Desde que comprei meu Jimny, fico inconformado com as economias porcas que a montadora faz em detrimento da satisfação do seu consumidor. Um 4Sport custa a mesma coisa que um Honda Fit top de linha e não entrega nada parecido em itens de conforto. Pelo contrário, entrega alto-falantes de papelão e sonega até mesmo filtro de cabine do seu sistema de ar condicionado, coisas que custam menos de R$ 150 em lojas e sites de autopeças (filtro mais 4 alto-falantes tri-axiais decentes). O que para as montadoras deve custar uns R$ 50...

Dentre as coisas que eles não entregam, mesmo existindo infraestrutura na viatura, são aquelas informações que a central de comando do motor emite para diagnóstico. Isso só vem nos modelos mais sofisticados, com computador de bordo. Mas com um transmissor bluetooth (que deve estar custando uns R$ 50 a 60 no Mercado Livre – eu paguei R$ 35, mas foi antes dessa disparada do dólar) você tem acesso a todas elas. Pode-se ter informações de velocidade, giros do motor, consumo instantâneo, temperatura do motor, inclinômetro, tempo de viagem andando, parado e total, autonomia estimada de acordo com a média de consumo, etc., etc. Muita coisa mesmo. Tudo num tablet ou no smartphone Android, com o aplicativo TORQUE PRO (R$ 11,95 na Play Store).


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O ELM 327 é simplesmente plugado numa tomada meio escondida abaixo do volante e ele, devidamente pareado com seu tablet ou smartphone, transmite os dados disponíveis para o Torque Pro lhe mostrar.

O seu velho tablet pode ainda guardar um arsenal gigante de músicas e transmiti-las para seu rádio original também via bluetooth. Pode funcionar como GPS com programas como o Sygic, IGO ou mesmo o ‘gratuito’ Waze (seu tablet wi-fi pode usar a internet do seu celular). Pode ter filmes também – o que não recomendo. Para quem é chegado nas trilhas, pode-se deixar instalado o Wikiloc ou o Twonav. Muito mais do que os multimídias de R$ 3 mil nos dariam.

Incomodado com os suportes para tablet existentes – que deixam seu aparelho torrando sob o sol – resolvi construir um suporte apoiado no buraco que fica abaixo do rádio original (gambiarra projetada para compensar a moldura do painel tamanho DIN 2 com o rádio tamanho DIN 1. Assim, o tablet fica na frente do rádio, que passaria a funcionar apenas como amplificador. Importante que a montagem não fecha as saídas nem os comandos do ar condicionado.

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Meu projeto parte de uma dobradiça com mola chamada Fechamatic, soldada em duas chapas. Uma delas fica calçada no buraco abaixo do rádio. A outra vai servir de suporte para o tablet, aderido a ela com fitas de velcro. A mola da dobradiça vai pressionar a chapa do tablet contra o painel, acima da entrada do CD. Por isso colei atrás dessa chapa uma pastilha de borracha para fazer a função de distanciador e também de protetor.

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Toda vez que queira ou precise mexer nos comandos do rádio, basta baixar o tablet, como uma portinhola. A dobradiça puxa ele de volta e o mantém na vertical. O buraco pode receber também o excedente do cabo de alimentação ligado na tomada do acendedor de cigarros.

Se quiser sofisticar mais a instalação, pode-se utilizar algum app de automação no tablet, ligando e desligando programas e telas automaticamente, quando se liga o carro, por exemplo. Não explorei ainda essa possibilidade.
Enfim, o resultado está aí compartilhado. Quase profissional. E bastante satisfatório.

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