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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de rbrunato
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    sao jose dos campos/SP
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    Problema cronico nos retentores de Cambio dos Suzukis




    Pessoal, bom dia.
    Tive um pequeno problema de vazamento no retentor do conversor de torque do meu Vitara e o carro já esta devidamente parado na oficina para a troca deste retentor.
    Meu mecânico disse que este é um problema bastante comum nos Vitaras e Samurais quando atravessam terrenos encharcados, com aquela lama que parece uma pasta.
    Na água ou no barro mais grosso este problema não ocorre, porém a lama esta com aquela textura de patê (rsrs) é mortal para os retentores do conversor e da direção.
    Fiz uma pesquisa aqui no fórum e percebi que os problemas nos retentores realmente são comuns com os Suzukis.

    Então, será que alguém já se cansou de trocar retentores e conseguiu bolar alguma forma de protege-los deste tipo de agressão?
    Sei lá, uma proteção ou algum reforço qualquer que previna esta lama de chegar tão facilmente até eles...

  • #2
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    Amigo, eu to exatamente com o mesmo problema!

    fiz uma trilha a duas semanas em uma represa que tinha estourado e só ficou a lama (parecia um chocolate derretido) rsrsrs

    Já sai de lá com o cambio vazando óleo!

    Citação Postado originalmente por rbrunato Ver Post
    Pessoal, bom dia.
    Tive um pequeno problema de vazamento no retentor do conversor de torque do meu Vitara e o carro já esta devidamente parado na oficina para a troca deste retentor.
    Meu mecânico disse que este é um problema bastante comum nos Vitaras e Samurais quando atravessam terrenos encharcados, com aquela lama que parece uma pasta.
    Na água ou no barro mais grosso este problema não ocorre, porém a lama esta com aquela textura de patê (rsrs) é mortal para os retentores do conversor e da direção.
    Fiz uma pesquisa aqui no fórum e percebi que os problemas nos retentores realmente são comuns com os Suzukis.

    Então, será que alguém já se cansou de trocar retentores e conseguiu bolar alguma forma de protege-los deste tipo de agressão?
    Sei lá, uma proteção ou algum reforço qualquer que previna esta lama de chegar tão facilmente até eles...
    Ex - Vitara 93 Automatic "Jaspion"
    TR4 2007 auto "Peppa Pig" - Da patroa ir no Shoppis
    A procura de um novo 4x4

  • #3
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    Vou pegar um gancho na sua pergunta, para saber melhor sobre o torque dos vitarinhas:

    Estou com o meu a 8 meses, e meu vitara so sobe morros de 1ª. Pede 2ª, mas tenho que voltar pra primeira marcha, Enquanto o o corda 1.0 daqui de casa, sobe tranquilamente de 2ª ou 3ª marcha. O que pode ser?

  • #4
    Usuário Avatar de rbrunato
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    sao jose dos campos/SP
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    Citação Postado originalmente por Brunomarinhoadm Ver Post
    Vou pegar um gancho na sua pergunta, para saber melhor sobre o torque dos vitarinhas:

    Estou com o meu a 8 meses, e meu vitara so sobe morros de 1ª. Pede 2ª, mas tenho que voltar pra primeira marcha, Enquanto o o corda 1.0 daqui de casa, sobe tranquilamente de 2ª ou 3ª marcha. O que pode ser?
    Brunomarinhoadm, estamos falando de uma subida em trilha ou uma ladeira na cidade?
    Se for na trilha, engate a reduzida e manda bala!
    Na cidade, sinto muito, mas o vitara apesar de 1.6, tem apenas 81cv, ou seja, esta na média dos motores 1.0 de hoje em dia e com um peso, arrasto aerodinamico e resistencia (atrito) maiores.
    Assim não tem milagre, a nao ser trocar o motor por um AP.
    Aí um AP2.0 teria 125cv, bem melhor. rs

    Mas este tópico esta tratando de Retentor, não torque.

    Alguém teria alguma solução para proteger os retentores dos patês, chocolates e afins?

  • #5
    Fiz muita trilhas no amazonas em lama de todo tipo!
    Eu comprava retentores a granel
    Mas os da marca Sabó costumam durar mais tempo!
    SW4 1999 3.0D (Drive a legend!) Ex-Samurai, 93 "Delicado" - X-Crawler in side - Ex-Vitara Oz, 92 (Australia) Ex-Niva, 92 "Mercúrio"

  • #6
    Usuário Avatar de nanito
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    Bah, eu tive esse problema no meu antigo Vitara. Cheguei a procurar aqui no fórum algum tópico sobre isso, mas não encontrei e acabei vendendo a viatura.

    Tinha recondicionado todo o câmbio, estava zerado. Fiz uma trilha, peguei barro, uma semana depois vi que estava pingando um pouco de óleo. Liguei pro mecânico e ele falou que não era tão problemático pingar algumas gotas, que na outra semana ele veria isso. No final de semana resolvi ir pra praia, e no meio da estrada o carro simplesmente perde a tração, acelero e não anda. Parei o carro e comecei a sentir aquele cheirinho de ATF, desci do carro, tava escuro, botei uma lanterna embaixo e vi aquele reflexo de litros de óleo escorrendo. O câmbio simplesmente saiu do lugar. Apavorante.

    Levei no mecânico, ele abriu tudo de novo (na garantia), tudo certo, sem problemas. Montou e colocou um retentor novo. Depois disso não fiz mais trilhas, mas ele chegou a me dizer que isso estava acontecendo em vários Vitaras que vinham pra ele. Ele até ia trocar a marca do retentor.
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #7
    Usuário Avatar de rbrunato
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    sao jose dos campos/SP
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    Citação Postado originalmente por Mineiro do Cerrado Ver Post
    Fiz muita trilhas no amazonas em lama de todo tipo!
    Eu comprava retentores a granel
    Mas os da marca Sabó costumam durar mais tempo!
    Ô Mineiro, e você nunca tentou bolar com o seu mecânico uma forma de proteger os retentores?
    Meu mecânico disse que há uma espécie de caixa de ventilação que pode ser fechada com silicone, o que diminuiria a exposição do retentor do conversor de torque e consequentemente diminuiria as chances de futuros problemas.
    Mas não é algo definitivo e precisaria ser testado. Vamos ver se será possível fazer isso e se vai funcionar...

  • #8
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    rbrunato,

    Alguma novidade sobre a adaptação?
    Meu vitara tá la em casa encostado ainda, meu mecanico tá enrrolado com outras viaturas lá e não arrumei até agora o retentor do conversor.

    Abraço,
    Ex - Vitara 93 Automatic "Jaspion"
    TR4 2007 auto "Peppa Pig" - Da patroa ir no Shoppis
    A procura de um novo 4x4

  • #9
    Usuário Avatar de rbrunato
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    sao jose dos campos/SP
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    Citação Postado originalmente por tjflorindo Ver Post
    rbrunato,

    Alguma novidade sobre a adaptação?
    Meu vitara tá la em casa encostado ainda, meu mecanico tá enrrolado com outras viaturas lá e não arrumei até agora o retentor do conversor.

    Abraço,

    Até o momento, nenhuma novidade.
    Existe uma caixa de refrigeração do cambio que tem alguns furos que poderiam ser tampados com silicone para evitar o contato direto com o barro, mas apenas ajudaria, não resolveria.
    Fora isso, creio que a saida é lavar o carro sempre logo após a trilha, não deixando o barro secar nos retentores.

  • #10
    Brunato,

    Devo desmontar a T-case e ai vou olhar se cabem dois retentores. O Original e um mais estreito com silicone ou vaselina entre eles.

    Vamos ver se dá certo... por hora é só uma idéia que tive ao desmontar o eixo traseiro. Preciso ver se vai haver espaço.

    Se der certo te aviso...
    SW4 1999 3.0D (Drive a legend!) Ex-Samurai, 93 "Delicado" - X-Crawler in side - Ex-Vitara Oz, 92 (Australia) Ex-Niva, 92 "Mercúrio"

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