Ola Pessoal,

Estou abrindo este tópico para tirar algumas duvidas sobre o sistema de arrefecimento do meu Sidekick 1.6 16v. Andei pesquisando e lendo bastante no fórum a respeito deste assunto. Bom... Se a um consenso em tudo que eu li é que este carro, este motor, tem sérios problemas de super aquecimento.

Espero poder ajudar a outras pessoas então vou postar algumas coisas que aprendi do assunto, depois boto minhas duvidas.

Ai vão algumas coisas que peguei num manual de manutenção, em inglês, e andei descobrindo aqui no fórum.

Motivos que podem causar super aquecimento.

- Radiador sujo, tanto por dentro quanto por fora, Qualquer tipo de restrição no fluxo de água ou de ar podem trazer problemas.
- Vazamentos na tubulação de água.
- Tampa do radiador defeituosa.
- Problemas com a ventoinha mecânica. Problema recorrente devido ao sistema de acoplamento viscoso.
- Válvula termostática defeituosa (não abre).
- Bomba d'água "sem pressão".
- Junta de cabeçote queimada
- trincas no cabeçote
"As que mais me surpreenderam."
- Ponto de Ignição desajustado.
- Correia dentada fora do ponto ou ruim.
- Óleo fora da especificação.
- Sistema de exaustão com restrição na vazão.
"Por ultimo uma que não consegui traduzir direito. seria algo como:"
- Medidor de temperatura impreciso. (Inaccurate temperature gauge.) "Acredito que esteja relacionado ao medidor de temperatura da injeção eletrônica."

Outras coisas que descobri.

Lendo aqui no fórum descobri que este carro tem um sistema que quando o termómetro "marca no vermelho" a ventoinha do A.C. liga para abaixar um pouco a temperatura.
Existem tres sensores de temperatura no "compartimento" da válvula termostática. Um é da injeção eletrônica, ou outro do medidor do painel e o ultimo é um misterio para mim. Quando desconectei o fio deste a ventoinha do A.C. disparou imediatamente. Seria este dispositivo que faz a ventoinha disparar quando a temperatura fica muito alta? Seria um "cebolão" da ventoinha?

Agora vou as minha duvidas.

Como quase todo proprietário de Vitara ou Sidekick, já tive sérios problemas de super aquecimento. Já tive que fazer o cabeçote mais de uma vez. Bom... Com isso fiquei meio traumatizado. E estou me empenhando ao maximo para não esquentar de mais o motor. Apesar do carro estar trabalhando até abaixo da temperatura no momento pretendo fazer umas adaptações para ter uma margem de segurança, principalmente em uso mas pesado.
Andei tendo umas ideias. Uma delas é colocar um termómetro digital e ligar uma ventoinha, no caso a do A.C. num botão no painel. Outra ideia que tive é trocar este suposto "cebolão" da ventoinha por um que "dispare" a uma temperatura maior. Alguém por aqui já fez alguma destas adaptações?

Mais uma duvida.
Estou andando sem a válvula termostática, o que não é nada bom pro consumo do carro. Pretendo colocar uma alternativa no lugar. Descobri num manual de manutenção espanhol que a válvula original do carro começa a abrir aos 82ºC e abre completamente aos 95ºC (Temperatura ideal de trabalho do motor) tendo a abertura de 8mm. Sei que tem sido bastante usada a válvula do Uno 1.3 que abre a 82º. Alguém tem ideia a que temperatura esta abra completamente e quanto ela abre?

Agradeço dês de já qualquer contribuição. E espero que minha postágem seja útil para mais alguém.

Saudações
Rainer Holzer