
Postado originalmente por
FFGKING
Prezados colegas, ESTALO SANADO pelo Daniel Simon.
O problema do meu jipe e provavelmente o mesmo problema dos colegas é no disco da T-CASE (caixa de transferência), que conecta com o cardã traseiro.
Vamos tentar explicar:
1- É necessário retirar o cardan traseiro (o problema não é o cardan), o qual é fixado num DISCO acoplado à T-CASE. O DISCO em questão é o que fornece a força motriz para o cardan traseiro.
2- Esse disco (que possui uma espécie de engrenagem de 26 estrias em seu interior e só sai com saca polia) deve ter um torque nos parafusos de 60 Nm (Tem que apertar com cambão para chegar nesse torque), acredito que não estava nem com 20 Nm e saiu sem qualquer resistência. Problema este diagnosticado como falha de aperto de fábrica. OS JAPAS falharam ...
3- RESULTADO: SE DEIXAREM ESSE ESTALO ACHANDO QUE É NORMAL DO CARRO, PODERÃO CONDENAR SUA T-CASE, pois a engrenagem trabalhará com uma certa folga mínima pela falta de aperto correto e, ao longo do tempo irá aumentar mais a folga nas estrias, deixando a manutenção MUUIITO mais cara.
4- PARA NÃO OCORRER NOVAMENTE: Os parafusos foram apertados segundo o torque recomendado de fábrica (60Nm), e a peça "colada" para evitar que os trancos do dia a dia ocasionem possível folga novamente na peça.
5- Para a solução, foi necessário retirar a T-CASE e fazer o serviço em bancada.
6- Não usem ferramenta pneumática, pois não chega nem perto do torque necessário.
ESPERO TER AJUDADO !
E, QUANDO OUVIREM DA CONCESSIONÁRIA QUE O ESTALO É NORMAL .... NÃO EXISTE ESTALO QUE SEJA NORMAL ...
