Tenho visto várias postagens sobre trepidação no volante (shimmy), suas causas e soluções e dentre essas, a colocação de amortecedor de direção.

Pois bem, já passei por estes problemas (shimmy e death wobble) e, por causa disso, acabei colocando amortecedor de direção.

Resultado: O amortecedor de direção não acaba com o shimmy, só o disfarça um pouco (e o problema, se existir, vai continuar lá). Para mim, essas são as vantagens e desvantagens:

1. O shimmy não acaba, só diminui um pouco.

2. Grande vantagem em pisos aderentes e desvantagem em não-aderentes - O volante para de dar "socos", principalmente quando caímos em buracos ou passamos por desvios de calçamento. Isso para mim foi ótimo, pois o braço fica muito menos cansado. Em compensação em baixa velocidade no fora de estrada, principalmente em terreno pedregoso ou com muitas valas, o volante fica muito menos sensível e "copia" menos as imperfeições do terreno, o que às vezes atrapalha um pouco, ao tentarmos colocar o pneu no lugar certo para passar.

3. Vantagem: Os pneus dianteiros "abanam" menos quando o carro pula e eles saem do chão (quanto maiores os pneus mais faz diferença).

4. Atenção: Em estradas de asfalto e com maiores velocidades, senti mais segurança (eu diria mais uma falsa sensação de segurança) na direção e acabei dirigindo bem mais rápido do que antes.

Bem, acho que é isso, espero ter ajudado