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  • #1
    Usuário Avatar de bototucuxi
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    Forma de reduzir consumo de gasolina na GM Tracker 2.0




    Durante estes dias de testes na minha nova tracker 2.0 e sendo que estou gastando R$50 em dois dias estive pensando em formas de como alterar a mecanica do carro para rodar mais e gastar menos combustivel.

    falando com ummecanico ele me aconselhou a trocar o bico injetor de 2.0 pelo 1.6. segundo ele o carro ficaria com a mesma potencia e torque mas gastaria muito menos gasolina.

    eu lembro que quando tinga minha rural rodando dia a dia fiz uma gambiarrinha dessas mudando a espessura do gigle docarburador ecomsumia menos...

    nao sei se procede mas algum dos colegas fez alguma coisa neste sentido porfavor troquem informacoes.
    ----========-----
    Ford Willys Rural 4x4 1976 = em reforma..
    Ford Willys F75 4x4 1973 = em reforma..

  • #2
    Usuário Avatar de Elisson
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    Coloca pneus 215/80 R16 e poe rodas livres nele!!! Os pneus mais finos diminuirão o atrito e as rodas livres deixarão os semi-eixos inertes. Acredito que nisso aí tu já ganha alguma coisa em consumo.

  • #3
    Usuário Avatar de bototucuxi
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    E essa mudanca de bico para 1.6 procede? essa mudanca faz gastar menos gasolina??
    ----========-----
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  • #4
    Usuário Avatar de RicardoCosta
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    Citação Postado originalmente por bototucuxi Ver Post
    E essa mudanca de bico para 1.6 procede? essa mudanca faz gastar menos gasolina??
    Bototucuxi,

    Concordo plenamente com o Arlei_vitara,

    Trocar os bicos injetores por menores fará injetar menos combustível, mas vamos lembrar que existe um volume mínimo de combustível para um queima perfeita. o que quero falar é que se injetar menos combustível, você poderá estar aumentando a temperatura de trabalho do motor devido a uma mistura pobre, provocando a quebra do motor ou queima da junta de cabeçote.

    Quando a mistura está pobre o sistema de injeção tenta corrigir, aumentando o tempo de injeção, adiantando o ponto e etc...

    Ou seja, pode ser que todo o investimento nos novos bicos e uma possível quebra do motor fique bem mais cara que o alto consumo.

    Ricardo

  • #5
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    A ideia de usar pneus mais finos deve funcionar, mas creio q nao sera algo excepcional... sobre usar bicos de 1.6, não entendo ser possível sem reprogramar a ECU...

    Acho que as duas solucoes saem caro no final das contas...

  • #6
    Usuário Avatar de nanito
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    Instale um vacuômetro, ele vai te ensinar a acelerar de maneira correta e econômica!!

    Sou adepto desse acessório e muito satisfeito com ele instalado no meu Vitarão 1.6 16V. Sem o vacuômetro, já fazia 9.6 km/L na média cidade-estrada. Instalei o vacuômetro há umas duas semanas, espero aumentar essa média baseando a aceleração no ponteiro!

    Grande abraço!!
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #7
    O Tracker não tem roda livre de fábrica?

  • #8
    Usuário Avatar de BTMEC
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    Citação Postado originalmente por nanito Ver Post
    Instale um vacuômetro, ele vai te ensinar a acelerar de maneira correta e econômica!!

    Sou adepto desse acessório e muito satisfeito com ele instalado no meu Vitarão 1.6 16V. Sem o vacuômetro, já fazia 9.6 km/L na média cidade-estrada. Instalei o vacuômetro há umas duas semanas, espero aumentar essa média baseando a aceleração no ponteiro!

    Grande abraço!!
    Olá Nanito,

    também tenho um Vitara 1.6 16V e gostaria de saber como funciona esse vacuômetro? É o mesmo princípio do HallMeter?

    Valeu.
    Chip de Potência para seu Veículo, Camionete ou Caminhão é na CHIPBRAS FORTALEZA
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  • #9
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    comprei uma triton hpe A/t e verá o que é beber diesel

  • #10
    Usuário Avatar de nanito
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    Citação Postado originalmente por BTMEC Ver Post
    Olá Nanito,

    também tenho um Vitara 1.6 16V e gostaria de saber como funciona esse vacuômetro? É o mesmo princípio do HallMeter?

    Valeu.
    É diferente do hallmeter. O hallmeter mede a mistura ar/combustível (mistura pobre, mistura ideal, mistura rica), é o mesmo funcionamento de um voltímetro, só que instalado na sonda lambda. Serve mais para carros turbo, ou pra quem curte fiscalizar a qualidade dos combustíveis (detecta combustível batizado na hora).

    O vacuômetro atua sobre o vácuo do motor, não sei explicar bem isso aí. É um ponteirinho, com uma faixa amarela, verde e vermelha. Esse ponteiro varia de acordo com o que tu pisas no acelerador. Algumas séries de carros da década de 80 vinham com este acessório de fábrica (Passat, Chevette, Opala, Santana CD). É bem interessante. Além de auxiliar na maneira correta de pisar no acelerador, ele serve como uma ferramenta de diagnóstico do motor. Dependendo da atuação do ponteiro em marcha lenta, podemos detectar falhas no sistema, pois o sistema do motor gera vácuo e se há alguma coisa errada, aparece no vacuômetro (mangueira de vácuo furada, hidrovácuo furado, problemas nas válvulas, cabeçote, etc). Utilizava no meu antigo Vitara guaxinim, e há pouco tempo instalei no meu Vitarão, pra ver se consigo ultrapassar a marca dos 10.5 km/L (até agora venho fazendo 9.6 km/L, com pneus 235/75 R15).

    O vacuômetro custa de 60 a 80 pilas, tem que comprar um kit motor AP (mangueirinha pra instalar no vácuo) que custa uns 20 pilas.

    O que eu comprei é da Cronomac, marca já consagrada.

    Grande abraço!
    4X4 Brasil
    Tracker 2008 prata, originalzinha
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  • #11
    Usuário Avatar de bototucuxi
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    o tracker realmente gasta muita gasolina... nao pensava que fosse tao gastador... nao minha hillux eu com 50 reais rodava o mesmo com tracker agora por cerca de cinco dias, na track para uma semana sao 170 reais! uma diferenca grande!

    por isso estou buscando uma forma de reduzir estes custos...
    ----========-----
    Ford Willys Rural 4x4 1976 = em reforma..
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  • #12
    Tchê PELAMORDEDEUS !!!!!!!

    Esta sugestão do "mecânico" de mudar o bico injetor para o do 1.6 só quer dizer uma coisa: VC PRECISA URGENTE DE ENCONTRAR UM NOVO MECÂNICO

    Trocar pneus por outros mais finos devem te trazer uma economia calculada de 0,427% arredondando

    Amigo, na boa.......faz o basico: troca todos os filtros, velas, oleos, enfim faz uma revisão preventiva completa e bem feita, num mecânico que CONHEÇA O TEU VEICULO. O Tracker não é assim tão "gastão", de jeito nenhum, acho até econômico pelo porte e motorização dela, não esquece que é um 2.0 movendo um carro 4x4.

    A minha faz em torno de 10 km/l de media, 70% estrada o resto cidade calma com pouco transito. Não tenho do que reclamar.

    Pessoal, uma reflexão: se houvessem formulas simples e "magicas" de diminuir o consumo, será que os japoneses não teriam aplicado na fábrica como item original do carro ??? Não vamos subestimar a engenharia de uma fabrica de automóveis né
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

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