Postado originalmente por
Gleidson
Tive a ideia de fazer essa viagem depois que vi uma foto de um amigo no facebook. Daí procurei trocar informação com o pessoal no fórum e acabei encontrando mais dois casais e um amigo que estava querendo realizar a mesma viagem na mesma época. Depois de alguns acertos, conseguimos entrar em consenso com uma data. No meu carro fomos eu e meu pai. Acho que mais que duas pessoas no Jimny ficaria bem apertado. Como vocês podem ver na foto, levei um bagageiro onde coloquei uma caixa de ferramenta, barraca, saco de dormir, água, óleo e dois galões de 20 litros. As malas foram dentro do carro com os bancos rebatidos junto das comidas, bebidas e uma mala com medicamentos. Acabei não usando nada que levei no bagageiro, exceto o combustível. O outro casal e um amigo foram de X-terra. Na ida foram só dois carros. Na volta encontramos com o outro casal já na cidade de San Pedro de Atacama. Para essa viagem alugamos um rastreador (SPOT) que envia mensagens via satélite, uma vez que iriamos atravessar longos trechos sem civilização nenhuma. Não reservamos nenhum hotel. Chegava na cidade e dava uma olhada na internet e saiamos a procura de um hotel. Acabou sendo um pouco cansativo as vezes, mas deu tudo certo. O bom disso era que tínhamos flexibilidade de ficar nas cidades que mais nos agradavam, sem ter que refazer o roteiro e reagendar os hotéis. Passamos aperto só na cidade de San Pedro de Atacama. Chegamos em um final de semana, e a cidade estava lotada. Arrumamos um hotel bem ruim mesmo, só pra dormir e no outro dia, já havia disponibilidade em vários hotéis. Mesmo passando por uma região bem remota, todos os hotéis em que ficamos possuía internet. Portanto, não tivemos problema em comunicar com a família aqui no Brasil.
Foi uma viagem espetacular, uma pouco cansativa (afinal foram 10500 km em 22 dias), mas inesquecível. Pra quem tem vontade de fazer esse tipo de viagem, não deixem de fazer! Vale muito a pena!