Postado originalmente por
eder oliveira
caros amigos,
Estou com uma tracker há +/- 3 meses e chegou a hora de trocar o oleo. Vamos lá: A ex-dona do carro sempre usou oleo 10w40 desde zero, trocando de 7 em 7mil, motor super-silencioso, nem aquele barulho ao ligar pela manhã, que nos outros grand vitara que eu tive, fazia. Mas por indicação de um dono de auto-peças suzuki aqui em bh falou que pela quilometragem do carro atual, na faixa de 64000 km, já era hora de colocar um 20w50, que o motor j20a era universal, e que o certo era sempre usar o 20w50 pelo nosso clima mais quente. Troquei, coloquei um castrol anti-borra 20w50. no segundo dia ao ligar pela manhã já ouvi aquele traaaaaaaa, e quando o motor chegava ao seu estado de marcha lenta, comecei a ouvir um ruido na frente do motor, parecendo que era no tensor da corrente, ao acelerar parava. Bem, rodei assim por uma semana e não aguentei mais, fiz novamente a troca, agora para o 10w40 que sempre foi usado, pra ver se o motor começou mesmo a grilar ou se o óleo mais viscoso não fez bem ao motor. Foi batata, motor silencioso novamente. Muitos proprietarios de tracker aqui do forum falam bem do 20w50, mais no meu caso, gastei foi dinheiro á mais, o motor ficou cheio de grilos. um abraço a todos.