Olá a todos.

Nunca fiz uma trilha pesada e ainda não senti falta mas sei da utilidade do bloqueio de diferencial.
Quando duas rodas, eixos dianteiro e traseiro, ficam com baixa tração, patinam e o carro não anda.

Pois bem, se conseguíssemos bloquear, pelo freio mesmo, as rodas "patinantes", travando-as, a tração seria transferida para as duas outras rodas e o carro se moveria.
Um pouco mais adiante tendo essas rodas travadas feito contato melhor com o solo, o freio, só dessas rodas, seria solto e o carro voltaria ao normal.

Lembro-me do antigo Gurgel que tinha pequenas alavancas que aplicavam o freio de estacionamento individualmente nas rodas traseiras. Não cheguei a dirigir um mas talvez alguém aqui lembre e possa opinar sobre a eficiência desse sistema.

Supondo que essa ideia de bloquear seletivamente as rodas funcione, desenvolveria um modulo eletrônico com quatro botões e quatro válvulas on/off, uma para cada roda, que bloqueiam a passagem de fluido de freio para pinça/sapata.

Poderia pensar no seguinte modo de funcionamento:

1 - Estamos parados com uma roda dianteira e traseira patinando.
1.5 - Algumas palavras de ordem: @#$& e *$#@* e etc.
2 - Pisamos no freio travando as quatro rodas.
3 - Apertamos um botão travando a roda patinante na traseira e outro botão, se preciso, travando a patinante dianteira (4x4).
4 - Soltamos o freio. A eletrônica mantem as válvulas/rodas selecionadas fechadas e travadas. As outras livres e com tração.
5 - O carro se move/arrasta o suficiente para que as rodas travadas façam contato com o solo.
6 - Um rápido toque no freio solta as válvulas anteriormente aplicadas sem ser preciso parar o carro.
7 - Carro volta ao funcionamento normal.

Alguns recursos:

- Poderia usar o controle do espelho elétrico para selecionar as rodas com o pedal de freio acionado.
- Poderia usar um aplicativo em smartphone para os botões e/ou indicação. Comunicação Bluetooth.
- Poderia indicar qual roda patina aproveitando o sensor do ABS . Eventualmente o travamento poderia ser apertando um botão e/ou automático. A eletrônica travaria as rodas que o sensor ABS indicasse.

Por segurança nada funcionaria numa velocidade acima de, digamos, 5 km/h ou se os sensores ABS indicassem rolamento normal. Poderia funcionar só em primeira marcha. Outras idéias de intertravamento para segurança poderiam ser consideradas. Repare que o sistema NÃO aplica o freio, apenas mantém aplicado e poderia soltar automaticamente as rodas acima de uma certa velocidade. As válvulas seriam do tipo normalmente abertas para maior segurança.

Sei que isso não é muito diferente de controle de tração mas aqui é com a finalidade de bloqueio. O ABS atual do Jimny, três canais e freios traseiros NÃO independentes não oferece nenhuma possibilidade de controle de tração por aplicação proporcional de freio.

Teríamos, então, um bloqueio "Tabajara" dianteiro e traseiro, limitado, mas por uma fração do custo de bloqueios comuns. E instalação super fácil, válvulas na saída dos flexíveis dianteiros no cofre do motor e nos flexíveis do eixo traseiro.

Em outros carros com ABS de quatro canais a instalação seria hiper fácil ao lado do módulo.

Bom pessoal... Não sei se viajei na maionese, catchup e na mostarda...

Será que esse tipo de "bloqueio" ajuda? Pelo custo...

Gostaria de ouvir a opinião de vocês...

Até + ...