Olá Colegas!
Estou voltando novamente com o último diagnóstico do meu "incômodo" sistema de recirculação de gases (EGR)

Na ultima "fuçada", eu testei e lubrifiquei o sistema da válvula EGR com WD-40 e ela estava com a movimentação OK.
desobstruí as entradas do coletor na fixação da válvula e tirei muita sujeira do Modulador EGR (injetando água e depois expelindo pelo diafragma) e lubrifiquei pelo orifício de respiro, só pra ter certeza.
Por ultimo verifiquei se havia obstrução na válvula solenoide e estava tudo ok (lubrifiquei o orífício do filtro, só pra ter certeza).
Melhorou bem pouco e o curioso é que ele começa a apresentar defeito apenas quando o motor está bem quente (temperatura ótima de serviço), provocando oscilações e solavancos apenas entre 1400 e 2000 rpm e mantendo a aceleração em ponto morto entre 1500rpm.
O mais curioso de tudo é que esse "fenômeno" (permanecer acelerado) só ocorre quando há altas solicitações de carga (acelerações em subidas ou retomadas) e por outro lado os solavancos só ocorrem quando há baixas solicitações (acelerar levemente em descidas ou velocidade de estacionamento).
Sei que a função básica da válvula EGR é regular a vazão de gás recirculante entre cargas baixas e altas, mas aparentemente o meu sistema está ok.
Perguntas:
Poderia a válvula estar com muita resistência? Pois eu precisei fazer uma certa força para deslocar o diafragma.
Há a possibilidade de ainda haver galerias entupidas? Caso positivo eu teria que desmontar toda a TBI para limpeza geral?
Tem a famosa válvula PCV que sai da capa do comando de válvulas e se liga no coletor. Poderia ser esta o problema (é mais complicada de analisar devido ao posicionamento).
Desculpe pelo texto longo e os vários termos técnicos, mas realmente tenho esperanças que alguém tenha passado por um problema semelhante e o solucionado, afinal, acredito que esses sistema deve dar muitos problemas, mas a maioria encara como normal e não dá muita atenção, até virem outros problemas em decorrência disso

No mais, Obrigado.
Paulo