Boa tarde pessoal,
Há mais de um ano venho pesquisando aqui e em outros sites sobre Suzukis Vitara e Grand Vitara e sobre o aspecto consumo minhas pesquisas me mostraram que o consumo médio para o Grand Vitara 1.6 2P manual gira em torno de 7 a 8 Km/l cidade.
Comprei Grand Vitara 1.6 1999 2P Manual com 175.000 Km, e levei numa oficina em Guarulhos (não especializada em 4x4) para revisão geral. O resultado seria: vazamento óleo caixa direção e talvez no motor (podendo ser as marcas do motor do óleo evaporado da caixa caixa de direção), velas sujas/ruins e no mais umas coisinhas poucas. Como prevenção me recomendaram umas preventivas que eu já pretendia mesmo fazer até abril próximo: correia dentada (apesar da correia não estar apresentando ressecamento, não sabemos quanto já rodou), limpeza de bicos e descarbonização do motor (estes dois últimos ao custo aproximado de R$ 400,00/450,00.
Sei que muitas das indicações de limpeza de bicos/descarbonização do motor são desnecessárias (inclusive o ótimo post do leo cabral que reproduz um artigo do Solonel Jr http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...olonel-jr.html (Limpeza do Bico Injetor ( fim da enganção ) , por Solonel Jr)), mas até considerei programar a realização do serviço pela km rodada. Mas nas últimas 3 semanas comecei de fato a abastecer e acompanhar o consumo do carrinho e isso me pois em dúvida. Na primeira semana abasteci gasolina aditivada, só rodei um pouco na cidade, mas usei muito o rádio com motor ligado, e deu média de 8,5 Km/L). Nas duas últimas semanas estou fazendo com gasolina comum aproximadamente 10 Km/L misto ( 30% estrada 70% cidade), de Guarulhos (Via Dutra) São Paulo (Av. Paulista - vidros abertos/ar desligado) e fiz 13,5 Km/l estrada ( Guarulhos - Aparecida - Guarulhos via Dutra - vidros fechados/ar desligado/ média 80 Km/H), eventualmente o carro (principalmente quando frio) parece não ter força para para subidas, necessitando usar marcha baixa 1ª ou 2ª. Fico em dúvida se realmente poderia ser necessária a limpeza de bicos/descarbonização do motor, pois me parece que o consumo está muito bom, não aparentando que o motor esteja "sofrendo" com uma situação de "sujeiras" acumuladas. A questão das velas já estava mesmo em meus planos pois como havia dito pretendo até abril fazer a troca daqueles componentes do famoso "Kit Revisão" comercializado pela Suzucar.
As questões:
Será que realmente seria interessante a execução de limpeza bicos/descarbonização motor?
O consumo parece bom para quem conhece o carro há mais tempo?
Agradeço a toda orientação que receber.