x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19

Hybrid View

Usuário Avatar de Fsraulino
    Entrada
    17/03/2006
    Agradecimentos: 0

Feixe de molas cansado no Samurai. Como diagnosticar ?

Adquiri um Samurai 95 (feixe) e achei que o veículo está um tanto quanto baixo.
    Olhei os feixes e achei-os um tanto quanto retos.
    No Samurai os feixes são assim mesmo ?
    Se tiver que trocar, somente a mola mestra basta ?
    Onde adquirir molas de feixe aqui no Rio de Janeiro ?
    A mola da Towner é plug and play ou não ?

Abaixo coloco as fotos das molas do meu Samurai.
    Alguém sabe dar um diagnóstico ?

Entrada
    17/03/2006

Feixe de molas cansado no Samurai.

Fotos dos feixes de mola do Samurai 95
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Feixe de molas cansado no Samurai. Como diagnosticar ?-jumelotraz2_164.jpg   Feixe de molas cansado no Samurai. Como diagnosticar ?-trazeiro_190.jpg   Feixe de molas cansado no Samurai. Como diagnosticar ?-jumelodiant_114.jpg   Feixe de molas cansado no Samurai. Como diagnosticar ?-dianteiro_481.jpg  

Bater as molas

Não conheço o Samurai, mas parece um pouco reto sim. Mas o que quero te dizer é que em outros veículos com molas semi-elipticas reaquear (bater) as molas resolve. Isso geralmente é feito em empresas de molas de caminhões.
    Observe a sua curvatura. Se estiver quase reta, com os jumelos abertos, significa que o feixe está "cansado". Muitas vezes apenas uma rearqueada resolve. Por outro lado, lâminas muito arqueadas deixam a suspensão dura. Um meio termo é sempre o melhor. O estado geral das lâminas pode ajudar a definir se vale a pena rearquear ou não. Lâminas muito gastas correm o risco de se partir num esforço maior. As garras que abraçam o feixe devem estas bem ajustadas, sem espaços entre elas e as molas - isso permite jogo no feixe, aumentando o desgaste e os rangidos. Observe os jumelos e as buchas. Algumas necessitam lubrificação e, se estiverem secas, podem estar há muito sem os cuidados necessários, o que, fatalmente irá causar problemas muito em breve. Balance o jipe de lado a lado e verifique se não existe folga nos jumelos. Essas folgas normalmente causam o conhecido "Shimmy" (trepidação do sistema de direção após um buraco ou em velocidades específicas).
    Em conjuntos helicoidais, observe se não há marcas entre os elos das molas; isso indica molas cansadas, batendo os elos.
    Como disse não conheço o Samurai, mas essas são regras gerais e devem servir para ele.

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6
    frausino, aparentemente ( considerando SAMURAI) suas molas estao em perfeito estado. verifique folgas nas buchas, etc...

T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

Fsraulino, o Fabiano tem toda razão: Seus feixes estão bons, aliás a sua viatura aparentemente está muito boa por baixo! Quando tive meu 1º samurai, deixei ele na oficina para trocar as buchas dos jumelos e o cara-de-pau do mecânico "inventou" de mandar arquear a molas dele sem me avisar nada Quando fui pegar o carro, a merda já estava feita ! O carro ficou mais duro e depois depois de uma semana ele quebrou duas lãminas dos feixes traseiros.Por isso, muito cuidado c/ os "malas" que se dizem mecânicos, na verdade só ficam inventando coisas achando que somos otários.Acho importante antes de consertar alguma coisa no carro, dar uma olhada no fórum, já que a galera entende e está sempre disposta a ajudar.

Abraços, Ricardo - Jimny/2001.

Olá pessoal!
    Meu samuka 93 tb está com o feixe assim. Está reto! Porém, me falaram q ele deve estar ligeiramente curvo para cima. Notei q o Samuka está bem duro (td bem, sei q ele é duro, mas já andei em outros samurais q não eram tão duros). Praticamente um buraquinho q eu passo com a roda parece q caí numa cratera! Brinco com o pessoal q anda nele (e q nunca andou de jipe) q o carro é velho e q está desmontando...hehehehe.... tem uns q ficam com medo... hehehehe....
    Mas voltando ao problema... Afinal, o feixe tem q estar arqueado para cima ou reto???!!!!

valeu!
    Abraços!!
    Nathan

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Nathan... seus jumelos sao originais ?

T+
    Renegade Sport 2.0TD

Aqui está um tópico interessante...

O meu samuca sempre foi duro (passei de JPX pra samurai então não poderia exigir maciez mesmo), mas vai muito bem nas erosões e aguentou pneus 235 sem modificação nenhuma.
    Mas pelo visto da suspensão do nosso amigo aí, a minha está bem arqueada. Não sei se é efeito da foto, mas notei minha mola mestra também mais espessa.
    Aos que já analisaram, se quiserem dar um parpite...

Abraços,
    Paulo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Feixe de molas cansado no Samurai. Como diagnosticar ?-1_105.jpg  

Oi Fabiano!!

Não! Os jumelos não são originais não! Minha roda tb não é a original do Samuka.
    Li sobre fazer SPOA pra deixar o jipe mais "macio"... vale a pena? É q o Samuka é meu único carro e tenho pena de quem vai atrás...hehehehe... Mas se não valer a pena (custoXbenefício), problema de quem vai atrás, eu sou o motorista mesmo!!!! hehehehe...

Abraços!!!
    Nathan

Entrada
    17/03/2006

Feixe dianteiro do Samurai

Com a foto no mesmo ângulo, comparemos as molas do meu Samuca com o do Paulo e vejamos as diferenças.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Feixe de molas cansado no Samurai. Como diagnosticar ?-moladianteira_214.jpg  

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    As molas do Seu Madruga parecem ser mais grossas que as orginais e estao arqueadas p; kralho!!

Nathan.. SPOA é pra granhar ALTURA e nao p/ deixar mais macio, mas como consequencia dele, o molejo fica um pouco mais macio...

T+
    Renegade Sport 2.0TD

O feixe do Fsraulino está com o número de lâminas original (3). Já o do Nathan, me parece (pelo ângulo da foto não dá pra ter certeza), está com 4, arqueadas. Parece também que o Samurai do Paulo já foi SPOA. Não é um berço aquela peça do lado de cima do eixo?

[]s
    Norberto - BH/MG
    Defender 90 - CP 4.12 Ashcroft/BF mud 35"x12.5R15/2xARB/T-Rex Bone+Raptor4x4/Gwyn Lewis Chall kit 11.5"/Warn 9.5XP

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem