Pessoal, este final de semana fui a Castelhanos. A trilha acabou, em momento nenhum precisei andar tracionado no 4x4.
Mesmo assim, fiquei na dúvida quanto ao uso ou não da reduzida.
O carro estava com 4 pessoas, e a estrada com bastante trânsito de bikes, motos e outras viaturas...não dava pra desenvolver.
Fiz o trajeto todo em primeira e segunda marcha e quando parei senti cheiro de embreagem queimada.
Em primeira marcha o giro do motor ficava entre 3500 e 4000 rpm e, às vezes, incomodava um pouco, mas quando tentava jogar segunda marcha o giro caia muito, na casa dos 2000 rpm, tendo que voltar rapidamente para primeira.
Ou seja, primeira sobrava e segunda faltava...
O trajeto completo tem uns 20km de muita subida e descida e, atualmente, pouca lama ou outros obstáculos.
Numa situação dessas, seria correto rodar 100% na reduzida, tentando escalonar melhor o câmbio?
Ou o correto seria 1° e 2° normal, com um pouco mais de giro?