x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17

Hybrid View

Usuário Avatar de afonso85
    Entrada
    28/11/2012
    Local
    Aracaju/SE
    Agradecimentos: 0

Question Guincho de ATV, possível uso no Jimny

Pessoal, ando pesquisando alguns futuros upgrades para o Jimny, um deles é o guincho.

Fiquei preocupado com o peso extra a ser colocado na dianteira, mas recentemente me ocorreu uma "gambiarra" que poderia ser interessante, apesar de não saber se funcionaria.

Ao invés de utilizar um guincho grande, que encontramos mais comumente, 9000lb, 12000lb, etc, pensei em utilizar um guincho para ATV.

Achei esse modelo da Warn, 4500lb, Warn Industries - ATV & Side X Side Winches: ProVantage 4500

Ele tem força para puxar cerca de 2000 kilos, ou seja, quase o dobro do peso do Jimny.

Mas o mais interessante para mim foi o peso total do conjunto de guincho, 8,6 kilos.

Será que isso seria possível ou é muita viagem da minha cabeça?

Até hoje não descobri como calcular a força que um guincho deve ter, alguém tem uma dica boa?

E lembrando que a ideia desse guincho e só para puxar o próprio Jimny e não atuar como resgate nas trilhas, deixa isso para o pessoa "de maior", Trollers, Willys e Bandeirantes da vida... =D

Abraços!
    4X4 Brasil Razão: Alteração do título, melhor descrição.
    Suzuki Jimny 4All 12/12
    Gurgel X-12 TL 83
    Clube Sergipano de Rally - CSR - Aracaju/SE

Usuário
    Entrada
    24/09/2011
    Local
    São João do Polêsine/RS
    Afonso, pensa nisso: Warn Industries - Mounting Systems: Multi-Mount Winch Mounting System

Assim pode usar um guincho com mais força, somente quando necessário, e não terá problema com peso constante na dianteira do jipe. Aliás, leva o guincho no porta mala que até melhora a tração em 4x2 rsrs

Entrada
    28/11/2012
    Local
    Aracaju/SE
    Citação Postado originalmente por neitor Ver Post
    Afonso, pensa nisso: Warn Industries - Mounting Systems: Multi-Mount Winch Mounting System

Assim pode usar um guincho com mais força, somente quando necessário, e não terá problema com peso constante na dianteira do jipe. Aliás, leva o guincho no porta mala que até melhora a tração em 4x2 rsrs
    É uma saída interessante! Pena que não tem o kit pronto para o Jimny...
    Suzuki Jimny 4All 12/12
    Gurgel X-12 TL 83

Usuário
    Entrada
    24/09/2011
    Local
    São João do Polêsine/RS
    Olha, kits prontos são tão práticos quanto caros, se tem gente que coloca um guincho e fica quase invisível dentro do parachoque original, imagina o quanto mais fácil é montar um sistema de prender o guincho com um 'engate'. Difícil é convencer o serralheiro. DIY nos nossos Jimnys é tudo de bom, muito mais divertido.

Citação Postado originalmente por afonso85 Ver Post
    É uma saída interessante! Pena que não tem o kit pronto para o Jimny...

Boa noite pessoal. Acabei de instalar um Warn M8000 no meu Jimny 2012. Eu já possuia o guincho (estava em um Niva que vendi a alguns anos) e estava receoso em relação ao peso também. Queria instalar em um suporte dentro do parachoque original para não ficar pesado. Pensei inclusive em vender esse guincho e comprar um menor, mas conversei muito com outros jipeiros, li bastante sobre o assunto e resolvi colocar o parachoque de ferro da RC4x4 pela praticidade de instalar. Para aliviar o peso coloquei um cabo sintético no lugar do cabo de aço. Sinceramente não senti nenhuma diferença em relação a peso, mudança de comportamento na direção ou algo do tipo. A instalação é recente e o carro tá com 44.000 km, vamos ver com o tempo como ficam as molas dianteiras...
    Mas ai é outra história, mais para frente vejo como fica.
    Minha opinião: faz logo uma instalação bem feita e definitiva que não vai se arrepender!!
    Abraços

Entrada
    28/11/2012
    Local
    Aracaju/SE
    Citação Postado originalmente por Led Ver Post
    Boa noite pessoal. Acabei de instalar um Warn M8000 no meu Jimny 2012. Eu já possuia o guincho (estava em um Niva que vendi a alguns anos) e estava receoso em relação ao peso também. Queria instalar em um suporte dentro do parachoque original para não ficar pesado. Pensei inclusive em vender esse guincho e comprar um menor, mas conversei muito com outros jipeiros, li bastante sobre o assunto e resolvi colocar o parachoque de ferro da RC4x4 pela praticidade de instalar. Para aliviar o peso coloquei um cabo sintético no lugar do cabo de aço. Sinceramente não senti nenhuma diferença em relação a peso, mudança de comportamento na direção ou algo do tipo. A instalação é recente e o carro tá com 44.000 km, vamos ver com o tempo como ficam as molas dianteiras...
    Mas ai é outra história, mais para frente vejo como fica.
    Minha opinião: faz logo uma instalação bem feita e definitiva que não vai se arrepender!!
    Abraços
    Compartilha umas fotos com a gente! =D
    Suzuki Jimny 4All 12/12
    Gurgel X-12 TL 83

Usuário Avatar de Rainer 89
    Entrada
    15/11/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Acredito que o guincho de ATV consiga puxar o Jimny sem grandes problemas.
    Numa ocasião tive a oportunidade de conversar com um cara que tem uma fabrica de guinchos aqui no estado do RJ, Hipull, ele me explicou o seguinte... Um guincho pequeno tem capacidade de puxar sem problemas um veiculo com o peso dentro da especificação dele. Ou seja um guincho de 4000lb serve perfeitamente para um Jimny. Porem o quincho vai trabalhar mais perto da sua capacidade máxima do que um mais forte (de 9000lb por exemplo) com isso o guincho menor vai "puxar" mais energia da bateria e vai ter que trabalhar menos tempo que um maior. Ou seja, se a ideia é usar o guincho pra tirar o carro de um eventual "enrrosco" numa trilha um de 4500lb serve perfeitamente. Mas pra um trilha muito pesada onde o uso do guincho é constante é melhor ter um mais forte como um 9000lb.

Vale a pena ver o site da Hipull. Eles tem um produto muito bom e de produção 100% nacional. Tem uma opção de guincho leve, 5100lb, não tão leve quanto esse da Warn q pesa 8,6kg. Mas o produto é de qualidade. O cara me convenceu que o produto dele era bom.

// HIPULL //
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

Entrada
    28/11/2012
    Local
    Aracaju/SE
    Achei bem interessante a tabela que eles apresentam no site, dá para ter uma idéia melhor de como calcular a força do guincho:

[ COMO ESCOLHER SEU GUINCHO ]Veja na tabela e gráfico a seguir como escolher seu guincho em função do peso do veículo (com carga). A tabela já considera o atrito do veículo em lama. Não leve em consideração a capacidade nominal do guincho, medida na primeira camada de cabo no tambor (isto é, quando o cabo está todo desenrolado), mas sim a capacidade na última camada.
    Lembre-se que você sempre pode usar uma patesca, e com isso dobrar capacidade do guincho (embora reduzindo a velocidade de enrolamento do cabo à metade).
    No exemplo abaixo, um veículo com peso total de 2.000 kg, na lama, em uma rampa de 25º de inclinação, necessita de 1.280 kgf de força para tracioná-lo.
    A reserva de capacidade do guincho é fator importante na durabilidade de seu conjunto elétrico (motor e solenóides). Um guincho com maior capacidade irá exigir menos de seu conjunto elétrico e da bateria do veículo.
    Sempre opte por uma quantidade menor de cabo no tambor (pois muito cabo fará com que você opere na maioria das vezes na terceira camada de cabo, utilizando mais energia que o necessário, esquentando mais seu motor). Tenha a mãos cabo/corda/cinta reserva para prolongar o cabo de aço do guincho, se necessário.

Como calcular a força necessária para tracionar uma carga

• Peso do Veículo Ângulo da rampa em Graus
      5 10 15 25 35 45
      1000 230 360 450 640 690 770
      1500 350 540 670 960 1.040 1.150
      2000* 470 720 900 1.280 1.390 1.540
      2500 590 900 1.130 1.610 1.740 1.920
      3000 700 1.080 1.350 1.930 2.080 2.310
      3500 820 1.220 1.580 2.250 2.430 2.690
    Suzuki Jimny 4All 12/12
    Gurgel X-12 TL 83

Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Agradecimento: 1
    Na minha opinião um guincho de 4000 é pouco para o Jimny. Quando senta na lama pode multiplicar o peso pelo menos por 2. Além do mais, não sei se o freio do guincho seria dimensionado para o peso de um veículo mesmo. Imagina que quando realmente precisar não for suficiente, aí é duro. Tirar de uma laminha usando patesca, tranquilo. Mas carro dependurado em barranco você tem que confiar muito no guincho. A sugestão seria de colocar um guincho de 6.000 pra cima e de marca boa.

abs

Entrada
    28/11/2012
    Local
    Aracaju/SE
    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Na minha opinião um guincho de 4000 é pouco para o Jimny. Quando senta na lama pode multiplicar o peso pelo menos por 2. Além do mais, não sei se o freio do guincho seria dimensionado para o peso de um veículo mesmo. Imagina que quando realmente precisar não for suficiente, aí é duro. Tirar de uma laminha usando patesca, tranquilo. Mas carro dependurado em barranco você tem que confiar muito no guincho. A sugestão seria de colocar um guincho de 6.000 pra cima e de marca boa.

abs
    Tinha pensado no de 4000 tendo em mente laminha pouca, mas como é um projeto para longo prazo, talvez seja bom levar em consideração a idéia do barranco...

Mas como o do 4x4 vive na cabeça, já estava pensando no seguinte setup, coloco o de ATV na frente para começar a brincadeira, nada de muito pesado e com o tempo passo ele para a traseira, como já vi em alguns Trollers, e coloco um maior na frente...

Bem, na cabeça tá tudo certo, só falta o $$$ e o final da garantia.... =D

Valeu pelas dicas!!!
    Suzuki Jimny 4All 12/12
    Gurgel X-12 TL 83

Seguem algumas fotos do parachoque da RC4x4 com o guincho Warn M8000 e cabo sintético Pata Negra.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -2013-07-03_12-22-40_740.jpg   -2013-07-03_12-22-47_466.jpg   -2013-07-03_12-22-53_192.jpg   -2013-07-03_12-22-57_968.jpg  

Entrada
    28/11/2012
    Local
    Aracaju/SE
    Citação Postado originalmente por Led Ver Post
    Seguem algumas fotos do parachoque da RC4x4 com o guincho Warn M8000 e cabo sintético Pata Negra.

Ficou muito legal!

Qual o modelo desse para-choque?

Dá para usar os pontos de apoio dele para puxar o carro?
    Suzuki Jimny 4All 12/12
    Gurgel X-12 TL 83

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Parachoques, proteçoes e guincho para o Jimny
      Por Joao Paulo no fórum Suzuki
      Respostas: 569
      Última resposta: 24/05/2025, 08:38
    2. Respostas: 2
      Última resposta: 05/04/2013, 07:07
    3. Base de guincho para troller 2009 e guincho 12000libras krow
      Por Gabriel Costa no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 5
      Última resposta: 01/10/2012, 14:17
    4. Parachoque para guincho - JIMNY/SUZUKI