Boa tarde a todos!
Sou novo membro aqui no fórum e hoje mesmo compramos um Niva 91 Branco, que foi direto do estacionamento onde compramos para uma revisão geral e também tirar um barulho do esticador da corrente do motor.
O carro está em muito bom estado, com manual do proprietário, jogo de ferramentas original, 93 mil KM rodados originais.
Começo minha participação aqui com uma dúvida. A pessoa de quem compramos o Niva nos relatou um problema o qual ele teve com um outro Lada Niva que ele possuía.
E contou o seguinte: Esse Niva que ele tinha apresentava um problema quando andando no asfalto (somente no asfalto). Após andar um trecho com o carro era impossível engatar marchas e o carro ficava "travado". Então, resolveu fazer um teste. Após andar com o carro dentro de uma oficina até "travar", ele ergueu o carro em um elevador, onde conseguiu desvendar esse suposto problema. Assim q o carro saiu do chão a roda rodou em sentido contrário, aliviando a "tensão" no diferencial; tensão essa que teoricamente foi gerada pelo fato do pneu dianteiro que tinha medida menor devido ao desgaste natural, onde consequentemente a diferença de perímetros fez com que o diferencial dianteiro girasse mais do que o traseiro travando a caixa de marchas e tudo mais.
Esse problema nao se manifesta em off-road pois essa diferença é compensada pelo patinar das rodas na terra.
Procede?
Devo tomar cuidado com a diferença de perímetros nos pneus ou é pura baboseira? Algum dos amigos aqui já teve esse tipo de problema ou algo parecido?