Mês que vem irei instalar Parachoques de Ferro (Dianteiro e Traseiro) e Guincho na Tracker. Estou com o Lift 2" na Suspensão que instalei na Alternativa 4x4 há pouco mais de 1 ano.
Desde que instalei este Kit Lift 2" com Calços na Suspensão, fazendo Passeios e Expedições, neste período de 1 ano troquei os Terminais de Direção 3 vezes, os Braços Axiais 2 vezes, na 3ª troca das Bieletas, decidi arranca-las, pois eram os primeiros componentes da suspensão a arrebentarem.
Quando for instalar o guincho, Daniel Simon já me recomendou arrancar a Barra Estabilizadora e substituir os Amortecedores Dianteiros Originais Cofap por Amortecedores Especiais Off Shox Série FX-5 para Tracker levantada em 2".
Minha conclusão com estas experiências que tive com a Tracker é a de que gosto muito do carro, foi valente e me tirou de vários enroscos, nunca me deixando na mão, mas sua manutenção ficou cara depois do Lift 2" com Calços na Suspensão, devido aos desgastes dos componentes citados.
Terei de gastar mais para reforçar a dianteira depois da colocação do Parachoque de Ferro e do Guincho. Não faço nada no estilo "Home Made". Tenho gastado bastante com boas oficinas (Alternativa 4x4 / MXV Tecnologia Off Road / Daniel Simon / RC 4x4) e ainda estou a procura de um jeito de deixar a Tracker mais robusta, contornando as fragilidades em sua Suspensão, sem ter de gastar um absurdo de dinheiro.
Além disto, perdi a conta de quantos Centros Automotivos já levei a Tracker e não conseguem acertar a Cambagem e o Alinhamento por conta do Kit Lift 2" Calços na Suspensão.
Infelizmente, "nem tudo são flores", não existe perfeição quando alteramos o projeto original de fábrica do veículo. O jeito é ir adaptando soluções e fazendo experiências, até encontrarmos uma configuração em que o carro fique na melhor configuração possível.