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  • #1
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    Dúvidas Tracker 2008




    Boa noite, sou novo por aqui mas não nas trilhas, já comi muita lama de moto e jeep willys.
    Comprei essa semana uma Tracker 08 com 41.000km e depois de revirar o carro atrás de alguma manutenção vi que será apenas pastilhas de freio e as correias do ar condicionado, direção hidráulica e hélice (aparentemente são originais ainda).
    Como de praxe eu troquei o óleo e filtro de óleo mas estou com dúvida em relação ao óleo da caixa de transmissão e dos diferenciais, preciso trocar com quantos km?
    O carro está muito justinho, sem nenhum barulho e muito bom de dirigir mas gostaria de saber o que costuma se fazer com essa quilometragem.
    Se alguém puder me passar algumas dicas sobre esse carro agradeceria muito!
    Assim que o carro estiver revisado pretendo encarar alguma terra!
    Valeu, abraço!

  • #2
    Usuário Avatar de vmterra
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    Fala Henrique, primeiramente parabéns pela viatura, um excelente carro! 41K seu carro é Zero!!!!

    Quanto a manutenção, já trocaria os filtros de ar da Cabine, filtro de combustível e velas!! Não sei o quanto já leu aqui no fórum mas esse carro tem um cuidado especial no parafuso das bobinas das velas que enferrujam e isso faz com que eleve o consumo!

    Quanto aos óleos segue a tabela de quilometragem do manual da tracker!

    -especificacoes.jpg

    Qualquer dúvida sobre o carro é só falar, o pessoal aqui é 100%
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    Tracker 08/09
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  • #3
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    Primeiramente muito obrigado por responder!
    O carro realmente está bem novo, estou gostando bastante, ele nunca rodou em terra (uma pena para o antigo dono), ontem já tive a oportunidade de estrear o carro em uma pequena enchente embaixo da ponte cidade jardim. Quase todos os carros passando devagar pela faixa esquerda e eu não tive dúvida em colocar a viatura pra nadar.
    Os óleos eu só estou com dúvida em relação ao que li no site quando se diz Gl04 ou Gl05. No Manual não menciona nada, devo usar para eixos e transmissão o óleo com sigla Gl04?
    Quantos as bobinas vou verificar os parafusos.

    Valeu pela recepção!
    Abraço

  • #4
    Usuário Avatar de vmterra
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    Então... vamos lá

    A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa.


    A especificação API GL-5 é designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas (choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais).

    A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão ao invés do GL-4 irá gerar problemas de engate e “arranhamento” durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças.
    Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas.

    Então iria de GL-4 na Transmissão e no restante, Caixa de Transferência 4x4, Eixo dianteiro 4x4 e eixo traseiro GL-5

    Todos os óleos 80w90. Isso seria a minha opinião, mas vamos esperar mais e ver a opinião de outros colegas.
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  • #5
    Usuário Avatar de Esteves Junior
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    Citação Postado originalmente por vmterra Ver Post
    Então... vamos lá

    A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa.


    A especificação API GL-5 é designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas (choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais).

    A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão ao invés do GL-4 irá gerar problemas de engate e “arranhamento” durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças.
    Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas.

    Então iria de GL-4 na Transmissão e no restante, Caixa de Transferência 4x4, Eixo dianteiro 4x4 e eixo traseiro GL-5

    Todos os óleos 80w90. Isso seria a minha opinião, mas vamos esperar mais e ver a opinião de outros colegas.
    Resposta Sensacional. Digno de instrutor.
    parabéns

  • #6
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    Cara eu vou acabar trocando pois sou o segundo dono, mas conheço o primeiro.
    Eu fiquei com esse assunto na cabeça e olhei no manual da TR4 2011 que tem em casa e vi que lá eles recomendam a troca com 80.000km, e ainda por cima o volume de óleo é um pouco menor em todos os reservatórios. Eu sei que o carro é diferente mas a durabilidade do óleo não poderia mudar, certo ou errado Dr. Terra?

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Henrique_MudLover Ver Post
    Cara eu vou acabar trocando pois sou o segundo dono, mas conheço o primeiro.
    Eu fiquei com esse assunto na cabeça e olhei no manual da TR4 2011 que tem em casa e vi que lá eles recomendam a troca com 80.000km, e ainda por cima o volume de óleo é um pouco menor em todos os reservatórios. Eu sei que o carro é diferente mas a durabilidade do óleo não poderia mudar, certo ou errado Dr. Terra?
    Depende muito da especificação de cada óleo, mas provavelmente a TR4 deve ter especificação parecida com a Tracker
    O tempo depende também da garantia de funcionamento do fabricante. A mitsubishi garante os 80k.. ótimo!! A GM garante 40K, sou adepto nesse caso que é melhor pecar pelo excesso e fazer a troca nos 40k já que a montadora orienta! Não é uma regra e como disse a montadora não obriga, ela orienta, então vai de cada um, eu sigo o manual!
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  • #8
    Usuário Avatar de João Muraro
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    Citação Postado originalmente por vmterra Ver Post
    Depende muito da especificação de cada óleo, mas provavelmente a TR4 deve ter especificação parecida com a Tracker
    O tempo depende também da garantia de funcionamento do fabricante. A mitsubishi garante os 80k.. ótimo!! A GM garante 40K, sou adepto nesse caso que é melhor pecar pelo excesso e fazer a troca nos 40k já que a montadora orienta! Não é uma regra e como disse a montadora não obriga, ela orienta, então vai de cada um, eu sigo o manual!
    Boa noite Terra,

    E com relação as especificações do óleo do motor? Até hoje não observei um concesso, pois tem quem utilize o óleo mineral (20w50), outros preferem o semi-sintético (10w30...- eu utilizo esse atualmente) e tem também a opção pelos sintéticos. Como fica essa questão ???

    João

  • #9
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    Citação Postado originalmente por vmterra Ver Post
    Depende muito da especificação de cada óleo, mas provavelmente a TR4 deve ter especificação parecida com a Tracker
    O tempo depende também da garantia de funcionamento do fabricante. A mitsubishi garante os 80k.. ótimo!! A GM garante 40K, sou adepto nesse caso que é melhor pecar pelo excesso e fazer a troca nos 40k já que a montadora orienta! Não é uma regra e como disse a montadora não obriga, ela orienta, então vai de cada um, eu sigo o manual!
    Eu concordo com você, sempre sigo o manual mas a dúvida sempre fica...rs

  • #10
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    Terra nosso teacher!! kkk

    Então pra resumir, tudo 80w90

    Cambio - GL4
    Resto (4x4, diferenciais) - GL5

    Confere, "roger"?

    Vou fazer isso segundona tb!! kkk Cotei e não passaria de 200 Dilmas..

    [ ]s
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2,5", Roadcruza AT 245/60/18
    GVIII 10 2.0 AT 4x4 Lift 2,0", Dunlop ST 225/70/17

  • #11
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    Agora entendi, mas sem querer ser chato..rs no manual o óleo para a transmissão e caixa de transferência não são os mesmos (no caso GL-4)?
    Hoje estive na Suzucar para comprar as pastilhas de freio e lá me falaram que não há necessidade de realizar a troca antes de 60.000km pois o carro não foi utilizado em trilhas. Apesar de concordar com a teoria dele prefiro gastar a tal "200 Dilmas" como nosso amigo Chuva falou e GARANTIR que não terei problemas.
    Abraço
    PS: para constar comprei Pastilhas Japonesas marca Daiwa R$112,00 (mais macia)

  • #12
    Usuário Avatar de vmterra
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    É esse óleo é barato.... hehehehe Cofere!!!

    GL-4 e GL-5 são somente especificação API que nada mais é que quantidade de aditivos e detergentes que possui junto ao óleo assim como o nosso óleo do motor API SJ / SL / SM / SN

    No caso seriam todos 80w90 com a diferença do API blz?

    É bom trocar assim você já fica tranquilo e tem certeza que está tudo zero! E se seguir o manual ele pede a troca com 40K
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