mas fazendo um teste dirigindo entre 80 e 100km/h por cerca de 180, 200km eu consegui a média de 9,3km/l. Na volta, meti o pé e fiz cerca de 7,6km/l. Essa segunda medida é o melhor consumo de Wrangler 3.6 na melhor das hipóteses.
No final, cabe cada um colocar na balança. Mas uma coisa é certa, o Grand Vitara III 4x4 não foi feito para ficar só indo à shopping durante a semana, embora ele vá com muito charme, ele dá conta de muito mais.
Outro detalhe, não peguem o kit da tecnotrilha de 50mm com o amortecedor da L200. Comigo deu problema e depois da primeira estrada de terra voltou fazendo toc-toc seco. Além disso, não gosto daquela aste de metal exposta sem proteção para carros que pegam poeira, pedrinhas, passam dentro d'água. Coloque o amortecedor COFAP da Kombi (até o momento, veja bem, ainda não dei uma boa surra nesse amortecedor, até o momento ele é tudo de bom). Talvez nossos outros colegas possam dar mais feedback. Esse fórum aqui é muito útil.
Abraço,
Alessandro Bearzi