x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário
    Entrada
    10/06/2013
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    37
    Posts
    83
    Agradecimentos: 0

    Suzuki Sidekick 93/94 - Dicas para mais Potência pro Motor




    Boa tarde a todos!!!

    Bom, já li vários tópicos que abordam este tema aqui no fórum, mas a grande maioria de um certo tempo atrás. Então, se for do agrado de todos gostaria de atualizar esta discussão para os tempos atuais. Recentemente reconfigurei minha viatura e agora ela está com pneus 255 75 R15 VJ900, além do Body Lift de 2" e Lift de suspensão de 2". Também retirei o abafador original, alonguei o escape até o parachoque traseiro e instalei um kadron esportivo. O jipe ainda possui X Crawler 3.2 e bloqueios traseiro e dianteiro.

    Enfim, o jipe está extremamente valente na trilha, mas deixa muito a desejar na estrada. O que gostaria de levantar aqui são dicas para melhorar o desempenho do motor 1.6 16V (G16B SOHC) considerando o que há de mais novo no mercado e também levando em consideração o melhor custo/benefício.

    O que os companheiros suzukeiros tem pra falar???

    Aí vão umas fotos do jipe:
    -jiperas-1.jpg-jiperas-2.jpg-jiperas-3.jpg-jiperas-4.jpg
    Suzuki Sidekick 93/94 Manual 2" + 2", X-crawler 3.2, bloqueio traseiro Lock Right, Snorkel, rodas 15x8 -12 e Dunlop Gran Trek 31x10,5xR15!

  • #2
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Caramba.. como ta bonito seu carro ! Parabens !

    Seu motor esta 100% ? Pois vai exigir mais do motor para tirar uns cavalos a mais.. Se ele estiver mais ou menos.. aguenta um tempo assim e troca por outro. Um AP 2.0 ou GM 2.2 ou 2.4 ou ate mesmo o da Tracker.

    Uma possibilidade é colocar um turbo. Na trilha o turbo quase nao vai fazer diferença, pois só vai trabalhar em rotacao alta. Na estrada ele vai ajudar, pois o motor trabalha com maior RPM.. entao ajuda na estrada e nao te atrapalha na trilha. Já vi alguns Vitara turbo aqui no forum..

    Sei lá.. vamos ver o que a galera fala!

  • #3
    Usuário
    Entrada
    10/06/2013
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    37
    Posts
    83
    Agradecimentos: 0
    Obrigado, Rubens!

    O meu motor está muito bom, sim. Fiz toda a manutenção preventiva quando o comprei há 6 meses atrás, inclusive troca da junta do cabeçote. Está seco e funcionando sem muitas trepidações, apenas as da idade do veículo mesmo. Gostei da ideia do turbo, você poderia detalhar mais? E o consumo, como fica?

    Já ajudou demais, valeu!
    Suzuki Sidekick 93/94 Manual 2" + 2", X-crawler 3.2, bloqueio traseiro Lock Right, Snorkel, rodas 15x8 -12 e Dunlop Gran Trek 31x10,5xR15!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    22/10/2009
    Local
    maceio/AL
    Idade
    68
    Posts
    1,135
    Agradecimentos: 17
    Sacode um injeção full tech c escape dimensionado, q n vai mexer n gastar muito e dará um up-grade legal!
    dojao campeao
    Frontier Attack 2024/TCross 2020

  • #5

  • #6
    Usuário Avatar de diegotmc
    Entrada
    25/06/2013
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    273
    Agradecimentos: 0
    Bruno, tem possibilidade de vc usar um outro jogo de rodas com pneus mais próximos dos originais pra rodar na estrada?

    Acho que mexer nesses motores G16 vai ser muita grana pra pouco rendimento. Eu pensaria em partir logo pra um swap pra AP 2.0

    Outra coisa.. a X-crawler também reduz em 4x2 high, não? Aí complica tudo...


    Curiosidade minha: qual bloqueio vc está usando? Logo pretendo colocar um no meu...
    ​Suzuki Vitara 3D 1995 - "Viti"
    facebook.com/camelooffroad

  • #7
    Usuário
    Entrada
    10/06/2013
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    37
    Posts
    83
    Agradecimentos: 0
    É, pessoal!

    A ideia do Turbo é interessante sim, mas creio que no momento pra mim não é tão viável. De qualquer maneira, vou continuar pesquisando e as dicas que deram já me deram um bom suporte. Obrigado!

    Diego, utilizo o Lockright, conforme este link: Lockright PT1532 - Vitara/Sidekick Traseiro com planetárias - Bloqueio / Eixo - Vitara / Sidekick.
    Na verdade, já estavam instalados no carro quando comprei e sempre responderam muito bem quando necessitei, viu. Vale a pena! O preço é bom perto de outros concorrentes do mercado.

    Abraços!
    Suzuki Sidekick 93/94 Manual 2" + 2", X-crawler 3.2, bloqueio traseiro Lock Right, Snorkel, rodas 15x8 -12 e Dunlop Gran Trek 31x10,5xR15!

  • #8
    Usuário Avatar de Rainer 89
    Entrada
    15/11/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    34
    Posts
    282
    Agradecimentos: 0
    Bruno,

    Da para começar a deixar o motor um pouco mais esperto sem gastar uma fortuna. Com filtro de ar esportivo, de preferência K&N que cabe na caixa do filtro original, e coletor de escape dimencionado. Já da para ganhar uns poucos cavalinhos e um torque disponível em rotações mais baixas. Com um pouco mais de investimento um coletor de adimição e um módulo tipo Fueltec já da para ganhar bastante potencia extra sem grandes modificações na mecânica do veiculo e mantendo um consumo de combustível aceitável.

    Att,
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  • #9
    Usuário
    Entrada
    20/11/2011
    Local
    Chapadão do Sul/MS
    Idade
    38
    Posts
    309
    Agradecimentos: 0
    Que Vitara bonito! Bruno, babei no seu carro!

    Sobre a questão de aumentar a potência, já me bati muito nisso pra tentar melhorar a velocidade de cruzeiro na estrada.....turbinar, acredito que não compensa pelo custo x benefício. Montar um turbocompressor (igual dos fiestas)seria mais interessante, mas o trabalho pra acertar, riscos e custos, achei que não compensava também. O que consegui melhorar foi usar dois jogos de pneus, pra andar uso um 255x75 para asfalto (mais leve que os BF at) e agora no começo do ano instalei um filtro de ar da K&N. Achei que melhorou o desempenho em retomada, aceleração, final não percebi diferença.

    Sobre a X-crawler, a do vitara em High não reduz.

    Curiosidade, que bloqueio vc usa na dianteira?? Isso me interessa....rsrs

    abraços
    Ex - Vitara 93 Automatic "Jaspion"
    TR4 2007 auto "Peppa Pig" - Da patroa ir no Shoppis
    A procura de um novo 4x4

  • #10
    Usuário
    Entrada
    10/06/2013
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    37
    Posts
    83
    Agradecimentos: 0
    Rainer e Tjflorindo, realmente percebi que turbinar ou adaptar o Supercharger do Fiesta (por exemplo) são modificações muito caras e o custo/benefício a longo prazo acredito não compensar. Já o filtro de ar esportivo K&N e um coletor dimensionado são opções bem mais interessantes finaceiramente e até em eficiência para o jipe, né. Vou fazer o pedido do filtro ainda hoje, obrigado pela ajuda de vocês, viu!

    A ideia de ter um outro jogo de pneus é o ideal mesmo, hein, tjflorindo. Vamos ver se sobra uma grana pra ter essa opção em casa. Sobre o bloqueio dianteiro, já comprei o jipe com esse acessório, só não sei te dizer se é um Kaiser ou o próprio LockRight. Mas já que você usa o Dif-Lok, não acha que dá pra adaptá-lo na dianteira também?

    Aos poucos a gente vai melhorando as viaturas, né?! Inclusive, estou em busca de um guincho como o seu, Ramsey 8500 ou 9000, pode ser Winch ou outra marca também. Se souber de algo...estamos aí!

    Abraços!
    Suzuki Sidekick 93/94 Manual 2" + 2", X-crawler 3.2, bloqueio traseiro Lock Right, Snorkel, rodas 15x8 -12 e Dunlop Gran Trek 31x10,5xR15!

  • #11
    Usuário
    Entrada
    20/11/2011
    Local
    Chapadão do Sul/MS
    Idade
    38
    Posts
    309
    Agradecimentos: 0
    Eu uso o Dif-loq na traseira, no começo é estranho, mas hoje ando na cidade sem problema algum. Eu lembro que quando comprei, o diflok ou lock right é indicado apenas para a traseira,o kaiser dá pra instalar na dianteira....mas é carinho.....rsrs
    Na verdade, tenho um certo receio de bloquear a dianteira com os pneus agressivos quase 33", mesmo com a carcaça do samurai acho que dá m.....o correto era adaptar o eixo do samuka rígido na frente....acabava o problema das homocinéticas e poderia bloquear á vontade.....iria fazer isso agora no começo do ano, adaptar eixos da hilux ou samuka, mas depois que entrei no mestrado acabaram as poucas horas que sobravam pra mim brincar com ele, ultimamente só uso pra ir no shoppis...rsrs....

    Do guincho, eu gosto do ramsey por que já fiz ele trabalhar até embaixo d´agua sem reclamar, mas eu acho o 8500 fraco as vezes, resolví com uma patesca.....vira um 17000....muito forte, tanto que no começo do ano arranquei uma roda! ahahaha

    Abraços,
    Citação Postado originalmente por Bruno Fiorese Ver Post
    Rainer e Tjflorindo, realmente percebi que turbinar ou adaptar o Supercharger do Fiesta (por exemplo) são modificações muito caras e o custo/benefício a longo prazo acredito não compensar. Já o filtro de ar esportivo K&N e um coletor dimensionado são opções bem mais interessantes finaceiramente e até em eficiência para o jipe, né. Vou fazer o pedido do filtro ainda hoje, obrigado pela ajuda de vocês, viu!

    A ideia de ter um outro jogo de pneus é o ideal mesmo, hein, tjflorindo. Vamos ver se sobra uma grana pra ter essa opção em casa. Sobre o bloqueio dianteiro, já comprei o jipe com esse acessório, só não sei te dizer se é um Kaiser ou o próprio LockRight. Mas já que você usa o Dif-Lok, não acha que dá pra adaptá-lo na dianteira também?

    Aos poucos a gente vai melhorando as viaturas, né?! Inclusive, estou em busca de um guincho como o seu, Ramsey 8500 ou 9000, pode ser Winch ou outra marca também. Se souber de algo...estamos aí!

    Abraços!
    Ex - Vitara 93 Automatic "Jaspion"
    TR4 2007 auto "Peppa Pig" - Da patroa ir no Shoppis
    A procura de um novo 4x4

  • #12
    Usuário
    Entrada
    20/11/2011
    Local
    Chapadão do Sul/MS
    Idade
    38
    Posts
    309
    Agradecimentos: 0
    Guincho que acho Top e não muito caro são os Work´s...tenho vários colegas que tem aqui só que grande, de 12, 14 mil libras pra cima.....puxa que é uma blz!!!
    Ex - Vitara 93 Automatic "Jaspion"
    TR4 2007 auto "Peppa Pig" - Da patroa ir no Shoppis
    A procura de um novo 4x4

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Motor 2.3 ohc mais potência
      Por jeep5 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 7
      Última resposta: 07/07/2013, 18:19
    2. Respostas: 1
      Última resposta: 08/09/2011, 09:05
    3. Vendo peças do motor Suzuki Sidekick 1.6 16V 92
      Por leozettel no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 12/11/2009, 18:19
    4. Respostas: 33
      Última resposta: 18/12/2007, 13:24
    5. Dicas para adaptação suspensão mais macia
      Por svlima no fórum Jeep Willys
      Respostas: 49
      Última resposta: 27/02/2007, 16:16

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade