Pessoal,
tenho um Tracker 2008 com 150 mil km e seu motor está fumaceando. É pouco, às vezes nem dá pra perceber, outras vezes é bem visível.
Tem algum óleo que diminua isso?
Com motor quente, ele fumaceia mais quando acelera, ou acelerar diminui ?
Se deixar em ponto morto uns dois minutos e acelerar ele fumaceia bastante e para ou tanto faz estando em poto morto muito ou pouco tempo ?
150.000 não é uma KM tão grande para este motor ( se bem cuidado ) se ele dá uma fumaceada após um período em ponto morto apenas pode ser retentores de válvula, só trocar os retentores resolve.
Se não for o caso e for quanto mais força e aumenta o giro mais fumaceia ai é a parte de baixo mesmo, só retítica.
Tem os óleos de longa quilometragem de paliativo, 25w60, ou os aditivos da bardal.
Porém por serem mais grossos pode ter mais dificuldade para passar em dutos estreitos, como dos tuchos, dando problemas como batida de tucho na primeira partida do dia e má lubrificação assim podendo ocasionar outros problemas nestas áreas se utilizados por muito tempo ( mas já vai ter de fazer o motor mesmo ... trocar o tucho vai ser a parte mais barata )
Esses óleos são para ganhar tempo, 6 meses 1 ano, 1 ano e meio para juntar dinheiro e retificar o motor.
O clássica "solução" mais econômica para este problema ( e que alguns "espertos" fazem para passar o carro para frente sem falar ao novo dono ) é uma troca de anéis e bronzinas apenas.
O detalhe está na ovalização do bloco e estado do virabrequim, se estiver pouco ovalizado resolve e dura bem, se estiver muito ovalizado pode durar pouco tempo ou simplesmente não dar certo, mas dai só abrindo para ver e depois de abrir é um caminho sem volta, se for detectada ovalização alta vai ter de partir para a retífica.
Bem mais em conta que fazer o motor, porém caro considerando que não vai fazer o motor rodar mais 200/300 mil km, é uma incógnita, pode lhe dar mais uns 30.000 ou se der sorte uns 100.000 km antes de fumacear denovo e dai desta vez só retifica.