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    17/01/2007
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    Exclamation Limpeza do Bico Injetor ( fim da enganção ) , por Solonel Jr




    Este artigo que reproduzo abaixo é de autoria de solonel Jr. e esta no mail list do Suzuki.net .

    Achei bastante interesante e resolvi postar para os colegas do Forum



    Para reflexão e quem sabe, contestações.
    SolonelJr
    São Luis - MA



    Sempre se questiona a limpeza de uma peça que recebe a passagem de "gasolina.O que poderia limpar mais do que gasolina?

    Notícias

    Limpeza indevida dos bicos injetores é golpe. Saia
    dessa.
    Em todo o Brasil está sendo praticado um verdadeiro assalto ao bolso do
    consumidor. É que algumas oficinas estão apelando para o antes que seu carro falhe e lhe deixe na mão, submeta-o a uma limpeza dos bicos injetores. Outras incluem o “serviço” na conta do cliente, que levou o carro para uma checagem geral, sem ao menos consultá-lo

    Tenha cuidado, pois a limpeza das válvulas injetoras somente é necessária em alguns casos específicos. Saiba quais são esses casos, como funciona esse componente e a opinião de algumas montadoras de automóveis e fabricantes de bicos.

    O que é bico injetor

    É um componente do sistema de alimentação do motor. A válvula injetora, que é chamada popularmente de bico, tem a função de pulverizar o combustível no coletor de admissão ou diretamente na câmara de combustão. Nos motores à gasolina, os bicos funcionam por meio de eletroímãs, comandados por uma central eletrônica. São componentes de extrema precisão, pois dosam o combustível de acordo com a necessidade do motor, desde a marcha lenta até os regimes de potência máxima.

    Magneti Marelli

    Segundo Eduardo A. Campos, gerente comercial da empresa fabricante de
    válvulas injetoras, não há necessidade de limpeza preventiva dos bicos.
    Somente recomendamos que, nas revisões programadas pelo fabricante do carro, seja verificados os parâmetros de funcionamento dos injetores. Se não houver nenhum inconveniente, não é necessária a limpeza, esclarece.

    Bosch

    A Bosch, fabricante de válvulas, faz distinção entre “bicos novos”
    (produzidos a partir de 1996) e “antigos” (fabricados antes de 1995). Os
    antigos são suscetíveis à formação de depósitos e, na ocasião, o combustível brasileiro, de má qualidade, potencializava o problema. Os novos não têm necessidade de espécie alguma de limpeza.

    Fiat
    A limpeza não é um item da manutenção preventiva programada. Ela é
    recomendada somente quando há problema de funcionamento irregular do motor, esclarece Carlos Henrique, engenheiro da Fiat Automóveis.

    Volkswagen
    Segundo Paulo Sanches, gerente de assistência técnica daquela montadora, a VW não recomenda a limpeza, como manutenção preventiva. Somente se o carro apresentar alguma anomalia e, mesmo assim, depois deuma verificação completa no sistema de injeção.

    General motors
    A GM do Brasil não recomenda a limpeza dos bicos injetores e esse
    procedimento não consta no plano de manutenção preventiva dos veículos
    Chevrolet.

    Ford
    Também não recomenda a limpeza dos bicos em quilometragem alguma, sob a alegação de que os mesmos são autolimpantes. É a única montadora que explica isso no Manual do Proprietário do carro.

    Quando fazer

    Algumas montadoras e os dois fabricantes de válvulas injetoras citaram
    alguns casos nos quais a limpeza dos bicos poder ser recomendada, mesmo
    assim depois de um diagnóstico mais completo.
    Um deles é o abastecimento prolongado com combustível adulterado, cujos
    sintomas são:
    funcionamento irregular do motor, consumo elevado, perda de potência ou
    dificuldade de partida a frio. Outro problema corriqueiro é o entupimento do
    bico, devido ao acúmulo de partículas no seu filtro ou bloqueio (aberto ou
    fechado), provocado pela entrada de corpos estranhos em seu interior.

    Tipos de limpeza
    Os bicos podem ser limpos de duas formas, a saber: com o sistema montado ou desmontado. A limpeza, no primeiro caso, é feita por meio de um líquido, que é injetado na galeria, com o motor em funcionamento. No segundo, é feita com os bicos desmontados. Nesse caso, o engenheiro Eduardo Campos, da Magneti Marelli, recomenda que, além das válvulas, também sejam limpos os componentes periféricos que tenham contato com as mesmas (galeria de combustível, também chamada de flauta ou fuel rail; coletor de ar; cabeçote do motor, no caso do bico estar montado fora do coletor de ar; e reguladorde pressão). Segundo os engenheiros da Bosch, o método que apresenta melhores resultados é o de limpeza por ultra-som.


    Bico injetor - Fim da picaretagem?
    Boris Feldman - Estado de Minas Montadora afirma ser desnecessária a limpeza de bicos, desmascarando concessionárias que a incluem nas revisões periódicas.Está mais complicado as oficinas das concessionárias enganarem seus clientes ao incluir a "limpeza de bicos injetores" na relação de serviços das revisões periódicas, pois já há pelo
    menos uma montadora afirmando objetivamente, no manual do proprietário, que a operação é desnecessária.

    A receita para o faturamento desonesto é simples: como o automóvel deve ser levado à oficina autorizada para uma revisão "gratuita" sob pena de perder a garantia do fabricante,
    os recepcionistas (consultores técnicos) são instruídos a incluir - entre os
    itens previstos no manual - outros serviços rigorosamente desnecessários,
    como a tal limpeza de bicos. Outros preferidos das concessionárias são a descarbonização (que algumas chamam de descontaminação) do motor, higienização do ar-condicionado, limpeza do sistema de refrigeração, troca do fluido de freio, reaperto geral, lubrificação de portas e maçanetas, etc.
    Alguns devem ser realizados de fato, mas jamais na revisão de 10 ou 15 mil
    quilômetros. A limpeza de bicos e a descarbonização, por exemplo, raramente são necessárias.
    A conseqüência desta enrolação é que uma revisão obrigatória, que deveria
    custar cerca de R$ 200 a R$ 300, acaba beirando ou ultrapassando os R$ 1 mil

    Reprodução/Manual da Ford
    Conforme manual do Ford Focus Flex, limpeza de bicos é dispensável.
    No manual As oficinas das concessionárias, para convencer os motoristas a
    aprovar o serviço, costumam alegar que a recomendação parte da própria
    montadora. Como ninguém confere no manual se o item está relacionado ou não,o serviço acaba sendo autorizado.
    Mas agora, pelo menos uma montadora, a Ford, preocupou-se com o bolso do consumidor e resolveu ser objetiva em seu manual, afirmando expressamente não ser necessária a limpeza de bicos injetores nas revisões periódicas, pois eles são autolimpantes. A explicação dos engenheiros das montadoras é que os bicos (o nome técnico é válvula injetora) são submetidos a pressões elevadíssimas na passagem do combustível e, por isso, é difícil ou quase impossível a formação de resíduos em seu interior. Afirmam também que existe de fato a possibilidade de problemas nos bicos, mas que, neste caso, a solução é quase sempre sua substituição. Além disso, a eventual limpeza de bicos só é necessária caso o motor apresente um problema de desempenho: difícil de pegar, marcha lenta irregular ou com variação de rotações. E nunca "preventivamente", como insinuam os consultores.

    E as outras?
    Se vale para a Ford, vale para as outras montadoras, por um simples
    raciocínio: existem duas grandes fabricantes de sistemas de injeção (que
    incluem os bicos) no Brasil, a Bosch e a Magneti Marelli. Que fornecem para a Ford e também para outras marcas. Portanto, a observação da Ford em seu manual vale para praticamente todos os demais modelos.
    Quando um automóvel é levado para a revisão periódica e a concessionária
    inclui no orçamento algumas operações não previstas pela montadora, o dono deve negar e não autorizar sua execução, para evitar pagar por um serviço totalmente desnecessário. Se a oficina insistir, basta pedir que seja verificada a relação oficial de itens prescritos para a revisão.

    Empurroterapia
    Muitas concessionárias aplicam uma fórmula simples de estimular os
    recepcionistas da oficina a empurrar serviços desnecessários no momento em que o carro é levado para a revisão: eles são comissionados pelo faturamento conseguido à custa do desconhecimento do cliente. A limpeza de bicos é justificada pela gasolina adulterada e a descarbonização (ou
    descontaminação") fica por conta do excesso de enxofre ou do óleo
    lubrificante. Até na hora de receber o carro zero quilômetro o cliente é vítima de golpe baixo: é quando se tenta enganá-lo com o "espelhamento" da pintura, totalmente inútil e que prejudica a camada protetora aplicada pela montadora quando o carro deixa a linha de montagem

  2. #2
    Usuário Avatar de pauli
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    14/07/2008
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    Valeu LEO CABRAL pelo seu post, pois, já estava até agendado uma limpeza preventiva dos bicos de uma fiorino

  3. #3
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    18/12/2004
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    Li tbem uma vez que alguns fabricantes estão desenvolvendo bicos revestidos de teflon, justamente para evitar a empurroerapia e a necessidade de limpeza dos bicos! , mas como as concessionarias estão ganhando rios de dinheiro , com a venda de muitos carros , ai sabem como é querem ganhar a qquer custo mais dinheiro ( nada contra) desde que hovessem parametros corrretos! . Lendo materias em revistas especializadas muitos carros sofrem " danos !" devido a má qualidade de seus concessionarios em executar um diagnostico preciso e correto no carro
    Abraços

  4. #4
    Usuário Avatar de Zegenesio
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    05/02/2009
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    Thumbs up Limpeza de bicos

    Aprovo o tópico e estou com o Leo no que foi dito.
    Obrigado em nome dos leigos aqui do forum.

  5. #5
    Usuário Avatar de Angelo Pamplona
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    Valeu pelo esclarecimento!!!!!!!!
    Land 110 2003 2.8 Power Stroke. Willys cj5 79 4.1,clark 4m, quincho Ekron,bloqueio Duplo, suspensão Toyota com jumelos revolver,eixos flutuantes HD.

  6. #6
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Bosch

    A Bosch, fabricante de válvulas, faz distinção entre “bicos novos”
    (produzidos a partir de 1996) e “antigos” (fabricados antes de 1995). Os
    antigos são suscetíveis à formação de depósitos e, na ocasião, o combustível brasileiro, de má qualidade, potencializava o problema. Os novos não têm necessidade de espécie alguma de limpeza.
    Fiz um curso de injeção eletronica em 1998 (na época, sistema motronic) e o técnico da Bosch disse essas mesmas palavras quando foi questionado sobre limpeza de bicos.

    Eu tenho o equipamento aqui na Retífica mas só é utilizado nos casos citados no texto e também usamos pra medir a vazão de bicos modificados que são instalados em carros de arrancada.

    []'s

  7. #7
    Usuário Avatar de valdir rainer
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    Falo a mesma coisa para os meus clientes,mas tem que tomar cuidado em como falar isso para uma pessoa nova que chega na oficina,ja tive caso de falar para a pessoa que não se deve limpar os bicos sem que eles estejam com algum problema,e ele achou que eu não iria fazer um serviço completo,porque alguem disse a ele que teria que ser feito, digo mais até em carburadores eu acho que se deve limpar só quando está com algum problema.
    Tem muita gente que acha que o carburador está sujo por fora,tem ser desmontado e limpo.
    Carburador ,quanto menos se mexe é melhor.

  8. #8
    Usuário
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    26/08/2009
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    machado/MG
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    limpeza debicos

    quando se esta na mãos de profissionais honestos que só fazem o serviço na real necessidade é um serviço de real importancia sim , basta para isto vizualizar a equqlização na propria maquina e depois no scanner , agora afirmar que nunc é preciso eu acho um absurdo , em vez de uma limpeza de se gasta ai 120,00 nos 4 bicosmas revisão do sistema d einjeção , vc trocar a valvula injetora num custo muito maior , qundo a simples limpeza resolve o problema , eu acho que este tipo de infomação é justamente para se retirar mias dinheiro do bolso d eleigo que d eposse desta informação nã deixa fazere a limpeza mas deixa trocar a peça, por isto eu digo , medico , farmaceutico e mecanico sempre temos que ter um como amigo .




    Citação Postado originalmente por valdir rainer Ver Post
    Falo a mesma coisa para os meus clientes,mas tem que tomar cuidado em como falar isso para uma pessoa nova que chega na oficina,ja tive caso de falar para a pessoa que não se deve limpar os bicos sem que eles estejam com algum problema,e ele achou que eu não iria fazer um serviço completo,porque alguem disse a ele que teria que ser feito, digo mais até em carburadores eu acho que se deve limpar só quando está com algum problema.
    Tem muita gente que acha que o carburador está sujo por fora,tem ser desmontado e limpo.
    Carburador ,quanto menos se mexe é melhor.
    nenê mecânico
    machado
    minas gerais


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