x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
    Usuário
    Entrada
    30/04/2015
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Agradecimentos: 0

Unhappy Valvula Termostática do Jimny 2001

Olá amigos,
    comprei um Jimny 2001 1.3 16v a uns 5 meses, estou arrumando aos poucos mas estou tendo problemas para encontrar algumas peças. Andei tendo alguns problemas com aquecimento, levei ao mecânico, o mesmo constatou que o problema era a válvula termostática, retirou a peça e me liberou para andar com o carro assim.
    Andei pesquisando e vi que o motor funciona sem ela, porém isso pode causar uma série de problemas. Estou com com a minha válvula defeituosa, já procurei em tudo que é canto e não a encontro.
    Alguém sabe onde posso encontrar a original ou alguma que sirva no meu carro?

Desde já obrigado.

Usuário Avatar de MATOSWR
    Entrada
    29/12/2009
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 15
    Marco, me desculpe. Mas seu mecânico não é bom. Carros modernos não devem funcionar sem a válvula termostática por diversos fatores (aumento no consumo, desgaste das peças do motor etc). Se o problema for só na válvula termostática basta substitui-la por uma nova (tem na Suzucar e Alternativa4x4 e não é cara). Sempre que fazer manutenção no sistema de arrefecimento deve trocar o liquido de arrefecimento (não é colocar água - deve ter 50% de aditivo). Se você trocar a válvula e substituir o liquido e o problema persistir pode ser:

1 - Acoplamento viscoso da ventoinha (o miolo da ventoinha) como o motor quente ela acopla e faz a ventoinha girar com força ventilando o radiador.

2 - Radiador - pode estar entupido por lama por fora ou por dentro, não deixa passar o ar entre as aletas por fora o a água por todas as aletas por dentro.

3- Bomba d'água - tem que verificar se ela gera pressão de água

4 - Junta do cabeçote queimada - deixa passar compressão do motor pra água, aumenta o consumo de água do carro (o Jimny funcionando normalmente não precisa repor água). Esse é o pior problema que você pode ter, que só será resolvido com retifica do cabeçote e troca da junta)

Uma pista é ver se o carro quando você comprou estava com água ou aditivo no radiador. Se tiver com aditivo ele foi bem cuidado, se tava com água eu recomendo fazer uma revisão completa no sistema de arrefecimento. Isso vai te da confiabilidade e o carro não vai te deixar parado no acostamento como vemos muitos por ai.

Boa sorte e coloca o resultado pra gente ai.
    Xterra 2004
    Ex: JIMNY 2010, JIMNY 2001 e SAMURAI CANVAS 94
    PU1MWR - PX1W7834

Usuário
    Entrada
    02/09/2013
    Local
    Camaragibe/PE
    Agradecimentos: 2
    Além disso tudo ainda acrescento uma que aconteceu comigo:

Após retificar todo o motor e fazer tudo que o Matos falou, um Fiesta velho que eu tinha dado para o meu filho ainda continuava a super aquecer.

Acabei descobrindo, depois de muito tempo, que o cabeçote, que no caso do Fiesta (no Jimny eu não sei como é o cabeçote por dentro pois nunca abri), estava cheio de borra de óleo velho incrustado em suas reentrâncias e a água não conseguia circular e refrigerar direito, pois estava tudo entupido.

Bastou limpar que ficou ótimo.

Usuário Avatar de MATOSWR
    Entrada
    29/12/2009
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 15
    é Osmar. Mas isso é culpa da retifica, eles deviam verificar e testar as câmaras quando fazem o serviço no cabeçote. Mas como muitos não querem ter trabalho só dão uma planada e pronto.
    Xterra 2004
    Ex: JIMNY 2010, JIMNY 2001 e SAMURAI CANVAS 94
    PU1MWR - PX1W7834

Usuário
    Entrada
    02/09/2013
    Local
    Camaragibe/PE
    Citação Postado originalmente por MATOSWR Ver Post
    é Osmar. Mas isso é culpa da retifica, eles deviam verificar e testar as câmaras quando fazem o serviço no cabeçote. Mas como muitos não querem ter trabalho e pronto.
    Pois é, foi exatamente isso que aconteceu, mas lembrei do assunto aqui, pois de repente o carro do Marco pode estar aquecendo demais por causa disso.

Usuário
    Entrada
    30/04/2015
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Agradecimentos: 0
    Oi amigos,
    testei a válvula que o mecânico apontou como defeituosa e a mesma se abriu dentro de uma panela com água fervendo.
    Será que mesmo assim ela pode estar com defeito?

Usuário
    Entrada
    02/09/2013
    Local
    Camaragibe/PE
    Citação Postado originalmente por marcoprado1 Ver Post
    Oi amigos,
    testei a válvula que o mecânico apontou como defeituosa e a mesma se abriu dentro de uma panela com água fervendo.
    Será que mesmo assim ela pode estar com defeito?
    Tua válvula está aparentemente OK. Normalmente quando quebra, pára de funcionar geral.

Mas se quiser ser preciso, ela tem que começar a abrir um pouco antes da água ferver, (80-90º).

Se por um acaso só abrir depois que a água já estiver fervendo, deve estar com algum problema.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Válvula termostática
      Por Adonias Barros no fórum Kia Sportage
      Respostas: 2
      Última resposta: 23/08/2013, 15:16
    2. Valvula termostatica....sim o nao ?
      Por cerverob no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 9
      Última resposta: 02/02/2013, 18:42
    3. Válvula termostática
      Por Carneirinho no fórum Kia Sportage
      Respostas: 21