Postado originalmente por
Ivanove
Pois é amigo Válter,ocê tem razão quanto ao CRAS
O elemento móvel mais versátil da história da guerra terrestre: transportador de homens, armas e abastecimento; inestimável nos serviços de comando, ligação e reconhecimento; tendo capacidade de ataque, a capacidade de transpor terrenos acidentados, obstáculos aquáticos e de operar eficientemente em toda sorte de tempo. O nome deste tipo de perfeição? O cavalo.
Na segunda-guerra ainda utilizavam alguns cavalos, mas desde a apresentação do primeiro Jeep (GP - General Purpose) em setembro de 1940 em Holabird, de um projeto idealizado pela American Bantam Car Company, de Butler, Pensilvânia, para atender ao Exército dos Estados Unidos, o veículo militar substituiu o cavalo.
Era considerado um veículo de finalidades gerais e fora-de-estrada.
Depois da guerra os excedentes foram leiloados em lotes ou vendidos ao público e utilizados em fazendas inclusive para puxar arados e outros implementos, além de transporte de passageiros e mercadorias. Transformados em caminhões de entrega e até em micro-ônibus lotação (No Oriente, muitas vezes extravagantemente enfeitados) para transporte em terrenos difíceis. Alguns rodam até hoje na Ásia.
Sou de 1953, tenho 60 anos, e na minha época eram os únicos veículos 4x4.
No final dos anos 50, início da década de 60 surgiu a Rural.
Na década de 70 surgiram as SUV’s.
Hoje em dia resolveram equipar vários veículos, como Pick-ups, peruas (SUV) e outros com 4x4 e chamar de off-road.
Na verdade parece que o nosso querido Jeep perdeu a finalidade e virou um carrinho de passeio na cidade e no campo. Tem gente até chamando ele de “pequeno SUV”, então vamos instalar itens de segurança como Airbag e ABS e dar adeus ao verdadeiro Jeep.
Você tem razão quanto ao CRASH TEST. Vários Jeeps não vão passar e vão desaparecer, inclusive nosso querido Troller.
PS.: Curiosidade: (cultura quase inútil)
Dizem que o nome “Jeep” derivou do personagem “Eugene the Jeep” animal esquisito do “Popeye” criado pela cartunista Segar, mas parece que provém da classificação que lhe deram, em inglês, GP (General Purpose – Finalidades Gerais).
“GP”, formou a denominação – gee-pee – abreviada depois para geep. O “j” teria substituído o “g”, quando a palavra foi escrita (por ignorância ou brincadeira).
Um grande abraço.