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Convex Datacenter
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  • #1
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    Valvula IAC (Atuador de Marcha Lenta)




    Amigos, estou com um pequeno problema no meu GV.
    O carro está variando totalmente a aceleração, quando está na gasolina, em ponto morto ele fica variando até quase morrer, e quando está no GNV, ele morre mesmo com o carro andando.
    Estive hoje nos mecânicos que levo o carro e ambos levantaram a possibilidade de ser desgaste no atuador de marcha lenta. Gostaria de saber se alguém já teve esse tipo de problema.
    Só achei a peça na Suzucar (R$400 "semi-nova") e na autorizada da suzuki tem que encomendar (R$ 1300 a R$1600) e fora do Brasil (ebay) não consegui achar a peça nova.
    Preciso de uma luz para tentar resolver esse problema e botar a viatura na estrada novamente com segurança...

  • #2
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    Amigo. Primeiro fique calmo...e não va comprando peça porque o mecanico acha....

    Uma forma de você testar se é a IAC que esta com problema é:

    Com o carro funcionando em marcha lenta...tire o conector eletrico dela. Isso fará ela parar de funcionar aberta. Então o carro deverá ficar acelerado. Se o problema for nela você não vai sentir nenhuma variação na aceleração.

    Bem se o carro continuar a variar aceleração, é outra coisa.

    Se o carro parar ainda não condene a peça...isso porque ela pode apenas estar repondendo a um comando errado do modulo de injeção.

    Acho que antes de tudo você precisaria fazer uma manutenção de rotina:

    Limpeza do corpo da borboleta,

    Limpeza e TESTE dos bicos de injeção de combustivel,

    Troca das velas;

    Verificação dos cabos de velas;

    Teste das bobinas;

    Troca do filtro de ar;

    Troca do filtro de combustivel;

    bem além disso sugiro o teste:

    Da pressão da bomba de combustivel;

    Do sensor de posição da borboleta;

    Da sonda Lambda;

    Sensor Map e fluxo (acho que GV tem sensor de fluxo)

    Esses testes toda oficina especilizada em injeção sabe fazer e eles acusarão se algum destes componentes estão com problema. Os mexanicos da vida estão acostumados da por qualquer variação na marcha lenta manda trocar o atuador...o problema é que um generico de Gol custa 80 reais. Assim se errar não perde muito.

    Veja isso...e posta o resultado ai pra gente.
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  • #3
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    Bem, vamos lá...
    O que já foi feito:

    - Limpeza do corpo da borboleta: OK


    - Limpeza e TESTE dos bicos de injeção de combustivel: OK

    Troca das velas: OK

    Verificação dos cabos de velas: OK

    Teste das bobinas: Não

    Troca do filtro de ar: OK

    Troca do filtro de combustivel: Não ( mas não creio que seja pois o carro dá o mesmo problema no GNV e na Gasolina)

    Da pressão da bomba de combustivel: Não ( mas não creio que seja pois o carro dá o mesmo problema no GNV e na Gasolina)

    Do sensor de posição da borboleta: Não

    Da sonda Lambda: Não

    Sensor Map e fluxo (acho que GV tem sensor de fluxo): Trocado recentemente pois o sensor quebrou.

    Vou verificar os itens que não foram testados ainda antes de trocar o atuador.
    O atuador do Gol serve pro GV?? qual modelo/ano de Gol??

    Obrigado pelas dicas!!!

  • #4
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    Oi.não o atuador do gol não serve. Só o dele mesmo. Faça o teste que falei sobre desconectar o terminal e verificar o que acontece. Olhando assim de longe...fico entre a válvula de marcha lenta e a bobina.

    vlw
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  • #5
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por MATOSWR Ver Post
    Oi.não o atuador do gol não serve. Só o dele mesmo. Faça o teste que falei sobre desconectar o terminal e verificar o que acontece. Olhando assim de longe...fico entre a válvula de marcha lenta e a bobina.

    vlw
    Hoje fiz o teste e desconectei o plug do atuador, e não houve nenhuma alteração significativa na aceleração, mas na hora em que fiz o teste o carro não estava apresentando nenhum problema. Também fiz o mesmo procedimento com o sensor TPS e quando desconectei ele o carro perdeu aceleração e segundos depois ele ficou acelerado.
    Durante a semana vou parar o carro na oficina para passar o scanner e ver se acho a origem do problema, mas como a luz do Engine Check não acendeu em mom,ento algum, não sei se o scanner vai detectar. Quando o MAF quebrou, o Engine Check ficou aceso o tempo todo, mas agora nem da sinal.

  • #7
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    Eu estou torcendo para o problema ser no TPS, pois achei ele por 14 Obamas.... Enquanto o atuador novo sai por 1.300 dilmas e "semi-novo" na Suzucar sai por 400 dilmas

  • #8
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    Citação Postado originalmente por LeandroNV Ver Post
    Hoje fiz o teste e desconectei o plug do atuador, e não houve nenhuma alteração significativa na aceleração, mas na hora em que fiz o teste o carro não estava apresentando nenhum problema. Também fiz o mesmo procedimento com o sensor TPS e quando desconectei ele o carro perdeu aceleração e segundos depois ele ficou acelerado.
    Durante a semana vou parar o carro na oficina para passar o scanner e ver se acho a origem do problema, mas como a luz do Engine Check não acendeu em mom,ento algum, não sei se o scanner vai detectar. Quando o MAF quebrou, o Engine Check ficou aceso o tempo todo, mas agora nem da sinal.
    mas o check-engine deve ficar aceso o tempo todo!
    para fazer o teste e descobrir se tem algo errado deve-se fazer o teste.
    segue o link do procedimento:
    Vitara Cabrito
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  • #9
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    Primeira providência a ser tomada TIRA ESSA PORCARIA DE GNV!!!!!

  • #10
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    Se ouve uma respostas quando você tirou o cabo do sensor TPS é porque ele estava funcionando. Ou seja, o carro percebeu que ele foi desconectado. Seu carro deve ta com uma falha intermitente. Pode ser no atuador, como ele não sofreu alteração quando você desconectou. Falhas desse tipo as vezes são causadas por problema no chicote da injeção..ora oxidação em terminais ou fio quebrado. Um especialista deve testar todos os sinais com um multímetro automotivo antes de condenar os sensores ou válvulas.

    As vezes desconectando e limpando com limpa contato já resolve.!
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  • #11
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    Citação Postado originalmente por MATOSWR Ver Post
    Se ouve uma respostas quando você tirou o cabo do sensor TPS é porque ele estava funcionando. Ou seja, o carro percebeu que ele foi desconectado. Seu carro deve ta com uma falha intermitente. Pode ser no atuador, como ele não sofreu alteração quando você desconectou. Falhas desse tipo as vezes são causadas por problema no chicote da injeção..ora oxidação em terminais ou fio quebrado. Um especialista deve testar todos os sinais com um multímetro automotivo antes de condenar os sensores ou válvulas.

    As vezes desconectando e limpando com limpa contato já resolve.!

    Matos,
    Obrigado pelas respostas, você tá me ajudando bastante. Após ter feito os testes e mechido nos cabo, aparentemente o problema parou, o que me leva a crer que pode ser realmente um problema no chicote da injeção. Amanhã irei parar o carro no mecânico pra ele testar tudo e fazer uma revisão geral.
    Assim que ele resolver o problema passo aqui pra falar o que era.

    Wantuil,
    Enquanto eu tiver a necessidade de rodar muito, como rodo atualmente e não tiver grana pra comprar um 4x4 a diesel, continuo com o GNV, exceto se a "presidenta" resolver vender gasolina argentina aqui no Brasil.
    Gasolina argentina = gasolina BR - álcool = R$1,90
    GNV não é preferência é necessidade.

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