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Tópico: Lama no Motor

  • #37
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    Walter, é meu caso também.
    Em que pese gostar de mexer no meu Vitara, vez em quando deixo no meu "mexânico" para alguns reparos. Lógico que podendo economizar e ainda ter o prazer (que é seu caso) de mexer no carro fim de semana é tudo de bom...ehehehehehehe...
    Cada um com seu cada um, e vice versa.
    Outra coisa:
    Falei com o Edmur e o Roger(da Camper-SP) está indo ainda este mês p/ N.Y.
    O Kit da Calmini de redução (só da low) fica em U$850,00 e ele trás numa boa. Manda um e mail p/ ele que ele compra no cartão e nós três acertamos depois,ok? Me liga.
    Um abraço.

  • #38
    Usuário Avatar de mir000
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    vc que tá cocando saco a tarde inteira

    Foi-se o tempo!!!

    Mas as férias tão quase chegando, aí fazemos o serviço... hehe. Com Ices, como vc gosta!

    Mas vou ver se passo no Edmur, só pra conferir se o trem tá feio ou rola de esperar um pouco! hehe

    Valeu moçada!!!

    [s] beeem atarefados
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • #39
    Maurício Pontes,

    Te mandei as informações do Roger por MP.
    Eu recomendo o Garmim Map 60cx.
    Um abraço.
    Walter Carlos Brössel
    Vitara Cavalo Branco - http://cavalobranconatrilha.googlepages.com
    Tracker 2007 & Stark 2013 - BH/MG

  • #40
    Eu sempre lavo o motor do meu samuca no lava jato e nunca deu problema. Mas nao sei em rfelação aos vitaras, mas samurai o maximo que ja aconteceu foi falhar um pouco assim que liga e logo logo volta ao normal..

  • #41
    Ao pessoal que trocou o rolamento da polia do compressor do A/C:

    Sabem me dizer a referência do mesmo? Estou precisando trocar o meu urgente!

    Abs
    Carlo I. Neto
    Rica Aventura Expedições e Treinamentos 4x4
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  • #42
    Usuário Avatar de mir000
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    Citação Postado originalmente por samuraitatu.googlepages.com
    O rolamento do esticador fica inserido justo em uma pequena polia e há também uma bucha/espaçador inserido na parte central do rolamento. Com esta peça em mãos, usando uma prensa hidráulica, removeu-se a polia externa e o espaçador. Com o rolamento livre foi fácil identificá-lo. Um NSK 6303, muito comum e utilizado no alternador de caminhões Mercedes e alguns veículos de passeio também. Um novo rolamento foi comprado (inclusive, veio em embalagem BOSH, como peça de reposição para alternadores da marca) e instalado dentro da pequena polia usando a prensa hidráulica. O espaçador/bucha também foi instalado da mesma maneira.
    Tem tudo no site... Nos resta saber se serve no Vitara. Se descobrir alguma coisa avisa nóis aê!!!

    http://samuraitatu.googlepages.com/dicas07.html

    Abraços
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • #43
    Não é o mesmo.
    O trocado pelo tatu foi o rolamento do esticador, esticador este que não tem nos Vitaras.
    O rolamento que preciso trocar fica na polia do compressor do ar-condicionado.
    Carlo I. Neto
    Rica Aventura Expedições e Treinamentos 4x4
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  • #44
    Usuário Avatar de Fabil
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    entao nesse caso só em oficinas especializadas em ar condicionado, pois vai precisar regarregar o gas

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #45
    Foi o que eu disse anteriormente.
    Fabil, não precisa recarregar o gas não. Precisa sim ter uma chave que só em oficinas de A/C tem para mexer ali. Por isso eu gastei R$50,00 no Edmur e não fiz eu mesmo.
    O Edmur tem essa peça e trocou o rolamento sem tirar o gas.
    Um abraço.
    Walter Carlos Brössel
    Vitara Cavalo Branco - http://cavalobranconatrilha.googlepages.com
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  • #46
    Hoje a tarde soltei o compressor do bloco pra tentar trocar o rolamento. Dá pra tirar ele fora sem retirar o gás. é tudo uma questão de jeitinho.
    O problema foi conseguir soltar a porca do eixo, pois a mesma é fixada no acoplamento e o mesmo gira junto, precisando de uma ferramenta especial pra fazer isso. Como não tinha a ferramenta certa tentei de outros jeitos mas nao teve jeito.
    Já combinei de levar amanha num amigo que meche com AC que tem a ferramenta pra sacar fora.

    Walter, por acaso tu não anotou a referencia do rolamento?

    Abs
    Carlo I. Neto
    Rica Aventura Expedições e Treinamentos 4x4
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  • #47
    Isaianet,
    Infelizmente não sei a referência não.
    Mas liga p/ o Edmur ou Eduardo no (31)3411-6996 que eles te informam.
    Um grande abraço!
    Walter Carlos Brössel
    Vitara Cavalo Branco - http://cavalobranconatrilha.googlepages.com
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  • #48
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    All,

    Antes de mais nada, se alguem conseguir a referência do rolamento da polia do ar, seria uma boa divulgar mesmo...

    Lendo os posts do tópico percebi que tem muito estardalhaço em coisas desnecessárias e uma falta de prioridade nos pontos mais importantes... eu não ia nem me meter na história, mas como quem sai na chuva é pra se molhar... vamos lá...

    Lavar o motor é uma coisa trivial. Deve ser feito com o motor desligado, frio e com todas as partes elétricas protegidas da água. Isso não estraga nada e pode ser feito quantas vezes for necessário. Lavar também não tem nada a ver com passar óleo pelo motor... esse sim, dependendo do tipo do óleo, deixa "bunitinho" na hora e depois empesta de sujeira conforme já se falou. Se o óleo for inadequado então nem se fala, com o tempo resseca tudo de borracha e plástico mesmo. Sujeira e lama no motor não é bom e nem nunca vai ser... Pode lavar que viatura não é chiqueiro.

    Molhar o motor quando quente é outra história... Isso ocorre normalmente em qualquer chuva ou de forma mais acentuada quando cruzamos algum local alagado com ou sem lama... O motor foi projetado para aguentar "esforço" témico quando em operação... a circulação de óleo e água em seu interior garantem trocas de temperaturas constantes que evitam choques térmicos bruscos...
    Além disso, não se atravessa locais alagados sem antes preparar muito bem a viatura pois o problema não é só choque termico não. Tem muitas peças que não podem ser molhadas se não desgastam mais rápido ou estragam. Para isso, existe a preparação antes da trilha que é basicamente passar um spray de óleo onde for acessível e ainda melar com graxa para repelir a água. E a preparação antes da travessia que consiste literalmente em desconetar e ensacar todos os componentes elétricos como eletroventiladores, compressores de ar condicionado, alternadores e CIA... os compressores ou alternadores inclusive são uma das maiores broncas pois em muitas viaturas estão conjugados na mesma correia da direção hidráulica e isto é problema... jipe de trilha tem de ter o compressor do ar / alternador em uma correia exclusiva.... tem gente que desliga e ensaca o compressor / alternador antes mesmo de sair para trilhas, outros fazem na hora... caso contrário é bronca certa com rolamentos e ventiladores.... é só uma questão de tempo.

    O fato de podermos molhar o motor quando em funcionamento, não quer dizer que podemos abusar... nossas viaturas já são velhas, o sistema de arrefecimento já não está com 100% do rendimento original, a pressão da bomba de óleo também já diminuiu, o motor pode já ter enfrentado alguns "esquentes" que enfraqueceram sua ligas metálicas e assim por diante... devido a estes fatos, precaução não faz mal a ninguém... se vc for cruzar algum local muito profundo com o motor quente, não entre com tudo na água... pare um pouco, deixe o carro ligado e esfrie o radiador do carro com a água do local mesmo sempre que isso for possível... esfriando o radiador, vc vai baixar a temperatura do motor e reduzir o esforço térmico nas paredes do motor durante a travessia....

    Conforme já postado, gente metida em trilha sempre se dá mal e, para piorar, quando eles quebram quem é que tem de puxar??...

    []s a todos os comandantes de UBOATs de plantão

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