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  • #1

    Turbo em motor 1.3 do samurai




    Alguem ja colocou turbo no 1.3 do samuca?
    Presta?
    Po, queria tirar uns 90cv ja tava bom...
    Será que força muito o conjunto?
    E o supercharger ? Mais facil de instalar...
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Alguem ja colocou turbo no 1.3 do samuca?
    Presta?
    Po, queria tirar uns 90cv ja tava bom...
    Será que força muito o conjunto?
    E o supercharger ? Mais facil de instalar...


    Não sou expert em turbo , mas acho que este é o canal , acho que a SPA TURBO deve ter um KIT para o SAMUCA . Deve virar o bicho puro . Estamos na era do turbo novamente , na Europa já estão colocando turbo em motores pequenos e vi uma reportagem num canal de TV nosso sobre o futuro Brasileiro dos motores pequenos com turbo de fábrica aqui no Brasil .

  • #3
    Usuário Avatar de Desnickadu
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    O Smart usa um motor 3 cilindros turbo, então se funciona ali funciona no samuca tb hehehehe

    precisa ver o que vc quer, pra definir o tamanho do turbo ou do compressor...

    Geralmente com o turbo vc consegue mais torque e ainda dependendo do tamanho mais cedo ou mais tarde [maior ou menor rotação]. No compressor vc tem uma determinada pressão desde rotações bem baixas. Ambos se forem mal dimensionados vão amarrar o motor em algum momento. O compressor ainda tem o contra de ficar pendurado por uma correia [então ele 'pesa' no motor].
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #4
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Salve,
    Estou pensando em arrancar uns cavalos extras do meu samuca, pois faz falta principalmente em trajetos arenosos.
    As opções: Supercharger OU turbo
    Pelo que li e conversei sobre o supercharger, vi que a instalação embora mais facil, é de pior ajuste. Um samuka de porto alege, do forista LeoPOA, nao conseguiu fazer o SC funcionar por conta do diametro da polia (se recordo bem). Outro samuca daqui, do forista candemil, detonou o pistão no teste com o SC. ambos desistiram de colocar o SC nas viaturas.
    Por outro lado, o MBrau comprou uma turbina para colocar no samuka dele. Acho que é SPA mesmo.. estou curioso para saber como vai ficar pois de repente vou seguir a receita dele.
    abraços
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #5
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    Dá uma olhada no tópico "Turbo em motor de Samurai 1.3" os foristas dão várias dicas, ok!

  • #6
    Usuário Avatar de Desnickadu
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    André

    Polia qualquer torneiro mecanico faz, isso não é impedimento algum.
    Derreter pistão no TESTE aconteceria com um turbo também, isso é falta de combustivel.
    Não basta só pendurar o soprador no motor, precisa acertar o conjunto todo!
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #7
    Usuário Avatar de fabiolammel
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    Citação Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    André

    Polia qualquer torneiro mecanico faz, isso não é impedimento algum.
    Derreter pistão no TESTE aconteceria com um turbo também, isso é falta de combustivel.
    Não basta só pendurar o soprador no motor, precisa acertar o conjunto todo!
    Falou tudo, sobre-alimentar um motor, não é apenas instalar um turbo ou supercharger. É preciso fazer outras alterações, como alimentação e gerenciamento do motor...
    No caso sitado, o problema não foi confecção da polia e sim o dimensionamento dela, pois no supercharger é ela quem determina a pressão de funcionamento.
    Hoje em dia com as injeções programaveis facilitou bastante esse trabalho, desde que quem faça o acerto/instalação seja bom conhecedor desse tipo de preparação, senão de nada adianta.
    Outro detalhe é ter cuidado a taxa de compressão, pois se for muito elevada, é quebra na certa. Tem que estar original (9,5:1) ou até menor.
    Existem diversos fabricantes de coletor para turbo, que pode ser dimensionado para cada aplicação.
    Também existe opção de pistão forjado para o motor 1.3, para aumentar durabilidade e permitir maiores pressão de trabalho.

    Porém tudo tem seu custo e é ai que começa a brincadeira.


  • #8
    Eu penso em algo barato e que empurre no maximo uns 90CV pro cambio.
    Fora isso é por AP+chevete e boa...

    No custo acredito que o SC é melhor. Não tem coletor e aquele monte de tranqueiras extras que vai no turbo.

    Não manjo nada de preparação mas pensei em colocar o SC depois de formada a mistura e ele só comprimiria isso pro motor, ou seja, mais mistura e pressão no cilindro. Isso é possível e viável?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #9
    Usuário Avatar de Andrei Hasse
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    Fala Pessoal,

    Acho que aspirado para o samurai com apenas 1300cc mono ponto seria inviavel, iria ganhar pouco e almentaria muito o consumo. O turbo e o Charger é ganho de potencia rapido, o Charger é mais facil instalação, e tb manda ar mais frio para o motor, e tb o acerto faz com a troca de polia. Acho que o charger seria uma otima opção para o 1.3, pode usar o M24 do Ford Fiesta, facil de instalar e potencia na certa.

    Deve prestar bastante atenção no acerto, pois é isso que lhe dara a alegria ou a tristeza eheheh, existem caixinhas da fueltec para enganar a MAP e enviar mais mistura quando o nescessario, tb pode fazer um bico suplementar com presostato etcc...

    Abrsss
    4X4 Brasil
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  • #10
    Usuário Avatar de Victor Hugo.
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    viajo na ideia do motor original 1.3 sobrealimentado.. sem falar q deve ganhar pelo menos uns 20 cv, isso deixaria ele mais forte q o bloco 1.6 do vitara 95 (msm do samurai) q tem ~79cv(se não me engano)

    charger no 1.3 (que é bem leve e resistente) + t-case de engranagem (não confio na caixa de corrente do meu 97 e conheço um samurai 95 que correu 2 anos de indoor com motor AP 2.0 MI e caixa de chevette e t-case ORIGINAL e aguentou de BOA!)
    = da ate pra botar pneu slick e participar de arrancadas enquanto não chove, dando coro em muitos 1.6 a até 1.8! kkkkkk


    Voltando pra terra .. .. ..
    SUZUKI SAMURAI - 97 (chaveirinho);
    João Pessoa - PB

  • #11
    Usuário Avatar de Victor Hugo.
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    e a ideia do motor aspirado?
    é muito usado por corredores de indoor.
    cabeçote trabalhado e coletores dimencionados.. rendem de 15 a 20% de potencia (dizem)
    e é mais em conta $$$
    SUZUKI SAMURAI - 97 (chaveirinho);
    João Pessoa - PB

  • #12
    Eu com minhas ideias e os bolsos vazios...
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