Uma forma de você testar se é a IAC que esta com problema é:
Com o carro funcionando em marcha lenta...tire o conector eletrico dela. Isso fará ela parar de funcionar aberta. Então o carro deverá ficar acelerado. Se o problema for nela você não vai sentir nenhuma variação na aceleração.
Bem se o carro continuar a variar aceleração, é outra coisa.
Se o carro parar ainda não condene a peça...isso porque ela pode apenas estar repondendo a um comando errado do modulo de injeção.
Acho que antes de tudo você precisaria fazer uma manutenção de rotina:
Limpeza do corpo da borboleta,
Limpeza e TESTE dos bicos de injeção de combustivel,
Troca das velas;
Verificação dos cabos de velas;
Teste das bobinas;
Troca do filtro de ar;
Troca do filtro de combustivel;
bem além disso sugiro o teste:
Da pressão da bomba de combustivel;
Do sensor de posição da borboleta;
Da sonda Lambda;
Sensor Map e fluxo (acho que GV tem sensor de fluxo)
Esses testes toda oficina especilizada em injeção sabe fazer e eles acusarão se algum destes componentes estão com problema. Os mexanicos da vida estão acostumados da por qualquer variação na marcha lenta manda trocar o atuador...o problema é que um generico de Gol custa 80 reais. Assim se errar não perde muito.
Veja isso...e posta o resultado ai pra gente.