A tração 4x4 não deve ser usada em asfalto ou em terrenos com muito atrito. Há quem use em estradas quando está chovendo muito, estrada muito escorregadia, isso está ok. Mas só use assim se realmente achar que a condução não está segura sem o 4x4. Se vc for descer uma serra em dia de chuva e notar que está bem escorregadio, a 4x4 ajuda, mas nas curvas muito fechadas, se não estiver muito escorregadio, vc pode sentir que o carro freia e a direção endurece. Isso não é muito bom, mas não chega a ser um perigo; só é um indicativo de que talvez não seja mesmo necessário usar a 4x4. Em estrada de terra, em geral com mais terra do que piso firme, ok usar a 4x4.
Ao acionar o 4x4-H (H de high, alta), deve acender uma luz indicadora no painel. Quando retornar a alavanca para o 2H, ela deve apagar. Não se deve usar a 4x4 para manobrar se o piso estiver firme. Em geral, só em terrenos lamacentos ou arenosos.
A 4x4-L se aplica para aumentar a força do carro, as relações de marcha são mais curtas e não se alcança muita velocidade nem mesmo em quinta marcha. Em uma ladeira enlameada ou em estradas enlameadas em que vc vai trafegar em baixa velocidade, por exemplo, é bom usar. Não se deve manobrar o veículo com a 4x4-L se o terreno não estiver muitíssimo escorregadio.
O barulho que vc ouviu deve ter sido a tração desengatando. Não sei ao certo, mas o fato de vc ter continuado em marcha à ré pode ter impedido o desengate (acho que já li isso em algum lugar).
Boa sorte com o carro.
Abs,
LFC