x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1

    Progressividade na suspensão do GM Tracker Grand Vitara




    Pessoal,
    Comprei um Tracker 2008 já com lift na suspensão de 2", o antigo dono não soube informar o que foi alterado, percebi que tem calço de 2" nas molas TR e DT , ainda usa amortecedores e molas originais, o fato é que gostaria de melhorar a suspensão da vtr, que pula um pouco ...A patroa e a nenem reclamam um pouco...Pensei em colocar molas altas mantendo as 2" de altura, retirar os calços já instalados, pensei em colocar molas mais macias com bolsa de ar dentro das molas ao contrário do que li por aqui na maioria dos posts, desta forma que pensei acredito que haveria melhora na progressividade da compressão ( mais macia no inicio do curso e mais dura ao ser comprimida), também planejo trocar os amortecedores e colocar outros que tenham curso mais apropriado ao lift de 2". Alguém tem experiência parecida ?
    Posto em anexo as fotos da suspensão como se encontra no momento.
    Não sou expert em suspensões de automóvel mas acredito que o mecanismo de suspensão funcionaria de forma mais progressiva (macia no inicio de curso e mais dura a medida que vai comprimindo a mola e bolsa de ar), desta forma traria mais conforto, tanto em rodovias como no off road, aliás acredito que não sejam os amortecedores isoladamente o motivo de termos nossas viaturas mais macias ou duras , na verdade acredito que os amortecedores controlam somente a velocidade de compressão e de retorno (alguns que tem regulagem como rancho p. ex. temos como controlar a compressão mas não o retorno), e as molas controlam a carga da compressão e retorno e se instalarmos a bolsa de ar (air lift) teremos como controlar essa compressão também e ajustarmos a VTR para qq atividade. O que pensam os colegas que já tem experiência em alterar suas suspensões ?? Comentários serão bem vindos.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    22/06/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    40
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Com certeza se tirar os calços e colocar molas maiores vai aumentar no conforto. Porem existe uma certa dificuldade de encontrar molas maiores com "2 e quando encontra os preços não são dos melhores. Existem kits importados que vem com molas e amortecedores "2 e chegam a custar de 7 mil dependendo do modelo e não é facio encontrar. A alternativa dos calços não chegam a custar 500 reais. As configurações mais usadas aqui no forum ate o presente momento é calços ou então calços na dianteira e na traseira coloca molas eche7 com amortecedores mais longos os gbl 1024 assim aumenta o curso e dispensa o uso dos prolongadores do amortecedor, mais as molas eche 7 tambem deixa a traseira mais firme isso é vai continuar pulando um pouco.
    Grand Vitara 2.0 Gas - 1999/2000.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    22/06/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    40
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Sobre os Air lift desconheço alguém que ja tenha utilizado em tracker ou grand vitara, conheço algumas pessoas que utiliza esse sistema em carros de carga ou caminhões e servem apenas para quando totalmente carregado o carro não ficar raspando nas rodas ou ate mesmo no chão dependendo da carga. As bolsas podem ficar internas nas molas e quando se liga o compressor elas inflam e não deixam a mola baixar e posso te dizer com toda a certeza pois ja vi funcionando que não melhoram em nada o conforto o carro fica muito firme e pulando ainda mais em qualquer ondulação de pista. Na minha opinião é um opcional apenas para carretas e carros de carga.
    Grand Vitara 2.0 Gas - 1999/2000.

  • #4
    Usuário Avatar de WOT
    Entrada
    30/05/2005
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    38
    Posts
    411
    Agradecimentos: 4
    Tony,

    Você separou de certa forma o que seria a função da mola e a do amortecedor, isso está correto.
    Agora pra indicar qual seria a melhor solução para o seu problema, precisaríamos entender melhor como é o "pulando" no seu carro.
    O carro pode estar pulando por estar com molas muito "duras", e nesse caso a suspensão a ar da maneira que vc sugeriu não ajudaria nada, pois só terá a função de enrijecer mais a inda as molas, a não ser que você conseguisse molas mais macias para colocar nesse conjunto.
    Outra hipótese é que esteja com as molas muito macias, mas amortecedores "fracos", o que costuma ser o caso nos Vitaras quadrados com calibração original, mais antigos. Não sei se é o mesmo caso no Tracker.
    Este segundo caso, quando o carro passa por uma elevação ele fica de certa forma "quicando" um pouco até estabilizar o movimento novamente. Nesse caso amortecedores mais firmes resolveriam a sua situação.
    Sei que no Vitara quadrado recomenda-se o amortecedor de Suprema para proporcionar esta calibragem mais firme, mas não tenho certeza se o mesmo se aplica nas Tracker. Pesquise um pouco aqui no fórum sobre este assunto que vai achar alguma coisa a respeito.
    Rafael Maurici

  • #5
    Flávio, Gostaria de saber como ficam as caracteristicas de dirigibilidade com a solução dos calços e molas do opala com amortecedores suprema, o que pelo que pesquisei aqui é uma solução para traseira, o seu carrro tem essa configuração ? Como ficou em relação as molas e amortecedores originais?

  • #6
    Rafael,
    Quando relatei "pulando" usei um termo genérico, na prática ele fica um pouco desconfortável para patroa e as crianças que estava acostumadas com um corolla , (Rs...), não aparenta ser amortecedor com defeito ou molas cansadas e sim uma caracteristica de um jipinho que a cada dia que passa mais nos apaixonamos por ele. De fato eu gostaria de saber se existe uma forma de amenizar este efeito e torná-lo mais macio somente no início do curso da suspensão sem deixar bater no fim de curso quando usar no off road , por isso usei o termo progressividade na suspensão: macia no inicio e a medida que vai comprimindo ficando cada vez com mais resistência para não bater no fim de curso. Pelo que pesquisei aqui no fórum pude perceber que sempre que se faz um lift com os kits de calços nas molas originais ou com as molas de opala o carro fica mais firme , ou seja , mais duro e deve pular mais ...o ideal seria comparar com os outros GVs para que eu pudesse sentir a diferença . O meu carro e um Tracker 2008 com kit lift suspensão da RC4 , calço molas de 2" , amortecedores originais DT mas na traseira são monroe. Ainda vou tentar pesquisar mais um pouco antes de executar minhas modificações . Postarei as fotos e impressões de dirigibilidade assim que o fizer.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    Oi Tony,

    Pensando exatamente na busca pela maciez principalmente para amenizar o cabrito que a Tracker é tanto com os amortecedores originais quanto os do opala, eu, depois do lift de 2" e gbl1024 do omega suprema na traseira decidi colocar molas mais macias.

    Comprei umas da RC que são mais longas e não precisam de adaptação ou calço. São macias ou até mais moles que as originais. Isso significa na pratica que o carro na trilha (LEVE) trabalha bem bonita a susp. traseira, onde nos buracos a mola soca a roda pra dentro e nas elevações ela se comprime absurdamente, já que não tem o calço de 4cm de nylon dos kits originais. Quem ve de trás até avisa e se assusta dando toque no rádio, dizendo que a mola vai pular fora.. kkk

    Os problemas são:
    - com peso de 4 pessoas essas molas traseiras não dão conta do recado e o carro simplesmente afunda com o peso; bate mesmo - fiz isso em apenas 2 passeios e foi uma lástima o trajeto tendo q andar devagarzinho;
    - com o carro leve nas lombadas normais, com o tempo percebi que, apesar da melhora em relação as molas molengas originais, o carro continua "flacido", apesar da impressão real positiva de mais estabilidade em relação as originais.

    Ou seja, talvez tenha sido essa a progressividade investida no projeto dessas molas: funciona na trilha, melhora no dia a dia no asfalto, mas continuam deixando o carro como jipe (bem diferente do corolla, tenho uma fielder), talvez pelo curso muito longo, não sei.

    O que eu vi em outro tópico do Dirceu Gimenes foram uns calços de "silicone" no meio das molas, não para essa finalidade, mas estou ligando os pontos, ajudem ai os engenheiros: talvez uns 2 pqnos calços de silicone entre e em cada uma das molas, em partes diferentes (em cima e embaixo) atinjam o objetivo da progressividade real, mas só estou especulando, é só uma idéia, ok?

    Enfim, se achar uma mola com a real progressividade, por favor poste para a gente (agora tb acompanho esse tópico! kkk)

    [ ]s
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #8
    Usuário
    Entrada
    22/06/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    40
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Tony, Eu estava fora por uns dias e por isso demorei a responder. Eu também estou a procura dessa alternativa que fique confortável para viagens mais também atenda bem em trilhas já utilizei os calços e realmente não gostei o carro fica alto mais o curso da susp não melhora em nada. Essa outra configuração com mola de opala na traseira ainda não testei mais acredito que seja a melhor receita por enquanto pois os amortecedores são mais longos e aumentaria o curso da susp no off road. Estou estudando uma alternativa que vi em foruns gringos que são molas maiores e amortecedores com regulagem de carga aqui no brasil tem o rancho, offshox que permitem regular se ficam mais macios ou mais duros porem não encontrei as molas maiores "2 na dianteira. Continuo acompanhado...
    Grand Vitara 2.0 Gas - 1999/2000.

  • #9
    Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,753
    Agradecimentos: 19
    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Oi Tony,

    Pensando exatamente na busca pela maciez principalmente para amenizar o cabrito que a Tracker é tanto com os amortecedores originais quanto os do opala, eu, depois do lift de 2" e gbl1024 do omega suprema na traseira decidi colocar molas mais macias.

    Comprei umas da RC que são mais longas e não precisam de adaptação ou calço. São macias ou até mais moles que as originais. Isso significa na pratica que o carro na trilha (LEVE) trabalha bem bonita a susp. traseira, onde nos buracos a mola soca a roda pra dentro e nas elevações ela se comprime absurdamente, já que não tem o calço de 4cm de nylon dos kits originais. Quem ve de trás até avisa e se assusta dando toque no rádio, dizendo que a mola vai pular fora.. kkk

    Os problemas são:
    - com peso de 4 pessoas essas molas traseiras não dão conta do recado e o carro simplesmente afunda com o peso; bate mesmo - fiz isso em apenas 2 passeios e foi uma lástima o trajeto tendo q andar devagarzinho;
    - com o carro leve nas lombadas normais, com o tempo percebi que, apesar da melhora em relação as molas molengas originais, o carro continua "flacido", apesar da impressão real positiva de mais estabilidade em relação as originais.

    Ou seja, talvez tenha sido essa a progressividade investida no projeto dessas molas: funciona na trilha, melhora no dia a dia no asfalto, mas continuam deixando o carro como jipe (bem diferente do corolla, tenho uma fielder), talvez pelo curso muito longo, não sei.

    O que eu vi em outro tópico do Dirceu Gimenes foram uns calços de "silicone" no meio das molas, não para essa finalidade, mas estou ligando os pontos, ajudem ai os engenheiros: talvez uns 2 pqnos calços de silicone entre e em cada uma das molas, em partes diferentes (em cima e embaixo) atinjam o objetivo da progressividade real, mas só estou especulando, é só uma idéia, ok?

    Enfim, se achar uma mola com a real progressividade, por favor poste para a gente (agora tb acompanho esse tópico! kkk)

    [ ]s
    No seu caso o Airlift funciona perfeitamente. Solução muito barata (uns US$ 90,00 lá fora) e bem legal, eu usei na Tracker e uso hoje na Prado. Se quer mais firmeza é só calibrar com 15 ou 20 libras. Se vai colocar muita carga calibra com 30.
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #10
    Usuário Avatar de dirceuximenes
    Entrada
    20/11/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    55
    Posts
    336
    Agradecimentos: 0
    Boas,

    rapaz sentia o carro muito mole depois do lift, com os amortecedores originais, troquei pelos da Omega Suprema e gostei bastante, botei os calços de silicone nas molas traseiras, gostei muito do resultado, evita o fim de curso, para mim como está agora está perfeito.

    -tracker_6.jpg
    Tracker 2007/08 Cinza - Lift 2" + Prot. Newtrack + Pneus Maxx 771 Bravo A/T + BF MUD 235/70 R16 + X Crawler + Bloqueio Kaiser + Drop Kit + Yaesu 2900

  • #11
    Chuva,
    É uma dificuldade achar informações técnicas sobre molas, durezas, cargas de trabalho etc. Não consegui achar nenhuma mola ou fabrica que possa confiar ou preço conveniente quando acho alguém com um pouco mais de conhecimento na área.
    Chegou a hora de fazer a manutenção da suspensão do meu Tracker com lift de 2polegadas e vou confiar no prático conhecimento empírico.kkkk... vou de molas de opala (se tiver que trocar mesmo , se não continuo com as originais e os calços) e vou colocar os amorecedores traseiros GBL1024 , assim que tiver feito a troca posto aqui minha impressão e notas a respeito.

  • #12
    Dirceu,
    Gostei dessa tua solução de colocar os calços de silicone nas molas . Elas são do tamanho original ? Onde arrumou os calços de silicone ?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Suspensão Grand Vitara
      Por FelipeCouto no fórum Suzuki
      Respostas: 7
      Última resposta: 27/01/2017, 10:43
    2. VENDO perfumaria (peças) para Suzuki Vitara, Grand Vitara, Tracker...
      Por carlos muller no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 24
      Última resposta: 10/04/2015, 11:05

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade