Bom dia Galera, tudo bem?
Primeiramente deixa eu fazer uma breve apresentação, sou Analista de Sistemas, tenho 28 anos, moro em Curitiba e meus hobbys são Pesca Esportiva (Principal) e Tiro Esportivo c/ carabinas de AR (Namoro novo). O motivo da aquisição de um 4x4 não é utilizá-lo na trilha e sim que tenho um barco, passando por situações que preciso tirá-lo de rampas íngrimes, onde o 4x4 me faz falta.
Adiquiri está semana minha Tracker 2008 C/ 78.000 KM, achei muita informação aqui no fórum sobre o carro. Inclusive lí bastante sobre ele antes de comprá-lo.
Este tópico tem muito informação - http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...anutencao.html (Gm tracker - somente tópicos de manutenção)
Vou fazer as trocas que todo carro usado precisa (4x4 tem algumas diferenças). Seguem elas abaixo, e após os ítens tenho algumas dúvidas.
Oleo Motor
Óleo Transmissão (GL-4)
Óleo Reduzida (GL-4)
Óleo Diferencial (GL-5)
Filtro Óleo
Filtro Ar do motor
Filtro Combustível
Filtro Ar Condicionado e Gas (Isto não vou fazer, tem nota de que foi feito à 6 meses)
Fluído Freio
Fluído Radiador
Correia Poly-V (Grande)
Correia da hélice (Pequena)
Revisão de freios (Disco, Pastilha e Lonas)
Agora tenho umas dúvidas galera, sobre o óleo e filtro do Motor.
Óleo do motor no Manual indica a troca à cada 5.000 KM, no caso de uso severo (Cidade). O Antigo dono utilizava 5w40 (Sintético), eu vou colocar 10w40 (Semi-Sintético ou Sintético, de acordo com as dicas).
Em conversa com a loja de lubrificação, a pessoa que atende indicou que utilizando um óleo melhor, pode-se rodar uma quilometragem maior.
Lubrax Tecno 10w40 (Semi-Sintético) - Troca c/ 7.000 km
Motul 4100 10w40 (Sintético) - Troca c/ 10.000 km
Estes valores de quilometragem procede?
Agora sobre os filtros. O pessoal indica varios modelos aqui no fórum (seguem eles abaixo), acredito que por terem a mesma rosca! Porém a presurização / filtragem é a mesma? Não prejudicaria o carro?
Mann Filter W7 Multi 3/4S (R$ 11,00)
Fram PH4967 (R$ 37,00)
Fram PH2951 (Original indicado pela FRAM) (R$ 35,00)
TECFil PSL-145 (R$ 12,50)
De antemão agradeço a atenção com as ajudas referente aos óleos. Se a quilometragem de troca for exatamente a do manual 5.000 km (tendo em vista que pretendo ficar com o carro por 5 anos), vou colocar o Lubrax Tecno mesmo.
Abração à todos.
Gilmar