Olá!
Há pouco mais de 15 dias fiz um passeio na Chapada Diamantina, entrando no Vale do Capão e retornando para casa pelas estradas de terra da região (minha cidade fica a 180km de Lençóis). Ao chegar senti o carro fraco e engasgando demais em baixa rotação, dando verdadeiros trancos ao sair de um quebra molas em 2º marcha. Também senti que em certos giros o carro era lançado para frente e depois segurado, sem movimentos no pedal do acelerador.
Consegui achar um mecânico que se aventurou em trabalhar com o carro (meu maior problema aqui...quando vêm o Grand Vitara nem se dão ao trabalho de olhar já falam...não pegamos serviço com esse ai...)e suspeitou de gasolina alterada. Troquei:
  • Velas
  • Cabos
  • Filtros
  • Óleo
  • Sonda Lambda
A sonda foi condenada por ele que disse ter feito testes com multímetro e acusou resistência queimada. Comprei uma Bosch universal finger 0 258 986 507, conforme orientação do catálogo da própria bosch.
Peguei o carro numa quinta feira (25/04) e estava redondinho, sem falhas e com bom desempenho. No sábado dei umas voltas pela região e no domingo...luz do check engine apareceu...
Não achei ninguém para passar o scanner então resetei, retirando o plug negativo da bateria.
Finalmente achei alguém que se "interessou" a trabalhar no GV. Passou o scanner e não encontrou nada (claro, havia resetado) mas tirou a sonda lambda e disse que era de modelo errado, que a sonda velha era planar.
A luz do check engine voltou a acender.
Pensamos em retornar a sonda antiga mas o técnico confirmou que a resistência estava mandando sinal 0.
Procurei a sonda lambda original por toda parte. Na Suzucar só do modelo 2.0, perguntei se servia e a resposta foi negativa.
Mesmo com a luz do check engine acesa o desempenho era normal (consumo alto mas não aferi com precisão)
Ontem fiquei sabendo que a sonda Bosch 0258986602, indicada para o Jimny, Gol GIII Mi e outros, pode servir.
Como o desempenho estava normal resolvi dar um giro pela região, passando por uma reta de 36km até chegar às estradas de terra. O GV chegou fácil aos 120/130km. Pouco tempo depois de sair do asfalto a luz do check engine apagou e o motor ficou outro...sem força nenhuma, falhando e com uma vibração esquisita em ponto morto. Para subir um barranquinho tive que ir de reduzida. A vibração estranha me incomodou..
O que pode ter causado esta queda, justamente com o apagar do check engine?
O GV usa realmente sonda planar? O catálogo Boshc está errado?
E a vibração em ponto morto?
Obrigado a quem puder me dar uma luz.