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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1



    Citação Postado originalmente por gabrieluarian Ver Post
    Minha tracker 2008, peguei a pouco mais de 2 meses...
    Nos ultimos dias começou a ficar lento na saída, gastar coisa de 30,00 por dia de combustivel (não rodo muito)... Teve que abrir a parte de cima e estava cheeeeio de borra. Vai ter que fazer todo o serviço de limpeza... por sorte a corrente de comando e o restante está sem folga e segundo o mecanico roda mais de 120.000km ainda se for bem cuidado.

    Aí aproveitei para trocar velas, fazer o reparo dos bicos e algumas limpezas a mais para que eu possa usar o carro por pelo uns 4 anos ainda...
    Desmontou pra limpeza o corpo de borboleta tb? se o motor estava assim... o TBI não deve estar diferente. Essa limpeza melhora mto o desempenho.

  • #2
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    Citação Postado originalmente por cadu-araxa Ver Post
    Desmontou pra limpeza o corpo de borboleta tb? se o motor estava assim... o TBI não deve estar diferente. Essa limpeza melhora mto o desempenho.
    Desmontou sim... foi através dela que vimos primeiro como estava cheio de borra...

  • #3
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    Pessoal.
    Minha Tracker está comigo desde zero KM, comprada em dez de 2008, atualmente com 203mil KM. Somente as trocas de óleo e filtro a cada 5000Km, lógico que em algumas trocas passou dos 5mil, sempre usando o óleo indicado, se não me engano é o 20w50.
    Nestes anos todos as manutenções foram:
    Suspensão - lift 2" e tirada do lift para voltar ao original;
    Suspensão - troca dos amortecedores e pneus (tamanho original) - estes ja rodaram mais de 90mil KM
    Suspensão - troca do pivo esquerdo - meu mecânico mandou prensar um da L200 na bandeja da Tracker, ficou muito bom, isso tem quase dois anos
    Caixa de direção - troca de todos os reparos aos 198mil KM;
    Freios - trocadas as pastilhas umas 3 vezes
    Motor - radiador trocado com 190milKM (trincou a parte de cima), polia viscosa, junta do cabeçote (corrente foi verificada e não precisou trocar) e velas. Filtros sempre trocados com periodicidade
    Ar condicionado - somente higienização periódica, uma troca de gás e uma limpeza geral interna
    Calotinha da roda - já perdi várias, sempre compro no ML
    Escapamento - somente reparo na ponteira final, essa por acaso acabou derretendo um pedaço do para choque traseiro
    Baterias - acho que foram umas 4 até hoje
    Já estou próximo de uma nova troca de amortecedores, fico na dúvida se terei que trocar as molas também, pois são as originais ainda.

    Acho que vou ficar com ela por um bom tempo ainda. Este carrinho é pau pra toda obra

    Abraço a todos

  • #4
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    21/05/2020
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    a minha ta com 165mil, só trocada junta da tampa de valvulas... sempre usei 10w40 semi cada 5mil e o dono anterior que tirou ela zero tambem seguia essa linha...

    Só que tenho percebido acumulo de borra... Estou louco pra usar aquele flush corretivo da koube que é poderoso porem estou com medo de fazer merda!!!

    To pensando em fazer o corretivo, depois um enxague com 5w30 e outra troca com flush preventivo e 20w50 novo... Será que vai bem?

  • #5
    Usuário Avatar de Hafen
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    23/01/2014
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    Flush no Sistema de Lubrificação do motor

    Prezado Aldomerlin

    Você escreveu:

    "a minha ta com 165mil, só trocada junta da tampa de valvulas... sempre usei 10w40 semi cada 5mil e o dono anterior que tirou ela zero tambem seguia essa linha...

    Só que tenho percebido acumulo de borra... Estou louco pra usar aquele flush corretivo da koube que é poderoso porem estou com medo de fazer merda!!!

    To pensando em fazer o corretivo, depois um enxague com 5w30 e outra troca com flush preventivo e 20w50 novo... Será que vai bem?"



    Penso que, com todo este cuidado que está tomando, difícil que algo ocorra errado. O motor do meu GV, bem mais rodado, já passou por flush sem problemas, não tenho o que dizer de negativo na experiência, e eu apenas fiz o procedimento normal, com o aditivo aplicado antes de exaurir o óleo velho, motor funcionando por 10 minutos em marcha lenta e veículo parado, remoção do óleo seguida de troca normal do óleo e filtro (obrigatório trocar o filtro de óleo).

    Entretanto, esta é a minha experiência, não necessariamente aplicável ao seu veículo. O motor do meu Suzuki não tinha sinais de borra, foi um cuidado a mais apenas. No seu caso, mais do que recomendo que verifique a opinião técnica do seu mecânico de confiança, que é quem conhece bem o seu carro, ela sim é essencial para a sua tomada de decisão.

    Abraços, sucesso na empreitada, tudo de bom!

    Hafen
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de Hafen
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    23/01/2014
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    Grand Vitara 2.0 16v 2000/2000, beirando 300.000 km

    Tenho um GV 2.0 16v 2000/2000, do qual sou o quinto dono, pelo que pude descobrir. Quando comprei o carro, em final de 2011, este já estava com 155.000 km marcados no odômetro. Hoje, em junho de 2020, o GV fez a troca de óleo com o painel indicando 297.500 km.

    Quando comprei o Suzukão, este estava bem (muito) sofrido. Assim que comprei, foi trocado o para-brisa frontal, trincado. Ao longo de um ano, um ano e meio, paulatinamente tive que trocar todos os componentes da suspensão, rolamentos das rodas, polia viscosa, embreagem e respectivo rolamento, reformados os diferenciais (coisa simples, não precisou trocar engrenagens), trocados os faróis embaçados, reformado o carpete, trocado o radiador. As molas traseiras estavam horríveis, e foram trocadas por molas dianteiras de Opala 6 canecos. Mais tarde, foi reformado o câmbio, trocando todos os rolamentos, e também a corrente da transmissão 4x4, assim como retocar a pintura. Aos 200.000 km, foram substituídas todas as bobinas e injetores, flush para tirar resíduos do sistema de lubrificação, trocadas todas as mangueiras do sistema de arrefecimento (precaução).

    Não mexi no motor ainda. Quando comprei, o óleo já baixava 0,5 litro a cada mil quilômetros. Embora isto não seja agradável de modo nenhum, isto não necessariamente indica um desgaste violento deste motor em específico, uma vez que o próprio manual do usuário afirma que este tipo de ocorrência é normal e esperado, conforme o tipo de utilização.

    Mas é inevitável, o motor está bem rodado e apresenta sinais evidentes de desgaste. Hoje, beirando os 300.000 km, ele bebe 1 litro de óleo mineral 20W50 a cada mil quilômetros. O consumo é alto, 11 km/litro de gasolina comum na estrada. No momento da partida, é possível, para quem tem ouvido sensível, perceber um leve rajado, provavelmente indicando folga nos casquilhos. Com toda certeza, lá no cabeçote, existe folga entre as guias e hastes das válvulas, porque de manhã cedo, ao dar partida, é nítido que sai uma leve névoa de óleo no escape.

    Quem leu o relato acima provavelmente deve estar certo que chegou a hora de fazer o motor do Suzukão. Não está errado, mas nós aqui tomamos a decisão de que não é o momento ainda. O motor roda macio, sem folga nos anéis, e o carro tem desempenho bom no asfalto, maravilhoso na terra e delicioso na lama, nadinha de barulhos estranhos. Corrente do comando, bomba d’água, tudo trabalhando redondinho. Meu mecânico me afirma que este motor tem ainda muito chão antes de ser aberto, e eu acredito nele. Talvez mexer no cabeçote, para eliminar as folgas nas válvulas, trocar a válvula termostática por cautela, talvez ainda este ano de 2020. De resto, feliz da vida com o carrinho, com todos aqui em casa enamorados por ele, incluindo Dona Onça, talvez a pessoa mais apaixonada.

    Abrir o motor, reformar? Sim, vai acontecer, cedo ou tarde. Estou esperando que isto seja planejado em algum momento entre 350.000 e 400.000 km, dependendo da nossa condição financeira, a Covid complicou tudo, mas não ficaria surpreso de forma alguma se chegar sossegado a 450.000. Existe, porém, o receio de esperar demais e não conseguir mais comprar peças originais da Suzuki, isto tem de ser considerado.

    Tenho vontade de um dia abrir um relato detalhado, aqui no fórum, do que tem sido a aventura de ser o dono deste GV valente, pau para toda obra. Este fórum, inclusive, teve um papel importantíssimo de apoio para esta aventura. Um dia talvez eu crie coragem.

    Um grande abraço a todos!

  • #7
    Usuário Avatar de pequijeep
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    04/01/2020
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    Edmundo e Hafen, contem mais!!

    O Hafen, que tá curtindo o pequeno valente há tantos km e sente segurança mesmo já beirando os 300.000km rodados e tantas manutenções corretivas ou preventivas tem muita coisa pra contar, com certeza. E o que ele não souber dizer como era ou deveria ser num carro novo o Edmundo pode explicar já que mantém o seu desde que saído da concessionária....
    Vocês certamente seriam de grande valia aqui pra gente que adora esses carros!!
    Eu espero beirar o nível do Hafen aí.... se eu chegar aos 200.000km no jabutizinho ficarei muito feliz. Espero não precisar vendê-lo antes.
    Zuki GV 3p 2.0 2000
    eterno conflito, manter relíquia ou criar monstrinho?

  • #8
    Usuário Avatar de Hafen
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    23/01/2014
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    Citação Postado originalmente por pequijeep Ver Post
    O Hafen, que tá curtindo o pequeno valente há tantos km e sente segurança mesmo já beirando os 300.000km rodados e tantas manutenções corretivas ou preventivas tem muita coisa pra contar, com certeza. E o que ele não souber dizer como era ou deveria ser num carro novo o Edmundo pode explicar já que mantém o seu desde que saído da concessionária....
    Vocês certamente seriam de grande valia aqui pra gente que adora esses carros!!
    Eu espero beirar o nível do Hafen aí.... se eu chegar aos 200.000km no jabutizinho ficarei muito feliz. Espero não precisar vendê-lo antes.
    Caro Pequijeep

    Obrigado pelo incentivo! Um dia destes crio coragem e apresento aqui a história completa deste "projeto", mas de qualquer forma sempre tem alguma coisa nova para contar, e eu não deveria deixar de postar com regularidade. Aliás, isto vale para todos nós, é isto que constrói a grande serventia deste forum!

    Mais uma vez muito obrigado!

    Hafen

    Obs.: Concordo 100% sobre o eterno conflito, relíquia vrs monstrinho. O meu ficou mais para relíquia do que monstrinho, mas não consigo mante-lo original completo, eu amo demaaais aqueles pneus 235/70R16, as molas rígidas e a suspensão levantada... Mas quando vejo um GV originalzinho, belezinha, brilhando, dá um frio na espinha... rss. O conflito existe sim, é real! Abraços!

  • #9
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    26/02/2008
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    Fala Senhores,

    Voltei. Minha Tracker segue firme na lida, agora com 275mil Km e nos últimos meses rodando muito, três viagens em dois meses de 2400Km cada, entre estradas boas e ruins. Média de consumo de quase 10km/l, a minha sempre manteve este consumo. Fico com o ar ligado quase o tempo todo.

    Daquele relato de 2018 até aqui, troquei um jogo de amortecedores a um ano e a dois meses troquei o jogo de pneus (uso o Wrangler SUV da Goodyear - excelente), o estepe usei pela primeira vez em janeiro de 2020.

    Agora ela está com muito barulho naquela corrente do comando de válvulas, quando ligo o motor pela manhã percebo uma pequena batida de válvula também e a embreagem que em 2018 já não estava muito bem, agora está muito barulhenta, faz um ruído dentro da cabine que incomoda um pouquinho.

    Em 2018 tive que comprar um parachoque traseiro em desmanche, pois a ponteira do escape apodrecido jogou o fluxo do ar quente direto no plástico que derreteu, fez um buraco enorme em 150Km rodados, eu nem percebi. Mas ficou tudo certo depois.

    Bem, sobre a embreagem, hoje chegou a nova (Elper se não me engano), acho que ainda nesta semana vai para a oficina, aí já vai trocar algum rolamento de polia que está fazendo barulho também, além da correia que está com muitas fissuras, também vai abrir a parte da corrente do comando de válvulas para ver se não tem folga. Vamos ver no que vai dar e depois volto aqui para falar.

    Em tempo, em dez de 2020 completo 12 anos com minha Tracker, ainda não pretendo me desfazer dela tão cedo e com certeza meu filho vai aprender a dirigir nela.

    Abraço a todos e até mais.

  • #10
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    23/08/2011
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    Fala Edmundo.

    Que bom ver seu relato durante todo esse tempo com a Tracker.
    A minha tá com 160.000 e agora começou a apresentar um barulinho na corrente de comando. Assim que começou fiz uma nova troca de óleo e deu uma melhorada.
    Você (ou alguém daqui) chegou a usar "militec" em algum momento?
    Fiz a pouco tempo na minha uma manutenção boa.
    Amortecedores, alguns outros itens da suspensão, freios e etc.
    Não tenho nenhuma intenção de vender a minha. Pelo contrário, só penso em algumas melhorias e investimentos nela.
    Sou muito satisfeito com a viatura.



    Citação Postado originalmente por Edmundo Ver Post
    Fala Senhores,

    Voltei. Minha Tracker segue firme na lida, agora com 275mil Km e nos últimos meses rodando muito, três viagens em dois meses de 2400Km cada, entre estradas boas e ruins. Média de consumo de quase 10km/l, a minha sempre manteve este consumo. Fico com o ar ligado quase o tempo todo.

    Daquele relato de 2018 até aqui, troquei um jogo de amortecedores a um ano e a dois meses troquei o jogo de pneus (uso o Wrangler SUV da Goodyear - excelente), o estepe usei pela primeira vez em janeiro de 2020.

    Agora ela está com muito barulho naquela corrente do comando de válvulas, quando ligo o motor pela manhã percebo uma pequena batida de válvula também e a embreagem que em 2018 já não estava muito bem, agora está muito barulhenta, faz um ruído dentro da cabine que incomoda um pouquinho.

    Em 2018 tive que comprar um parachoque traseiro em desmanche, pois a ponteira do escape apodrecido jogou o fluxo do ar quente direto no plástico que derreteu, fez um buraco enorme em 150Km rodados, eu nem percebi. Mas ficou tudo certo depois.

    Bem, sobre a embreagem, hoje chegou a nova (Elper se não me engano), acho que ainda nesta semana vai para a oficina, aí já vai trocar algum rolamento de polia que está fazendo barulho também, além da correia que está com muitas fissuras, também vai abrir a parte da corrente do comando de válvulas para ver se não tem folga. Vamos ver no que vai dar e depois volto aqui para falar.

    Em tempo, em dez de 2020 completo 12 anos com minha Tracker, ainda não pretendo me desfazer dela tão cedo e com certeza meu filho vai aprender a dirigir nela.

    Abraço a todos e até mais.

  • #11
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    26/02/2008
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    Boa tarde pessoal e boa tarde Gersonflu

    Fiz as manutenções na minha Tracker citadas anteriormente. Tem história.

    Só respondendo o Gerson... usei militec nela antes de fazer esta última manutenção (duas trocas de óleo), mas aquele barulho da corrente do comando não diminuía com o usos dele.

    Bem, troquei as embreagem e no serviço apareceu um outro elemento que teve que ser retificado, não me lembro o nome, mas é uma espécie de eixo que o rolamento da embreagem desliza. Foi retificado e remontado com a embreagem nova.

    Peguei o carro feliz da vida e notei que havia um chiado forte e parecia da embreagem, o mecânico disse que com a troca do óleo de câmbio isso seria resolvido (não acreditei), mas segui o conselho dele, pois nunca tinha trocado o óleo do câmbio (baita erro meu).
    Na troca descobriu que havia pequenos pedaços de metal no imã do bujão do câmbio, além do óleo estar preto e pastoso, pedi para retirar o câmbio e abrir. Tinham dois rolamentos condenados e tive que trocar o conjunto de rolamentos do câmbio. De resto o câmbio estava perfeito. Aí já pedi para olhar caixa de transferência e os diferenciais, está tudo OK.

    Também abriu a frente do motor para olhar a corrente do comando, estava tudo no lugar e sem folga. Não deu para entender o motivo do barulho, o mecânico checou tudo e aproveitou para trocar junta da tampa de válvula, checou velas e cabos, trocou rolamentos de polias e a correia.

    Remontou tudo e o chiado continua, acredito que deve ser alguma coisa na embreagem, mas ainda não tive tempo de retornar no mecânico. Está combinado de voltar para checar tudo novamente.

    Ela está andando firme e forte e vamos que vamos.

    Abraço a todos

  • #12
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    08/02/2010
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    Bom dia,
    Muito tempo que não participo do Fórum.
    Minha Tracker está com 131.500 Km. Comprei em setembro de 2009, sou segundo dono. Gosto muito do carro, é bom para os três mundos, viagens, cidade e fora de estrada até onde um carro 4x2 não consegue ir. Não pretendo me desfazer do carro. Faço as revisões regularmente a cada 6 meses ou 5.000 km (sempre uso óleo 20w50).
    Até o momento troquei
    - Polia de apoio e Polia Tensor correia. (Esse prejuízo aconteceu por descuido na lavagem do motor com jato d’água. Bobeira de principiante)
    - Troca correia de Ar e Direção
    - Junta da tampa de válvulas
    - Maçaneta Tampa traseira
    - Calota só perde da roda esquerda lado motorista. Agora coloquei uma cola e parou de cair.
    - Cano d’água lateral do cabeçote e mangueira radiador superior.
    - Vou ter que trocar a homocinética roda esquerda pois foi comprometida pela perda da coifa que não percebi.
    - Assim, vou aproveitar para trocar as duas coifas de roda e as duas do câmbio.
    Tive um problema ao tentar trocar o óleo do câmbio (80w90 Gl4). Não consegui tirar o bujão inferior e “comeu” onde vai a chave Allen. Agora vai ter que soldar. Difícil de encontrar bujão. Só encontrei seminovo na Suzucar e novo fabricado pela própria RC 4x4.
    Sobre embreagem e corrente, são originais. Não senti nenhum problema até o momento.

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