Postado originalmente por
Pedro.Guerra
Boa noite a todos,
Sou novo no Fórum. Iniciante também em quesito 4X4. Hoje tenho um Jimny HR 2011-2012, comprado zero, 7 mil KM rodado apenas em cidade e estrada de asfalto.
Preciso começar a usar ele para trabalho: viagens de algumas centenas (200-600) de KM de asfalto ruim e depois estradas de terra, pastos, trilhas fechadas no meio da mata etc (ca. 50 km por dia, 10 a 30 dias seguidos). Sou biólogo, trabalho com rios, e eles tem a péssima mania de ficar BEM lá fundo do vale...

Além disso pratico canoagem oceânica e preciso enfrentar o desafio de transportar um caiaque de 5,12 m de comprimento e 30 kg em um carro de 3,6 m...
Tive uma certa dificuldade em reunir informações do fórum sobre algumas dúvidas minhas, apesar de ter lido bastante. Portanto, pergunto:
1) Meu HR é a versão "tapeação": pneus 205, sem calços. Já vi as fotos dos tais calços aqui no Fórum mesmo. Mas não sei para que servem exatamente (erguer o carro, proteger o sistema de suspensão?). Vale a pena colocar? Os calços são esses?

TN46 - Kit calços 2" suspensão Jimny, R$490,00 no site da Tecnotrilha.
2) Pneus, vou trocar por um 215/75R15 Bf Goodrich All Terrain A/T. Para as condições citadas, o que acham? É necessário trocar também o do estepe?
3) Aquela (maldita) peça de plástico embaixo da porta, perto de onde deveria ter um estribo ou rock slider de verdade agora solta só de encostar o pé nela. Desanimei tanto com isso que quase vendi o carro. Supostamente o Jimny deveria ser um carro robusto... Enfim, a pergunta: alguém sabe de um estribo ou rock slider decente pra resolver essa parte do carro?
4) Parachoque. Vale a pena encarar um kit da versão 4Sport? Escrevi pra Suzuki e eles informaram que poderiam instalar. São produtos bons, ou melhor partir prum paralelo?
Desculpem pela longa "carta". Obrigado a todos desde já, pois só o que li nesses dias já me ajudou muito.
Abraços,
Pedro