Galera, estou precisando de uma ajuda para reparar o ar condicionado do samurai. Existe uma caixa transistorizada (caixa de plástico com um chip dentro), ligada ao botão no painel (o botão também tem um pequeno chip). Parece que nada funciona, mas tenho a esperança que o problema esteja apenas na caixa. Alguém saberia dizer se é possível fazer a ligação diretamente no botão, sem passar pela caixa?
Será que é possível improvisar o sistema de algum veículo nacional, como o gol? Descobri que o botão do ar condicionado do gol cabe exatamente no buraco do painel do samurai. Será que daria certo?
Pois é, mas não foi muito bem isso que aconteceu. O cara disse que nem a caixa transistorizada nem o botão funcionavam, que não tinha como arrumar e aí tirou tudo e disse que ia fazer uma ligação direta colocando um daqueles botões tic tac (acho que é assim que se chama). Assim é fácil...
To querendo consertar direito. Pra fazer uma porcaria, eu mesmo faço.
As vezes não enxergamos algo simples.
Se já fez, desculpe, mas vale a pena lembrar: você mudou a alavanca para "re-circulação" de ar (alavanca voltada para a esquerda e não para a direita que seleciona entrada de ar externo?
Daniel...
Tbm tive um problema recente com o ar do Samuca.
Aparentemente era o botão q não funcionava, parecia estar com mal contato. Pq as vezes rolava, ás vezes não.
Eu fui numa oficina q o cara falaou q tava sem gas, além do mal contato.
Ele deu carga, saí de lá funcionando, mas depois de um tempo voltou o mesmo problema.
Ontem fui numa outra oficina (na Av Politécnica) q o cara desvendou o mistério.
Tinha um caninho de metal q estava quebrado na curva, segundo ele por causa da trepidação do Samuca.
E por esse buraco, estava vazando todo o gás!
Agora ele está fazendo um cano novo reforçado pra evitar q eu tenha problemas novamente...
Ou seja, além de, às vezes o problema ser mais simples do q parece, a gente pode acabar gastando dinheiro sem necessidade... Como numa regarga de gás a toa....
O gás eu já conferi. Na mecânica eu dei uma recarga e foi checado se tinha algum vazamento, o que não foi constatado. O problema parece estar mesmo no botão e/ou caixa transistorizada. Pelo menos a caixa estava num estado lamentável quando foi retirada. O que vou tentar agora é fazer uma ponte, ligando diretamente a fiação no botão, pulando a caixa. Ainda não olhei direito para ver. Só sei que chegam três fios ao botão, que se ligam a um chip.
Aliás, é uma incógnita a função dessa caixa, porque o mecânico fez uma ligação direta num botão daqueles toscos e funcionou.
Marcelo, acho que o ar funciona tanto em recirculação quanto da outra forma. De qualquer jeito, isso foi tudo testado.
O defeito mais comum no A/C do Samurai e do Vitara é a quebra do terminal do sensor de temperatura para o A/C. O terminal onde se encaixa o fio parte, partido o A/C não arma pois entende temperatura alta do motor. Quando ele esta com esse defeito a ventoinha do A/C arma assim que liga a ignição, ou seja independente do A/C ligado ele arma direto, ajudando a resfriar o motor em caso de superaquecimento (uma das funções da tal caixinha).
Outra função da caixinha e aumentar a rotação da marcha lenta em 200rpm, isso através do acionamento de uma solenóide. Mais uma função da caixinha e desarmar o A/C quando a pressão do gás cai, isso através de um sensor de pressão localizado geralmente acima do filtro.
Por acaso o botão fica aceso e o A/C não funciona? ou fica apagado?
Fazer a ligação direta também faz perder a função do termostato, que desarma o A/C quando a temperatura no evaporador está baixa e arma quando sobe, isso é mais uma função da caixinha.
Quando a colmeia do evaporador está muito suja e obstruida, o termostato resfria rapidamente e não arma o A/C.
tem um cara que o Sérgio da SR me indicou q parece q é muito bom e não é caro.
Eu não sei quanto ele cobra pra dar a carga, mas acho q vale a pena ligar lá...
Pacífico Ar Condicionado - 3768-3786 / 3765-2721
Fica na Av. Escola Politécnica, 4067
Aliás, amnhã eu vou estar lá pra ele colocar o tubo do ar q tinha quebrado e ele ficou de refazer pra mim....
Eu tô ferrado, então. Vou ter que arrumar uma caixinha nova. Ela está ferrada. Mas o pior não é isso. O compressor também já era.
Está igualmente com defeito. Foi levado para uma retifica e o cara disse que não tem as peças necessárias para o conserto. Na segunda vou tentar em outras três retíficas, mas começo a perder as esperanças. Já vi que vou ter que colocar um ar novo, não quero nem imaginar o preço, ou ficar sem mesmo.
Será que usar sem a tal caixinha, ou seja, sem todas aquelas funções, prejudicaria alguma coisa?
Para clarear quanto a preço, informo que o compressor do Samurai e um Denso 10p08 igual a de carros 1000 nacionais, não é bicho de sete cabeças.
Para saber se tua "caixinha" é que está com problemas, basta colocar uma funcionando no lugar e ver se funciona.
Outra coisa que poderia dar defeito no ar do Samurai é o fuzivel que vive queimando (abaixo do porta luvas) e os relés ventoinha e compressor que fica parafusados abaixo da bandeja plástica abaixo do porta-luvas. O fuzível mencionado alimenta esses dois relés.
Segunda-feira vai começar o segundo round da luta contra o defeito do ar condicionado. Em relação ao compressor, vai para a retífica. O problema é no pistão. Vou ver ver consigo um usado em bom estado, para não ter que comprar o compressor inteiro.
Estava pensando em levar a caixa transistorizada para um técnico em eletrônica para ele verificar se todos os componentes estão funcionando, mas, de acordo com o que você falou, vou testar primeiro o fuzível e os relés.