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  • #1
    Usuário Avatar de rafaelgx
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    Ventilador do motor não desarma - Tracker




    Percebi que o ventilador do motor da minha Tracker não está desarmando, fica rodando direto.

    Alguém já teve esse problema?

  • #2
    Usuário Avatar de rafaelgx
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    A polia viscosa será que foi pro saco?

    Preço de uma nova é 580 reais, vale a pena trocar pensando no consumo de combustivel?

  • #3
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    Mas o ventilador TEM que girar enquanto o motor estiver funcionando. Ele só vai ficar parado se estiver com problema na polia viscosa, ai vai superaquecer...

  • #4
    Usuário Avatar de rafaelgx
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    Citação Postado originalmente por Tiagobel Ver Post
    Mas o ventilador TEM que girar enquanto o motor estiver funcionando. Ele só vai ficar parado se estiver com problema na polia viscosa, ai vai superaquecer...
    O manual do carro chama o sistema de "ventilador hidrodinâmico e elétrico de acionamento automático". A polia viscosa ou embreagem viscosa no caso da Tracker é acionada eletricamente. Este acionamento libera a quantidade de fluido que acopla por atrito a ventoinha ao eixo ligado no giro do motor. O sistema não é apenas on-off, o giro é variável de acordo com a temperatura do motor. Essa variação atenua o ruído da ventoinha e alivia carga quando o motor está frio. Não sei se tem como recuperar uma polia com problemas, repor o fluido etc.

  • #5
    Usuário Avatar de nanito
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    Citação Postado originalmente por rafaelgx Ver Post
    O manual do carro chama o sistema de "ventilador hidrodinâmico e elétrico de acionamento automático". A polia viscosa ou embreagem viscosa no caso da Tracker é acionada eletricamente. Este acionamento libera a quantidade de fluido que acopla por atrito a ventoinha ao eixo ligado no giro do motor. O sistema não é apenas on-off, o giro é variável de acordo com a temperatura do motor. Essa variação atenua o ruído da ventoinha e alivia carga quando o motor está frio. Não sei se tem como recuperar uma polia com problemas, repor o fluido etc.
    Chegaste a fazer o teste da cordinha presa na hélice?!
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #6
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    Citação Postado originalmente por rafaelgx Ver Post
    O manual do carro chama o sistema de "ventilador hidrodinâmico e elétrico de acionamento automático". A polia viscosa ou embreagem viscosa no caso da Tracker é acionada eletricamente. Este acionamento libera a quantidade de fluido que acopla por atrito a ventoinha ao eixo ligado no giro do motor. O sistema não é apenas on-off, o giro é variável de acordo com a temperatura do motor. Essa variação atenua o ruído da ventoinha e alivia carga quando o motor está frio. Não sei se tem como recuperar uma polia com problemas, repor o fluido etc.
    Não sei de onde você tirou essa informação, mas não está correta. A polia viscosa do tracker/grand vitara é 100% mecânica, não tem nenhum acionamento elétrico.
    O que tem acionamento elétrico é o ventilador do ar condicionado, que também é acionado em caso de superaquecimento do motor.

  • #7
    Usuário Avatar de Andrei Hasse
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    O Acionamento viscoso se faz quando o liquido aquece fazendo que a ¨embreagem¨ libere mais ou menos ação para a ventuinha, ela varia sim o RPM conforme o aquecimento do motor e não tem nenhum acionamento elétrico.

    Existe um teste para fazer, e tb deve prestar atenção com o motor extremamente frio, primeira partida, quando acelera se ela ja esta virando com o mesmo rpm do motor, ou bem abaixo?? ou tb poderia ser o motor mais aquecido fazendo a viscosa acionar bem antes?

    Vc tb tem a opção de substituir por uma elétrica, de outro carro, com um cebolão de temperatura abaixo da termostatica, ex. se a termostatica abrir em 82º coloca um cebolão de 80º na entrada do radiador, assim que o liquido chegar nele ja ira acionar a eletrica, assim diminui a janela de tempo.

    Ja fiz isso em um vitara, omega, opala eheheh todos ficaram otimos, muito silencioso e confiavel, pois se escuta ela ligando, resfria muito rapido e ja desliga, Tb segura o motor mais morno, com o motor aquecido é mais economia.


    abrss
    4X4 Brasil
    Vitarinha Canvas 1994, Lift 2¨, parachoques aço, RL avm.

  • #8
    Usuário Avatar de Elisson
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    Caro amigo, se a ventolina estiver travada com o carro desligado seria interessante a reposição. O veículo trabalha fazendo menos ruído e anda mais solto. Experiência própria.

    Por apenas R$ 250,00 você compra a da BESTA GS 2.7, leva no torneiro para ele fazer os furos iguais a original do tracker e você vai gastar apenas uns R$ 280,00. Não deixa a hélice da besta não, coloca a do tracker pois a da besta é de plástico frágil.

    Ando há 1 ano já com meu carro com o da besta que tem a rigidez bem melhor que a do tracker!!! Recomendo.

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