Postado originalmente por
Nivaldo Jr.
Fernando,
dei uma olhada no youtube, e pelo menos os vídeos que assisti, a impressão que deu foi que a estrada só fica daquela forma no período chuvoso. Desse jeito, a trilha torna-se do tipo "pesada", e fica impraticável para o 4All.
Mas não pense que é uma questão de pegar o 4Sport, tirá-lo da CSS, e jogá-lo naquele tipo de trilha

. Pelos vídeos que assisti, até mesmo o 4Sport precisará de adaptações para enfrentar aquele tipo de trilha. De cara, já te adianto: protetor de cárter (metálico), protetor de tanque, pneus MUD 235 (o que vem nele é o 215), para-choque metálico com base interna de guincho, guincho elétrico e por aí vai! Ou seja, você realmente terá que está pronto. Caso você pense em enfrentar trilhas desse tipo, então não há o que se pensar: é 4Sport, e depois gastar mais um pouquinho para deixá-lo 100%! E lembre-se de nunca enfrentar uma trilha desse tipo sozinho.
No meu caso, havia me decidido comprar um 4Sport. Mas quando o vi de perto na CSS, confesso que não me agradei da carenagem dele; achei um pouco desproporcional mesmo com os pneus MUD 215. Também não gostei do fato do snorkel não se destacar do carro, por ser da mesma cor da carroceria (pode parecer coisa de doido, mas cada doido tem suas manias...

). Como sempre quis ter um jipe como carro único, mas a curto prazo, não tenho mais intenção de participar de trilhas consideradas pesadas, achei que o 4All serviria bem. E de fato está servindo

.
Coloquei os MUD nele, pois ainda faço trilhas mais leves; e sabemos que não adianta ter tração nas 4, se o pneu não for adequado!
O snorkel, além de deixar o visual da viatura mais bonito, diferenciando-o, é extremamente útil em uma cidade como Recife, que costuma alagar a partir do mês de maio, e vai me permitir atravessar alagadiços com segurança. É como um amigo meu costumava dizer: "snorkel é como camisinha, é melhor ter e não precisar, do que precisar e não ter!"
Detalhe: a minha intenção era só de comprá-lo na segunda quinzena de 2014. Adiantei os planos, pois não queria um jipe com ABS e AB!
Sds.