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  • #1
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    Grand Vitara fervendo!!




    Pessoal,

    Já há uns 4 meses, meu carro quando rodo a 80 ~ 100 km/h e depois quando paro, ele ferve a água (durante uns 30 segundos, saindo pelo suspiro do reservatório.

    Porém, o ponteiro da temperatura não aumenta, fica um pouco abaixo do meio.

    O que pode ser ?

    Até pensei que era o termostato da ventoinha, e a ventoinha não rodaria, mas na real a ventoinha roda junto com o motor ..

    Já aconteceu isso nos GVs de vcs ? É normal dos Suzukis ?

    Abs,
    Gustavo Pereira
    Gustavo Pereira
    Grand Vitara 3p 1.6 16v 2002 >> http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...6v-2002-a.html

  • #2
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    Não é normal. Eu sugiro que vc olhe o seu radiador, por fora, e veja logo se não está muito sujo de lama (pelas trilhas que já vi vc fazer - fotos - deve estar cheio de lama), prejudicando a refrigeração. Veja se o óleo está ok, sem sinal de água misturada. Pode ser a junta do cabeçote queimada. Boa sorte.
    Abs,
    LFC

  • #3
    Se suspeitar da junta vale a pena olhar se o carro solta fumaça, ou se a tampa do radiador tem uma gosminha branca! Foi o que deu o diagnóstico no meu caso!

  • #4
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    Qdo. vc roda à uma velocidade constante em dias muito quentes, pode acontecer da válvula termostática travar na posição fechada, fazendo com que o fluxo de água seja interrompido. Com a pressão da bomba d'água e o fluxo fechado, a água sob pressão procura o caminho mais fácil: o reservatório ou a válvula (tampa) do radiador.
    Faça um teste: tire a válvula termostática e rode sem ela. Se resolver, troque a válvula.

    Quanto ao fato da temperatura não subir significa que a água já baixou ao ponto de não tocar o sensor de temperatura... cuidado com isso.
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
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  • #5
    ary, tanto meu reservatório qaunto o radiador estão cheios mas a temperatura continua no "Cold"... o que pode ser?

  • #6
    Usuário Avatar de aryrj
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    Cold é frio. Qual o problema? Vc diz que o ponteiro não sobe? O reservatório tem um limite... não pode estar totalmente cheio...
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  • #7
    hmm o cara da mopema que encheu hahaha vou tentar tirar até a marca de F (full).. o ponteiro se mexe quando eu ligo o carro, então não está quebrado, mas ele nao passa do primeiro 1/8 do marcador! achei que tinha que ficar mais ou menos no meio!

  • #8
    Usuário Avatar de LFC
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    Citação Postado originalmente por suzukao4x4 Ver Post
    hmm o cara da mopema que encheu hahaha vou tentar tirar até a marca de F (full).. o ponteiro se mexe quando eu ligo o carro, então não está quebrado, mas ele nao passa do primeiro 1/8 do marcador! achei que tinha que ficar mais ou menos no meio!
    Está com cara de válvula termostática mesmo. Às vezes acontece de ter ar no sistema, depois de uma troca de fluido mal feita.
    Abs,
    LFC

  • #9
    Gustavo, matando o teste da válvula, como comentado pelo amigo Ary, sugiro olhar o radiador pra ver se não está com lama ou coisas atravancando a fluidez.

    Feito isso, dê uma olhada na bomba d'agua. Ela pode estar com problemas...

  • #10
    Usuário Avatar de aryrj
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    Citação Postado originalmente por mas.marco Ver Post
    Gustavo, matando o teste da válvula, como comentado pelo amigo Ary, sugiro olhar o radiador pra ver se não está com lama ou coisas atravancando a fluidez.

    Feito isso, dê uma olhada na bomba d'agua. Ela pode estar com problemas...
    X2...........
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  • #11
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    Citação Postado originalmente por suzukao4x4 Ver Post
    hmm o cara da mopema que encheu hahaha vou tentar tirar até a marca de F (full).. o ponteiro se mexe quando eu ligo o carro, então não está quebrado, mas ele nao passa do primeiro 1/8 do marcador! achei que tinha que ficar mais ou menos no meio!
    O Vicente é meio burro pra essas coisas... Basta sacar o reservatório fora, puxando pra cima, tirando antes as duas mangueirinhas. Quando colocar as mangueiras de volta, observa a seta na tampa...tem que coincidir com a seta da parte de cima do reservatório.

    Obs: A última vez que confiei no marcador do painel, rachei o bloco.
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
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  • #12
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    Faça o básico: tira a termostática e troca a ventolina por uma nova. No meu fiz isso depois de trincar o cabeçote e agora é só cabeça fria!

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