x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 45

Hybrid View

Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1

Tanque de Combustível maior - Vitara

Tenho um Vitara 1.6 16V 5 portas, e o tanque de combustível dele suporta (segundo o manual) 55 litros.
    Pode parecer muito, e de fato não considero pouco, mas como o carro é automático e faz uns 10~11km/l na estrada, nem sempre é suficiente para ir para a trilha, fazê-la e voltar para casa.
    Ocorre que aqui nas redondezas de Curitiba a diferença de preço na gasolina é gritante. Em alguns locais chega a R$0,40 por litro. Daí, pra não pagar mais caro fico colocando de R$20 em R$20. Um saco!

Enfim, pensei em trocar o tanque do meu carro por um tanque de maior capacidade, e pra isso pensei em utilizar o tanque do Vitara V6, que é de 70 litros. Eu nunca vi um V6 por baixo, e não sei se existe alguma diferença estrutural. Alguém sabe se a fixação dos tanques é a mesma? Se for, deve ser possível esta troca...

Em tempo, kit gás eu descartei. Primeiro, rouba um espaço imenso no porta-malas. Segundo, pra onde normalmente viajo, não tem gás. Terceiro, com aquele peso monstro no porta-malas, as molas arriam um pouco e eu teria que fazer reforço na suspensão. Fora que pra ter retorno financeiro do kit gás, vão alguns mil km...

Bom, se alguém souber se o tanque é plug-and-play e ainda tiver um pra vender, eu compro!...
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

Meu problema é parecido... só que o tanque é ainda menor! No Vitara 3p cabem só 42 litros! Como viajo muito, por longas distânicas, parar de 400 em 400 km é um saco. Além do quê, nem sempre posso me dar ao luxo de colocar gasolina de boa qualidade. No 3P acho que o maior problema é que o tanque maior só poderia "crescer" para baixo e neste caso, ficaria desprotegido pelas longarinas e diminuiria o vão livre do carro.
    Mas quem tiver uma solução... ela é bem vinda!

Usuário Avatar de mir000
    Entrada
    10/02/2005
    Local
    BH/MG
    Agradecimentos: 2
    Acho que a solução seria colocar um calço de carroceria e mandar fazer um tanque mais alto...

Já vi um vitarinha com um tanque no bagageiro... Feio, mas funcional... Não sei os riscos!!! hehe

[s] com baixa autonomia
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Sei não... Mandar fazer um tanque...
    Muito risco... Vai saber se o cara que faz vai utilizar material resistente ou solda decente pra fazer isso...
    Assim sendo, prefiro ficar com menor autonomia.
    Mas ainda vou continuar minha busca pelo tanque de Vitara V6. Um dia eu descubro se essa "joça" serve nos nossos Vitaras 1.6.
    Ainda acredito que devam ser intercambiáveis, esses dias vi um post de um dono de Vitara V6 afirmando que o tanque dele tinha 55 litros. Deve ter sido trocado em algum momento da vida do carro...
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

Pelo jeito, ninguém nunca adaptou outro tanque no Vitara!
    Estou procurando uma "solução" pois pretendo viajar para o Chile ano que vem e uma das minhas preocupações é a autonomia do carro, porque atravessar o deserto com 42 litros no tanque... não sei não...

Já pensei em colocar um bagageiro no Vitara, subir o estepe para o bagageiro e adaptar um suporte e um galão no lugar original do estepe. Mas acho que os "hômi" vão encrencar com o galão... principalmente nossos "hermanos" argentino.

Se alguém souber de algum tanque que caiba no lugar do original...

Abraços!

O tanque do GV é de 66 litros, mas tb estou pensando em uns galões pra aumentar a autonomia em umas viagens mais longas em trechos +- desabitados...

Sabem se existe alguma legislação permitindo ou não o transporte de combustível nesses galões?

No meu caso pensei em colocar no bagageiro do teto...

valeu!

Diogo André

A legislação é bastante confusa para quem não é advogado (sou engenheiro), mas para instalar tanques extras (fixos ou removíveis) é necessário fazer o carro passar por uma vistoria técnica em uma empresa credenciada pelo INMETRO. Isto vale para QUALQUER modificação no carro. Claro que normalmente essas modificações são negligenciadas pela polícia, detran, etc... a menos que sejam muito gritantes. No site do INMETRO existem as portarias que falam sobre isso.

Procure por:

Portaria 30 de 2004
    Portaria 31 de 2004
    Portaria 32 de 2004.

Se eu não me engano, fazem referência a inspeção veicular para veículos modificados ou artesanais... (é você pode fazer um carro em casa e emplacá-lo, desde que passe pela vistoria técnica!)

Tá tudo lá, mas devem existir outras leis complementares... é muita confusão!

Por isso a idéia de trocar o tanque... ninguém vai saber mesmo da troca! Bem diferente de colocar tanques no bagageiro...

Continuo a procura de um tanque maior!

Thumbs up 1.9 Diesel

É facil Grassmann, compra o meu Vitara 1.9 Diesel 4p 97/98 com uma autonomia de 1.200 a diesel !!!!!!!!!!!!!!
    abraços

Usuário
    Entrada
    10/03/2005
    Agradecimentos: 0
    OH GRASSMANN....o tq do v6 é 65 litros....compensa?

pedrao ribeirão

Tanque maior para Vitara

JARRAO

Eu tenho 1 VITARA 1.9TD de 75CV e o tanque só dá autonomia para cerca de 500kms. Como é que você cosegue fazer 1.200 KMs ?

Alô Galera

Também pensei pôr um tanque maior no bagageiro do tejadilho mas aqui a DGV em Portugal que equivale ao vosso DETRAN disse que reprovaria a modificação.
    Também pensei cortar a chapa do chão da traseira do Vitara de 3P, logo a seguir aos bancos traseiros, tornando mais pequeno o espaço do bagageiro traseiro, subindo cerca de 20 cms, substituir o tanque por outro maior que coubesse lá, aumentando assim a autonomia; mesmo assim a DGV disse que reprovaria o projecto.
    Para mim a unica viabilidade é vocês terem que usar 2 a 3 jerrycans de 20 litros cada no bagageiro do tejadilho, como reserva.
    Aquele abraço
    José Augusto Bagôrra

Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Citação Postado originalmente por Jose Augusto Bagorra Ver Post
    JARRAO

Eu tenho 1 VITARA 1.9TD de 75CV e o tanque só dá autonomia para cerca de 500kms. Como é que você cosegue fazer 1.200 KMs ?

Alô Galera

Também pensei pôr um tanque maior no bagageiro do tejadilho mas aqui a DGV em Portugal que equivale ao vosso DETRAN disse que reprovaria a modificação.
    Também pensei cortar a chapa do chão da traseira do Vitara de 3P, logo a seguir aos bancos traseiros, tornando mais pequeno o espaço do bagageiro traseiro, subindo cerca de 20 cms, substituir o tanque por outro maior que coubesse lá, aumentando assim a autonomia; mesmo assim a DGV disse que reprovaria o projecto.
    Para mim a unica viabilidade é vocês terem que usar 2 a 3 jerrycans de 20 litros cada no bagageiro do tejadilho, como reserva.
    Aquele abraço
    José Augusto Bagôrra

José Augusto,

Existem informações desencontradas por aqui...
    Segundo o manual do Vitara, existem 3 capacidades de tanque:
    Vitara 3p = 42 litros
    Vitara 5p = 55 litros
    Vitara V6 = 72 litros.

Suponho que o seu seja o de 42 litros. O meu (5 portas) tem 55 litros. O colega da autonomia de 1.200km diz ter 65 litros. Que tanque é esse?? Desconfio que seja adaptado ou um tanque de Vitara V6 (E que ele nunca tenha esgotado totalmente o combustível).

Não seu se é possível alterar o tanque do Vitara 3 portas. Mas como o Vitara 5 portas tem a estrutura bem parecida com o V6, desconfio que seja possível alterar os tanques sem maiores problemas com o Detran. Na pior das hipóteses, é só não informar a mudança. Este detalhe não será percebido em nenhuma vistoria. é claro que tanques adicionais não serão permitidos, pois necessitam de inspeção do Detran.

Enfim, tô quase desistindo da troca. Está difícil encontrar um Vitara V6 para comparar, e acho que não vou encontrar um tanque desses "livre" por aí...
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

Usuário
    Entrada
    07/08/2006
    Agradecimentos: 0
    Caros Colegas,
    O problema de consumo e autonomia é comum entre nós, principalmente aqueles que como eu tem um motor AP2000 carburado com tanque de 42 lts. Sendo assim verifiquei no site http://www.petroworks.com/images/tankA.jpg estou pensando em pegar este modelo (apesar de não ter as medidas) e o meu tanque original e fazer um de inox. Falo em inox, pois tenho acesso mais fácil a este material e equipe para elaboração. Minha pergunta é a seguinte: existe algum problema com a legislação (IMETRO) que possa não autorizar a elaboração deste tanque ? Falar que irei esconder ele, mesmo com a proteção do tanque é impossível, pois o bicho vai ficar amostra e também quero ver se consigo expandir ele no máximo que for possível em lts. Se possível, irei providenciar e coloco as medidas do projeto pronto para todos os interessados.
    Aceito sugestões que possa contribuir para solução deste nosso problema.
    Obrigado.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem