x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 43
  • #1
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6

    Thumbs down O fim do Jimny / Jimny Michael Jackson




    Caros,

    é com bastante tristeza que escrevo este post. Como alguns sabem, eu sempre fui fiel escudeiro do pequeno jipe da Suzuki. Mas agora não tanto.

    A razão pela minha incondicional paixão pelo pequeno suzuki, se dava ao fato do Jimny ser o último dos jipes, jipe com eixos rígidos, reduzida, chassi tipo escada, leve e compacto, assim como o primeiro 4x4 de 1940. Todos os demais viraram grandes e luxuosos, proprietários de design não condizente com sua proposta.

    Não eram só as características mecânicas que faziam do Jimny um simpático jipe, mas também seu design. O design da Suzuki, sempre minimalista, primava pela função, sem exageros, apenas discreto e de grande longevidade justamente por não fazer uso de modismos ou artefatos de gosto duvidoso e sem função.

    Tomemos como exemplo os Land Rover Defender. Não interessa se é um 88 ou 2012, seu design é apenas funcional e é justamente por isso que todos gostam dele. Seu design comunica o seguinte: "Dane-se a moda, eu vim para travessar obstáculos".

    O Jimny, além de um jipe com valiosas credenciais técnicas, era um veículo cujo design manifestava também sua proposta; ser simples, discreto e prático, aptidões expressadas em suas formas, honestidade e simpatia. O Jimny dizia: "sou pequeno, discreto, muito valente e carrego comigo a tradição de meus antecessores, note minha simplicidade"

    Tudo isso acabou. Infelizmente pude conferir no Salão do Automóvel o novo Jimy, agora brasileiro.

    A tão temida mudança estilística da versão nacional se concretizou, foram tantas as plásticas, que não se reconhece suas raízes;


    1. no lugar do então discreto capô do motor, agora existe capô com um falso "scoop", dando a impressão de abrigar um intercooler ou coisa que o valha. Sim, ele é de mentira e totalmente fechado. Não passa de um enfeite!
    2. a grelha de ventilação da cabine entre o capô e pára-brisas foi substituida por um barato pedaço de plástico preto de baixa qualidade e em forma de uma grande saboneteira. De tão frágil, sem querer desencaixei sua extremidade ao apoiar minha mão para fotografar.
    3. o pára-choque foi redesenhado, agora apresenta um "avanço", prolongando assim a ainda dianteira do carro e sacrificando o ângulo de ataque.
    4. apliques em fibra sobre os faróis, cobrindo seus contornos e prejudicando a projeção da luz do pisca.


    O que deixa a entender, é que o time da "SVB Automotores do Brasil Ltda" tentou dar um ar de veículo esportivo, assim como foi feito com o Cross Fox, Idea Adventure, etc...

    Tudo falso, sem qualquer critério técnico ou estilístico, uma catástrofe, assim como foi feito pelo mesmo grupo nos apliques em fibra de vidro do TR4, L200 e Pajero Sport, veículos onde o conjunto ótico original foi substituído por baratas lanternas nacionais definidas como "mais modernas".

    Resultado; o então simpático e discreto Jimny, agraciado pela sua invencibilidade técnica e simplicidade, agora nada mais é do que uma fantasia de veículo turbinado estilo Subaru WRX ou Jimny kei, com suntuoso pára-choques estilo Toyota Prado e acabamento de qualidade bastante inferior àquele aprovado por nós até então.

    Por sorte tenho meu Jimny 2010 e assim continuarei. Um veículo cuja proposta era sua honestidade técnica, é um absoluto vexame ter que tolerar um falso "scoop" no capô, assim como foi feito com a Gm S10 pé de boi em 2010.

    O Jimny brasileiro agora nada mais é do que uma diarreia de estilos de gosto bastante duvidoso.

    Entendo que o "core" ainda carregue a boa e velha qualidade técnica, mas não é só de inteligência que o homem vive, a beleza também é fundamental. Infelizmente quando a beleza é falsa, não existe espaço para elegância... Elegância é o casamento da inteligência com a forma; a forma seguindo a função, como na velha escola de design, o Bauhaus, onde para tudo existe uma função.

    O Jimny brasileiro perdeu a elegância em favor do modismo vulgar, modismo que com o tempo tende a ficar caído e completamente fora de moda. Vide o Monza Benz, Miura, picapes Sulam, Ford Royale, Logus ou o próprio Michael Jackson.

    A música ainda é boa, mas a cara....

    O fim do Jimny / Jimny Michael Jackson-img_5679.jpgO fim do Jimny / Jimny Michael Jackson-img_5678.jpgO fim do Jimny / Jimny Michael Jackson-img_5677.jpg

    Game over.

    Abraços

    Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #2
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Caros,

    é com bastante tristeza que escrevo este post. Como alguns sabem, eu sempre fui fiel escudeiro do pequeno jipe da Suzuki. Mas agora não tanto.

    A razão pela minha incondicional paixão pelo pequeno suzuki, se dava ao fato do Jimny ser o último dos jipes, jipe com eixos rígidos, reduzida, chassi tipo escada, leve e compacto, assim como o primeiro 4x4 de 1940. Todos os demais viraram grandes e luxuosos, proprietários de design não condizente com sua proposta.

    Não eram só as características mecânicas que faziam do Jimny um simpático jipe, mas também seu design. O design da Suzuki, sempre minimalista, primava pela função, sem exageros, apenas discreto e de grande longevidade justamente por não fazer uso de modismos ou artefatos de gosto duvidoso e sem função.

    Tomemos como exemplo os Land Rover Defender. Não interessa se é um 88 ou 2012, seu design é apenas funcional e é justamente por isso que todos gostam dele. Seu design comunica o seguinte: "Dane-se a moda, eu vim para travessar obstáculos".

    O Jimny, além de um jipe com valiosas credenciais técnicas, era um veículo cujo design manifestava também sua proposta; ser simples, discreto e prático, aptidões expressadas em suas formas, honestidade e simpatia. O Jimny dizia: "sou pequeno, discreto, muito valente e carrego comigo a tradição de meus antecessores, note minha simplicidade"

    Tudo isso acabou. Infelizmente pude conferir no Salão do Automóvel o novo Jimy, agora brasileiro.

    A tão temida mudança estilística da versão nacional se concretizou, foram tantas as plásticas, que não se reconhece suas raízes;

    1. no lugar do então discreto capô do motor, agora existe capô com um falso "scoop", dando a impressão de abrigar um intercooler ou coisa que o valha. Sim, ele é de mentira e totalmente fechado. Não passa de um enfeite!
    2. a grelha de ventilação da cabine entre o capô e pára-brisas foi substituida por um barato pedaço de plástico preto de baixa qualidade e em forma de uma grande saboneteira. De tão frágil, sem querer desencaixei sua extremidade ao apoiar minha mão para fotografar.
    3. o pára-choque foi redesenhado, agora apresenta um "avanço", prolongando assim a ainda dianteira do carro e sacrificando o ângulo de ataque.
    4. apliques em fibra sobre os faróis, cobrindo seus contornos e prejudicando a projeção da luz do pisca.

    O que deixa a entender, é que o time da "SVB Automotores do Brasil Ltda" tentou dar um ar de veículo esportivo, assim como foi feito com o Cross Fox, Idea Adventure, etc...

    Tudo falso, sem qualquer critério técnico ou estilístico, uma catástrofe, assim como foi feito pelo mesmo grupo nos apliques em fibra de vidro do TR4, L200 e Pajero Sport, veículos onde o conjunto ótico original foi substituído por baratas lanternas nacionais definidas como "mais modernas".

    Resultado; o então simpático e discreto Jimny, agraciado pela sua invencibilidade técnica e simplicidade, agora nada mais é do que uma fantasia de veículo turbinado estilo Subaru WRX ou Jimny kei, com suntuoso pára-choques estilo Toyota Prado e acabamento de qualidade bastante inferior àquele aprovado por nós até então.

    Por sorte tenho meu Jimny 2010 e assim continuarei. Um veículo cuja proposta era sua honestidade técnica, é um absoluto vexame ter que tolerar um falso "scoop" no capô, assim como foi feito com a Gm S10 pé de boi em 2010.

    O Jimny brasileiro agora nada mais é do que uma diarreia de estilos de gosto bastante duvidoso.

    Entendo que o "core" ainda carregue a boa e velha qualidade técnica, mas não é só de inteligência que o homem vive, a beleza também é fundamental. Infelizmente quando a beleza é falsa, não existe espaço para elegância... Elegância é o casamento da inteligência com a forma; a forma seguindo a função, como na velha escola de design, o Bauhaus, onde para tudo existe uma função.

    O Jimny brasileiro perdeu a elegância em favor do modismo vulgar, modismo que com o tempo tende a ficar caído e completamente fora de moda. Vide o Monza Benz, Miura, picapes Sulam, Ford Royale, Logus ou o próprio Michael Jackson.

    A música ainda é boa, mas a cara....

    O fim do Jimny / Jimny Michael Jackson-img_5679.jpgO fim do Jimny / Jimny Michael Jackson-img_5678.jpgO fim do Jimny / Jimny Michael Jackson-img_5677.jpg

    Game over.

    Abraços

    Clemente

    Valeu Clemente. Simplesmente lamentável. E viva a Souza Ramos. Abs.Válter.

  • #3
    Usuário Avatar de maxdelta
    Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,543
    Agradecimentos: 0
    Vc num achou bonitinho o 4sport? aquele parachoque q aumenta o angulo de ataque? o parachoque parece ser tb uma base pra guincho!(acho) aquele vermelho com chão emborrachado? Gostou de vê o banco traseiro para familias q possuem crianças de até 8 anos? Gostou do teto solar? O scoop com certeza deu um ar esportista q acabou ficando exagerado no jimny!
    Baja - Ainda sem nome
    Jipelipe - Sem jipe no momento

  • #4
    Usuário Avatar de RHL
    Entrada
    27/06/2007
    Local
    norte/MT
    Idade
    44
    Posts
    1,242
    Agradecimentos: 0
    Ainda bem que comprei o 2012 japonês.
    uma pena essas alterações.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    Acho que o colega que criou este tópico exagerou um pouco. Apesar de também não ter gostado da grade de plástico no lugar da curva do capô e ficar decepcionado em saber que a tomada de ar é fechada, o Jimny ainda tem um bom conjunto mecânico e está bem longe de ser uma mierda adventure.


    Pelo que eu saiba, não foi a Souza Ramos Brasil que redesenhou, pois esse Jimny foi lançado primeiro na Europa. A nacionalização sim me dá medo. Só pela foto deu pra ver que é um plástico vagabundo, pior que os que usam pra vender azeitona a granel no mercado. Simplesmente medonho.


    As proteções do farol é só arrancar e elas só aparecem no 4Sport (essa sim Souza Ramos + DDS). Apesar de simpatizar com os parachoques deste modelo por lembrarem os Jimnys japoneses, também achei que o uso excessivo de plásticos deixou essa versão meio papagaiada.


    Enfim, enfim, enfim, estou feliz com meu 2009! E o + importante é que cada um esteja feliz com o seu!


    abssss
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário
    Entrada
    24/09/2011
    Local
    São João do Polêsine/RS
    Idade
    37
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0

    Jimny nacional

    Clemente, lendo o início do tópico cheguei a pensar que você estivesse com um baita problema no seu jimny, e que tinha perdido a fé nele, isso sim seria uma lástima! Ainda é um bom jipe mas concordo que o parachoque poderia ser menos projetado para fora das linhas do veículo, além disso, prefiro os jimnys realmente japoneses, com quase nada de plástico (jb23 no google)

    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Caros,

    é com bastante tristeza que escrevo este post. Como alguns sabem, eu sempre fui fiel escudeiro do pequeno jipe da Suzuki. Mas agora não tanto.

    A razão pela minha incondicional paixão pelo pequeno suzuki, se dava ao fato do Jimny ser o último dos jipes, jipe com eixos rígidos, reduzida, chassi tipo escada, leve e compacto, assim como o primeiro 4x4 de 1940.

  • #7
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Scoop falso é o ó do borógodó!
    Já tinha visto em chevette, uno, corsa e outros carros com enjambrações tunadas.
    Porém, em carro 0 KM? Fala sério!
    É a Ecosportização dos carros, afastando-se dos propósitos e indo em direção das necessidades comerciais mais urgentes.
    Segue a vida.

  • #8
    Concordo com o Glaicon.

    Entendo as colocações do Clemente, não basta o core somente, o propósito de todo o projeto e funcionalidade são essenciais.

    O jipinho herdou as melhores credenciais do mais guerreiro de todos (Samurai) e tenho plena convicção que cada detalhe do projeto foi muito bem pensado pela engenharia/design japoneses, mesmo que seja o para-choque, as entradas de ar, as formas arredondadas, o conjunto óptico, etc..

    Diria que não é o fim do Jimny, mas talvez o começo do fim (pelo menos aqui no Brasil).

    Em breve a SR lança uma versão 4x2....rsrsrsrs

  • #9
    Usuário Avatar de mairo
    Entrada
    19/03/2010
    Local
    Pedro Osório/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,403
    Agradecimento: 1
    calma, calma pessoal, se rebaixar e colocar rodas aro 20" vai ficar bem legal!!!!!!!!!!!!!!!!!! rsrsrsrsrs

    na vida só não tem jeito para a morte, parachoques de plastico pra mim só em carro de passeio, na hora iria arrancar fora e colocar parachoques de ferro, no bom e velho estilo off road, com direito a base para guincho e tal! aquele aplique no farol da pra tirar antes de sair de dentro da concessionária, para o scoop tbm tem jeito! haiuhaiuhaiuahia
    4X4 Brasil
    Willys Cj5
    Tracker 2008

  • #10
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    A engenharia japonesa pode ser linda, maravilhosa, etc do jeito que você acha que é, mas pelo jeito foram eles que colocaram esse scoop falso aí.

    A japonesada de hoje em dia não é mais a mesma. Pintam o cabelo de azul, comem hamburguer e são consumistas de eletrônicos como ninguém.

    Como é a mesma grade e capô utilizados no Intercooler japonês, talvez trate-se de cortes no orçamento. Economia porca, mas... Deve ser duro concorrer com os chineses ou sei lá. Uma lástima.

    Resta saber se os acessórios disponíveis para os 2009-2012, como parachoques de ferro, irão servir neste 2013.

    Quando coloquei o parachoque do 2003 no meu 2009, percebi que as terminações do chassi são diferentes. Não foi um simples tira e põe. A parte de baixo eu tive que bolar um jeito pra fixar.

    Tamos no aguardo e morrendo de medo desses novos plásticos by SR.

    abssss





    Citação Postado originalmente por Sfranco Ver Post
    Concordo com o Glaicon.

    Entendo as colocações do Clemente, não basta o core somente, o propósito de todo o projeto e funcionalidade são essenciais.

    O jipinho herdou as melhores credenciais do mais guerreiro de todos (Samurai) e tenho plena convicção que cada detalhe do projeto foi muito bem pensado pela engenharia/design japoneses, mesmo que seja o para-choque, as entradas de ar, as formas arredondadas, o conjunto óptico, etc..

    Diria que não é o fim do Jimny, mas talvez o começo do fim (pelo menos aqui no Brasil).

    Em breve a SR lança uma versão 4x2....rsrsrsrs
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário
    Entrada
    24/11/2008
    Local
    Caxias do Sul - RS/RS
    Idade
    39
    Posts
    378
    Agradecimentos: 0
    Eu sinceramente achei que o brasileiro ja seria um Jimny novo..... se é pra fazer igual, pq não fazem 100% igual?
    Agora que foi citado do scoop... fica estranho um jipe de snorkel e scoop..haahaha

    Realmente não trouxe nada de bom essa fábrica no Brasil até agora....


    Eu gostaria de ver um Jimny 1.6, com tamanho do vitara antigo e suspensão/chassi do Jimny... quem sabe numa próxima....

  • #12
    Usuário
    Entrada
    05/10/2012
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0
    Alguém sabe qual vai ser o preço da versão brasileira?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 20
      Última resposta: 01/05/2012, 19:13
    2. JIMNY 2009 ( e Jimny antigo)
      Por VOVÔ DO TROLLER no fórum Suzuki
      Respostas: 1
      Última resposta: 20/05/2009, 18:16
    3. Jimny 01/02
      Por FIDELIS no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 16
      Última resposta: 20/11/2007, 20:12
    4. jimny
      Por Abe no fórum Suzuki
      Respostas: 20
      Última resposta: 05/02/2005, 05:45

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade