Powered by vBulletin

Modificação, JIMNY4 all --> JIMNY4 sport, possível?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 06/05/2014, 11:30
    fernand8
    Bom dia a todos.
    Sou novo no fórum mas tenho lido atentamente muita informação nos últimos meses.
    Também estou com planos de realizar algumas pequenas alterações no meu Jimny, um 4ALL, mas de maneira que não fuja muito na originalidade e não comprometa a flexibilidade de utiliza-lo como meu carro do dia a dia.
    Tenho pensado em um body lift, pneus 215/75 MUD e talvez um alargador de roda.
    Não estou encontrando no fórum informações sobre o body lift. O 4Sport tem 1" de lift de chassi, é isso?
    Encontrei na internet apenas lifts de 2", o que devo esperar de alteração no comportamento do carro?
    Seria mais recomendado 1" ao invés de 2"?
    E com relação ao alargador de roda, alguma experiência para compartilhar?

Abraços e desculpem pela primeira mensagem recheada de perguntas!
  • 12/05/2014, 12:20
    Ha1000ton
    5 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Cláudio MCZ Ver Post
    Olá Milton,
    Voce trocou o parachoque pelo original do 4sport, correto?
    onde comprou e qual o preço?
    Foi necessário algum complemento, tipo suporte ou outros?
    Como ficou na lateral, ou seja, o encontro do novo parachoque com os alargadores originais?
    Se possível, poste fotos.
    Saudações,
    Claudio.

Fale Cláudio, desculpe a demora.

Voce trocou o parachoque pelo original do 4sport, correto?
    Sim, troquei apenas o dianteiro pelo original do 4sport. Em breve, troco o traseiro.

onde comprou e qual o preço?

Comprei na concessionária mesmo, perguntei só para saber, e me surpreendi com o preço: R$ 193,00. Comprei!

Foi necessário algum complemento, tipo suporte ou outros?

Sim, precisa de apenas 2 suportes de ferro para fixá-los. Custou uns R$ 50,00 os 2 suportes.

Como ficou na lateral, ou seja, o encontro do novo parachoque com os alargadores originais?

Ficou feio! Precisa daquele acabamento tipo mini-pára-choque, onde fica o guincho. O original do 4sport, só o "tampão" é de plástico e custa quase R$ 300,00. Não comprei. Prefiro mandar fazer de chapa de aço aproveitando e fazendo o peito de aço.

(Já vi aqui no fórum que um amigo trocou só o pára-choque e mandou fazer de fibra (eu acho) um acabamento desse "buraco" que fica entre o pára-choque o alargador. O dele ficou bem bacana).

Na verdade após a troca também é necessário pintar de preto fosco a parte que fica escondida atrás do pára-choque original do ALL/HR. Com a troca do pára-choque, agora ela fica exposta e é da cor do veículo, dá a impressão que tá sem pára-choque. 2 amigos viram o jimny e me perguntaram se estava sem pára-choque (eram acostumados a ver o o pára-choque original).

Vi que a parte que fica exposta do 4sport é da cor preta. Dando um destaque só para o pára-choque.

Vou trocar o pára-choque traseiro e providenciar o restante do kit (alargadores do pára-lama e frisos laterais). Com a troca do traseiro é necessário mudar a fiação do pisca (que vai para cima), luz de ré (que vai para baixo), luz de neblina (que vai para o lado direto).

Pára-choque traseiro: R$ 366,00
    Luz de ré: R$ 62,00
    Luz de neblina: R$ 62,00
    Refletor: R$ 9 cada. R$ 18,00 os 2 lados.

Sinceramente, achei os pára-choques bem barato. Agora os kit de alargadores + frisos... Se não me engano dava mais de 4 mil. Era um preço absurdo.

A troca do dianteiro é bem fácil e simples. O mais chato é marcar e furar o pára-choque e a lataria para fixar os suportes. Mas nada, complicado. Só paciência e um ajudante para marcar.

Ainda vou trocar o traseiro, mas de cara já sei de 2 problemas:
    - Fica o buraco do reboque (ainda não vi o preço dele)
    - O espete vai bater no pára-choque, por isso o do 4sport é mais alto e deslocado para a direita. Esse suporte custa uns R$ 700,00. Achei muito caro e não comprei.
    Estou querendo adaptar o original mais pra cima. Ainda preciso conversar com o meu funileiro.

Quanto aos alargadores de para-lama, é necessário cortar o pára-lama. Na foto dá para ver que eles são do tamanho do alargador original do ALL/HR.

Assim que a coisa progredir vou postando aqui.

[]s

Hamilton
  • 12/05/2014, 17:13
    Ha1000ton
    Esqueci de comentar.. O "pára-barro" eu cortei. O par do 4sport custava uns R$ 70,00 cada. Preferi cortar e guardar o pedaço.
  • 13/05/2014, 23:01
    Cláudio MCZ
    Obrigado Hamilton,

Suas respostas foram bastante claras!
    Pretendo trocar, inicialmente, apenas o dianteiro, pois é o que mais atrapalha na trilha.
    Também pretendo fazer o fechamento abaixo do parachoque com um peito de aço integrado, ao invés de usar o de plástico do 4sport. Após a pintura em preto dos componentes abaixo, a sensação de "sem parachoque" deve desaparecer.
    Quanto ao acabamento lateral, uma peça confeccionada em fibra deve resolver(se tiver alguma foto de quem já fez, por favor me mande). Será que já existe pronta para venda?
    Uma última pergunta: O farol de milha foi o mesmo ou também precisa trocá-lo?

um abraço,
    Claudio.
  • 14/05/2014, 11:42
    Ha1000ton
    Cláudio, o farol de milha é o mesmo sim. Só vai precisar retirar o suporte (de ferro) que tem nele. O farol de milha fica preso direto no pára-choque sem os suportes. Eu usei os parafusos que sobraram do pára-choque original para fixá-los.

Te aconselho a comprar na css os parafusos para fixar o suporte do pára-choque. Não comprei, mas a sorte é que na oficina ele tinha no meio da sucata dele.

São 2 no pára-choque + 2 na viatura (em cada lado) Total 8 parafusos. O que fixa o suporte na viatura eu usei os mesmos do pára-lama do gol quadrado - rosca soberba (era o que tinha na oficina). Serviu certinho. O que fixa o suporte no pára-choque era rosca soberba também, mas com a cabeça mais chata, para ficar discreto.
  • 14/05/2014, 12:57
    Cláudio MCZ
    Hamilton, valeu por mais estas dicas.
    Vou iniciar os trabalhos!

Cláudio
  • 21/07/2014, 15:16
    Ha1000ton
    1 Anexo(s)
    Pessoal,

Alguém de bom coração que tenha o Jimny 4Sport sabe me dizer se esses braços entram no buraco da dobradiça? (em vermelho na foto)?

- Se a parte verde fica como se fosse um "buraco" ou seja, não fica colado / chapado na lataria do porta-malas? (verde na foto)

Estou fazendo / adaptando um suporte desses e o meu não tem esses 2 "braços" indo pra dobradiça e ficou vibrando muito. :(

Se possível, me mande uma foto entre o estepe e o porta malas. :)

Anexo 471407
  • 30/07/2014, 19:05
    RafaBeagá
    4 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Ha1000ton Ver Post
    Pessoal,

Alguém de bom coração que tenha o Jimny 4Sport sabe me dizer se esses braços entram no buraco da dobradiça? (em vermelho na foto)?

- Se a parte verde fica como se fosse um "buraco" ou seja, não fica colado / chapado na lataria do porta-malas? (verde na foto)

Estou fazendo / adaptando um suporte desses e o meu não tem esses 2 "braços" indo pra dobradiça e ficou vibrando muito. :(

Se possível, me mande uma foto entre o estepe e o porta malas. :)

Anexo 471407

Caro Hamilton,

Pelo seu nome de usuário e pelas adaptações que você já fez, parece ser um cara criativo e animado! Acho que para fazer essa adaptação você vai precisar ser criativo mesmo... Pelas fotos, você verá que o suporte é robusto e que tem alguns detalhes. Sim, esses braços entram por uma fresta junto as dobradiças e são parafusadas entre elas e a porta traseira, mas também há uma outra parte do suporte que é parafusado junto a carroceria. Não imagino por qual razão a Suzuki retirou este suporte de estepe dos novos 4Sport Modelo 2015! Espero que tenham feito algum tipo de reforço na própria porta traseira e que não seja só por questão de custos...

Um abraço e boa sorte!
  • 30/07/2014, 19:25
    RafaBeagá
    Ah! Em relação a outra pergunta, existe um espaço, um vão, entre a chapa do suporte e essa peça retangular soldada com os 3 parafusos para fixação do estepe. Ali fica o esguicho de água do vidro traseiro e um acesso a esses parafusos também...
  • 31/07/2014, 09:17
    Ha1000ton
    7 Anexo(s)
    Valew pelas fotos e pelas informações Rafa. Eu encontrei um na rua e tirei umas fotos.

Eu fiz baseado nesse japonês que encontrei na net. Sem esses "braços". Como coloquei pneus mud 235, mais pesados. O meu suporte sacode muuuuito, qualquer trepidação, parece que a tampa vai se desfazer. To com medo é de quebrar o vidro traseiro, porque pelo barulho que faz, tenho a impressão que a lataria da mala "entra e sai".

Estou com 2 ideias:

1. Fazer os braços e "chapar" o buraco que ficou próximo ao vidro (a lataria não é plana);

2. Fazer 1 para-choque de chapa de aço no estilo do original, porém mais estreito, (para não bater no estepe) ai consigo voltar com o suporte original e o pneu consegue ficar centralizado.

Por enquanto to rodando sem estepe, na hora da trilha o estepe vai lá dentro. Esse suporte original na concessionária tá 700 e poucas Dilmas . :???:

Fiz o meu me baseando por esse:

Anexo 472590

O que encontrei na rua:
    Anexo 472591 Anexo 472592 Anexo 472593
    essa última foto: o meu ficou um "buraco". O original fica "chapado" (apenas a abertura para o esguicho) o suporte na lataria, evitando que vibre muito.

O meu suporte:

Anexo 472594Anexo 472595Anexo 472596

Abs
  • 31/07/2014, 12:33
    503!
    Citação:

Postado originalmente por Ha1000ton Ver Post
    Valew pelas fotos e pelas informações Rafa. Eu encontrei um na rua e tirei umas fotos.

Eu fiz baseado nesse japonês que encontrei na net. Sem esses "braços". Como coloquei pneus mud 235, mais pesados. O meu suporte sacode muuuuito, qualquer trepidação, parece que a tampa vai se desfazer. To com medo é de quebrar o vidro traseiro, porque pelo barulho que faz, tenho a impressão que a lataria da mala "entra e sai".

Estou com 2 ideias:

1. Fazer os braços e "chapar" o buraco que ficou próximo ao vidro (a lataria não é plana);

2. Fazer 1 para-choque de chapa de aço no estilo do original, porém mais estreito, (para não bater no estepe) ai consigo voltar com o suporte original e o pneu consegue ficar centralizado.

Por enquanto to rodando sem estepe, na hora da trilha o estepe vai lá dentro. Esse suporte original na concessionária tá 700 e poucas Dilmas . :???:

Fiz o meu me baseando por esse:

Anexo 472590

O que encontrei na rua:
    Anexo 472591 Anexo 472592 Anexo 472593
    essa última foto: o meu ficou um "buraco". O original fica "chapado" (apenas a abertura para o esguicho) o suporte na lataria, evitando que vibre muito.

O meu suporte:

Anexo 472594Anexo 472595Anexo 472596

Abs

Você trocou os para-lamas? Poste fotos da lateral, por favor. Tenho interesse em fazer exatamente a mesma coisa.
  • 31/07/2014, 18:48
    RafaBeagá
    5 Anexo(s)
    Oi Hamilton,

A opção que eu acho mais interessante, certamente seria reforçar o suporte que você já fez com esses braços, de forma semelhante a aquela imagem do desenho em preto e branco que você postou anteriormente, que aliás é muito parecida com o do meu 4Sport, onde o braço superior é mais largo que o inferior, passando por dentro das dobradiças e sendo fixado por parafusos entre a dobradiça e a chapa da porta traseira.

Uma boa notícia, é que ao dar uma olhada melhor, percebi que ao contrário do que o vendedor havia me mostrado, não existe uma parte do suporte fixada na carroceria com havia dito. Aquela parte preta com dois parafusos próximos ao conduíte da foto anterior, é na verdade de plástico e faz parte da lanterna direita! Portanto, o suporte do 4Sport modelo até 2014 é mais simples, sendo apenas apoiado junto as dobradiças. Mas a chapa do suporte em toda sua extensão tem uma dobra nas bordas, tanto na parte de fora quanto junto as dobradiças, repare nas fotos... Eu imagino que seja para reforçar e apoiar melhor todo o conjunto.

Se seu funileiro conseguir fazer algo parecido, beleza! Pois a opção de fazer um outro para-choque, descartando o atual para poder usar o suporte original do seu carro com os pneus MT [Mud Terrain] principalmente com o 235/75 [o meu 215/75 é pelo menos 5kg mais pesado que o HT [Highway Terrain] 205/70 original], provavelmente também irá te trazer problemas pelo excesso de peso e vibração existente no local conforme relatos aqui no Fórum.

Neste caso, acho que iria ficar melhor e mais barato pagar os 700 paus do suporte original do 4Sport mais apropriado para o peso dos pneus MT e aprovado por mim nesta última viagem que fiz para Campos do Jordão, com pouca trilha mas muita estrada de terra, uns 300 km de cascalho, lama, lombadas e costelas de vaca! Foi andando na alta, tipo rally, entre 40 a 80 km/h e o único grilo que apareceu e começou a me incomodar foi do vidro direito [parece que afrouxou alguma coisa] e nada da porta traseira bater! Suporte aprovado...

Visualmente eu prefiro o estepe descentralizado, apesar de ficar mais alto, ele fica mais próximo das dobradiças forçando menos o conjunto, inclusive ao abrir a porta por exemplo. Além dos mais, deixa um espaço maior entre o pneu e a lanterna esquerda, onde pretendo futuramente instalar um suporte apoiado no suporte do estepe para um tanque de combustível e caixa de ferramentas...

Pela foto do seu jipe, parece que você instalou os para-choques e laterais do 4Sport é isso? Foi na CSS? Quanto a saiu a bagaça toda?

Abraço, mais fotos e sorte...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 04:05.