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  • #1
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    13/04/2012
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    Question AJUDA :: Tração do Jimmy - Acende a luz corretamente mas não fica tracionado..




    Amigos ...
    Comprei recentemente um Jimny 2010, (venho de um grand vitara 2001)... e vejo alguns problemas quando a traçao. Todos os acionadores funcionam (escuto o encaixe da tração no motor) acendem no painel a luzes correspondentes.. e sinto o torque diferente no motor.. (fiz esse teste no momento da compra..), mas percebi durante a semana que algo nao estava legal.

    1º -Ao parar o carro em lenta, (tipo no semáfaro) passa um tempo as luzes da tração em 4L ficavam piscando, mas quando arranco, passa um curto tempo elas se apagam... (como meu Grand Vitara era mecânico .. nunca vi isso)..

    2º -Fui fazer o teste de tração em minha garagem que estava escorregadia, ai me deu um frio na barriga... Liguei a 4L e quando fui tentar entrar na garagem, a roda traseira direita ficou sozinha tentando me ajudar... Cade meu 4x4 ?


    Poderiam me ajudar em entender o que esta acontecendo com meu Ploter ..
    Tenho um 4x4 novo só no documento... rs..

    Agradeço a todos

  • #2
    Usuário Avatar de PPaulo
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    17/08/2013
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    Jaisler, deixe me ver se entendi direito.
    Ao se acionar a tração as luzes de indicação se acendem e caixa de transferência acopla mas as rodas dianteiras não tracionam. É isso?
    Se for isso pode ser algo com a roda-livre.
    Não tenho experiência com isso mas em breve alguém mais sabido aparece para ajudar.
    Também tenho um Jimny 2010 e a situação de luzes de tração piscando ocorre eventualmente no momento de ligar/desligar a tração bastando apenas movimentar o carro ou a alavanca até mesmo a alavanca de câmbio para resolver.
    Pedro Paulo.

  • #3
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    13/04/2012
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    Isso mesmo Ppaulo o carro só funciona a direta traseira... mas pelo painel parece estar tudo ok.. Sinto o torque do carro diferente tbm.. Mas agarrado.. Bem estranho.. Muito obrigado.. Estou esperando uma luz...

  • #4
    Usuário Avatar de JimnyRV
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    31/08/2014
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    Tive um problema semelhante no meu HR; eu tentava acionar o 4x4, as luzes ficavam piscando e não finalizava o processo de acoplamento. No meu caso era só um sensor que saiu do lugar e não conseguia detectar a posição.
    Outra coisa que pode ser é pane no 4x4 após passar em alagamento, por conta dos contatos elétricos que podem entrar em curto. Acontece exatamente o que você descreveu: as luzes começam a piscar do nada e algumas vezes até engatam o 4x4H/L sem serem comandados (deve ser verificado por um mecânico o mais rápido possível, pois se o sistema "resolver" engatar com o veículo andando, pode ser perigoso tanto para sua segurança, quanto para o mecanismo)

    Mas mesmo que não seja nenhum dos dois casos citados acima, fique tranquilo que não é nada complicado/caro de ser arrumado.

    Agora sobre somente a roda traseira direita estar tracionada quando você engata o 4x4, isso não faz sentido. O sistema não interfere no cardã traseiro em nenhum momento, então deve ser somente impressão sua. O que eu penso que pode ter acontecido é que você tenha passado com o pneu em algum lugar sujo e a roda tenha patinado por conta do diferencial, aí deu a impressão de estar somente uma das rodas tracionadas. O Jimny é bem mais leve que a Grand Vitara 2001 e isso acontece com maior facilidade.

    Pra finalizar, tente encontrar um mecânico experiente com Suzuki, sem ser concessionária. No meu caso eu levei primeiro em uma "concessionária", ficaram com meu carro 1 semana, e eles não tinham a menor idéia do que era, e suspeitavam inclusive de um módulo em pane. Levei em um mecânico que só mexe com Suzuki e Mit, e o cara me devolveu o carro sem problemas poucas horas depois de eu ter deixado com ele.

  • #5
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    23/06/2005
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    Citação Postado originalmente por Jaisler Ver Post
    1º -Ao parar o carro em lenta, (tipo no semáfaro) passa um tempo as luzes da tração em 4L ficavam piscando, mas quando arranco, passa um curto tempo elas se apagam... (como meu Grand Vitara era mecânico .. nunca vi isso)..

    2º -Fui fazer o teste de tração em minha garagem que estava escorregadia, ai me deu um frio na barriga... Liguei a 4L e quando fui tentar entrar na garagem, a roda traseira direita ficou sozinha tentando me ajudar...
    É normal a luz indicadora da tração nas 4 rodas piscar e apagar depois de engatado o 4WD. Mas o 4x4 (4WD ou 4WD-L) do Jimny só deve ser engatado em pisos de baixa aderência sob pena de comprometer o sistema de transmissão. Isso não acontece no Grand Vitara, por exemplo, que tem tração integral permanente com bloqueio do diferencial central. Também é normal o diferencial traseiro mandar mais torque para a roda do eixo traseiro que estiver com menos aderência, fazendo-a patinar. Isso poderia ser evitado se o Jimny viesse de fábrica com bloqueio do diferencial traseiro, como este daqui: http://www.zezo4x4.com.br/Produto-PR...1751-1871.aspx . De qualquer forma, acho que valeria a pena levar o jipinho para inspeção numa oficina da Suzuki.
    4X4 Brasil

  • #6
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    13/04/2012
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    JimnyRV-- ótimo texto... principalmente quando diz que não é um problema caro.. vou sim ver isso aqui em BH.. no meu caso se acionado o sistema de tração as luzes no painel se comportam de maneira correta... Como se estivesse tudo certo.. sinto o carro mais firme, mas quando preciso da força da traçao a traseira derrapa e não faz o esperado... A dianteira não quer trabalhar... Esse teste em minha garagem no g.Vitara era uma maravilha.. As rodas ficavam em harmonia e o sorriso era largo.. Grande abraço e obrigado pelo comentário

  • #7
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    13/04/2012
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    Barros entendo, mas tem algo de muito errado.. As dianteiras não estao ttrabalhando... E o fato das luzes ligarem ficando piscando em sistema de ponto morto, em marcha lenta do nada pode ser um indício. Não acha?

  • #8
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    23/06/2005
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    Pode ser que haja mesmo algum problema com o seu Jimny, Jaisler. O melhor é levá-lo numa oficina especializada para uma avaliação mais detalhada. Boa sorte e nos conte depois qual era o problema e como ele foi resolvido. [ ]s

  • #9
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    02/09/2013
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    Jailer

    Pelo seu texto: "Saida de semaforo e garagem"

    Concluo que talvez você esteja ligando o 4x4 em pisos aderentes (a não ser que a rua do semaforo e a sua garagem sejam de terra fofa), e isso é terminantemente proibido no Jimny (por não ter diferencial central), ainda por cima saindo da imobilidade e em baixas velocidades, onde as rodas estão mais "agarradas" ao chão.

    Essa sensação de agarrado e a roda girando em falso que vocë fala, acontecem quando viramos o volante, e são justamente os eixos traseiros e dianteiros querendo rodar em velocidades diferentes e não conseguindo pela falta de diferencial central (só não dá essa sensação andando em linha reta).

    Ligar o 4x4 em pisos aderentes força todo o sistema de tração podendo até quebrá-lo.

    E é por isso que você diz que o GV era uma maravilha, pois ele tem diferencial central e pode-se ligar o 4x4 em qualquer situação.

    Quanto à reduzida ficar piscando e depois apagar, lembre-se que ela só entra com o carro totalmente parado, com as rodas em linha reta e o a embreagem totalmente acionada, caso contrário ela fica piscando, não entra e depois apaga.

    Uma pergunta: Isso acontece na terra solta, lama ou areia?
    4X4 Brasil

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Barros Ver Post
    É normal a luz indicadora da tração nas 4 rodas piscar e apagar depois de engatado o 4WD...
    Desculpe, eu me expressei errado... quando a gente aciona o 4WD, a luz indicadora fica acesa, e não apagada.

  • #11
    Usuário Avatar de mfjunior
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    O Grand Vitara 2001 tem diferencial central??????

  • #12
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    02/09/2013
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    Camaragibe/PE
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    Citação Postado originalmente por mfjunior Ver Post
    O Grand Vitara 2001 tem diferencial central??????
    Desculpe, nem prestei atenção no ano do GV do Jaisler. Realmente não sei se as GVs antigas tem diferencial central.

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