O tanto a ser calçado depende do pneu... Os mais agressivos costumam pedir mais calços pois são menos "desbastados" nas laterais superiores e raspam "mais" se vc não calçar...
Um bom exemplo é com os pneus 225....
se vc for usar pneus para cidade os 225 cabem sem calços... mas se eles forem para uso misto tem de calçar pelo menos em 1" em média....
para os 235 vale a mesma idéia, mas é claro.... todos os modelos vão " pedir" algum calço....
Quanto as marcas e modelos de pneus acima...
aí vai a MINHA opinião...
Eu detesto Pneus Pirelli... apesar deles terem traçados excelentes, suas laterias são muito frageis e eles rasgam por besteira... além disso, a garantia é duvidosa pois quando vc solicita, os técnicos da pirelli fazem de tudo para não lhe dar a garantia.... só para iniciar, vc tem de passar vários dias sem o pneu com defeito pois ele é enviado para análise ou o técnico vem até a loja para analisar....nem um pneu velho é fornecido para "quabrar o galho" como estepe enquanto o pneu é analisado....
Falo por experiência própria...
depois de quase trinta dias chegou o resultado de um pneu que botou os ferros para fora em um carro meu... alegaram que o pneu rodou com pressão baixa, o que não ocorreu... sempre calibro bem os pneus... tenho até uma bomba elétrica para encher os pneus no carro....

Na minha opinião os melhores pneus são os da Michelin, portanto se fosse comprar novos compraria:
Michelin LTX A/T 235/75 R15
Como na minha última mexida em pneus não pude comprar novos, recapei 4 velhos... estão nas fotos abaixo...

[]s e boa escolha...