A principal função da válvula é fazer com q o motor cheque a temperatura ideal de forma mais rápida. Neste ponto ela abre e permite que a água passe por todo o motor. Qdo dá problema o motor ferve.
Como aí em Natal é bem quente, não vejo problemas, se fosse em um lugar mais frio demoraria + para atingir a temperatura ideal e gastaria + combusível.
Sou pessoalmente contra retirar a válvula termostática, mas talvez em Natal não mude muita coisa, na minha eu coloquei uma que abria a uns 10°C antes e a vtr não funcionava bem durante o inverno daqui no sul.
Descobri, na semana passada, que minha vtr estava sem a válvula termostática... procurei no manual (aqui no fórum pode-se baixá-lo) e estava escrito bem assim:
"... Um motor não deve ser operado sem um termostato, exceto para manutenção ou testes. O funcionamento sem um termostato causa outros problemas, como: maior tempo de aquecimento do motor, desempenho de aquecimento não controlado, aumento de emissões do escapamento e condensação do cárter. Esta condensação pode provocar a formação de sedimentos.
ATENÇÃO: Não deixe que o motor funcione sem um termostado, exceto durante consertos ou testes...."
E é isso... ontem, passei no MercadoCar, comprei o termostato (por volta de 23 reais) e amanhã cedo encosto a vtr no meca para colocá-la...
A minha vtr estava sem a termostática.
Em transito aqui em Niterói funcionava que é uma beleza (é bem quente aqui!!).
O problema era quando pegava estrada, mesmo no verão com a velocidade a temperatura abaixava muito, o que fazia o consumo subir mais ainda, assim como as marchas ficavam meio doidas.
Não me arrependo de ter instalado.
Continua funfando bem na cidade e melhorou muito em estrada.
Pode travar a termostática? Pode!!! O que fazer então?
Como é baratinha (comprei na Renoveparts por R$33,00 com a junta) eu estou programando trocá-la anualmente - o serviço é xupetinha.
Obs.: Isso de não ferver sem a termostática é lenda, pois a minha ferveu mesmo sem a maledeta. Se o sistema de arrefecimento não estiver TODO em ordem, ela vai ferver de qualquer jeito. Volto a dizer, ela realmente pode travar. O radiador pode furar. Uma mangueira pode rasgar. A ventoinha pode quebrar.......
Boa tarde cherokeros,
o meu meca tirou a valvula termostatica.....assim esfria melhor e nao tem problemas que ela trave........ Vcs que acham ?
Esta é uma mania antiga dos "mechânicos", retiram a vávlula para não terem que quebrar a cabeça tentando resolver o problema! Se ela fosse dispensável, as montadores seriam as primeiras a suprimí-las, uma vez que estão sempre em busca de uma redução de custos de fabricação!
A válvula termostática permite o funcionamento do motor na sua temperatura ideal, ou seja, aquela para a qual ele foi projetado. Retirá-la implica em alterar esta temperatura, fazendo com que ele funcione fora dos seus padrões. Em uma emergência (viagem, trilha...) é válido retirá-la, mas deve ser reposta logo que possível. A sua ausência, ao fazer com que o motor funcione fora de seus parâmetros (normalmente, abaixo da temperatura), irá fazer com que o consumo aumente, devido ao menor rendimento do motor. A longo prazo, poderá reduzir a durabilidade do motor, pois este irá funcionar por muito tempo a uma temperatura mais baixa do que o desejado, o que poderá prejudicar a sua lubrificação.
tive um problema com a valvula da cherokee. cada passeio pesado que se fazia ela travava e fervia o motor... ela foi trocada 3 vezes e nao resolveu... foi feita uma adaptaçao com a valvula do opala, se nao me falha a memoria, ela abre uns 10ºc antes da original e nunca mais deu problema..
abraços
Olá amigo, estou querendo colocar uma válvula mais fria na minha 5.2, onde encontro uma confiável, original, ou sinilar pereita, que funcione perfeitamente. Pensei na válvula imediatamente mais fria que a norma, não sei quel é, você sabe? sou de Curitiba. Se não me engano é uma que abre aos 87 graus centígrados.
olá Otávio, termostato não é a válvula termostática, ou é? estou querendo colocar uma válvula que abre numa temperatura mais fria, parece que aos 87 graus, o que acha?
olá Otávio, termostato não é a válvula termostática, ou é? estou querendo colocar uma válvula que abre numa temperatura mais fria, parece que aos 87 graus, o que acha?
Olá, Mauro!
Pelo que entendi do manual, termostato e válvula termostática é a mesma coisa...
Sobre a troca por uma que faça o motor trabalhar numa temperatura mais fria, eu compartilho da opnião de que os engenheiro devem ter quebrado muito a cabeça para dimensionar as coisas no veículo... eu sempre uso as peças que estão especificadas para a vtr...
Não sou nenhum especialista (nem mecânico, sou!). Eu gosto deste assunto, estudo o manual e vou fazendo as manutenções necessárias aos sábados (normalmente regadas à cerveja, churrasco e bom papo com outros jeepeiros)...rs...
No caso da minha vtr, a troca da válvula termostática resolveu parcialmente. Depois de 'fuçar' muito, descobri um micro-vasamento no radiador. Troque-o e nunca mais tive problemas de aquecimento. Nem no trânsito de São Paulo, nem nas trilhas (lights) e muito menos em viagens.