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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Trabage
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    Pneus mais largos, mesmo atrito!?




    Estou para trocar os pneus 195/80 15 do meu GV para 215/75 15.

    Tenho lido que o aumento da largura do pneu pode aumentar o consumo, a possibilidade de aquaplanagem, etc.

    Mas como os pneus 195 são bem "on road" e estou pensando em colocar os 215 AT, que tem menos borracha em contato com o solo (já que tem sulcos maiores) andei pensando se não daria na mesma em termos de atrito com o solo (e portanto consumo, aquaplanagem...) já que e quantidade de borracha no chão seria aproximadamente a mesma.

    É isso mesmo ou estou viajando?

  • #2
    Usuário Avatar de Fabil
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    quanto mais borracha em contato com o solo maior o atrito..

    a efeito aqualplanagem nao esta dirtamente ligado a largura do pneus, mas sim a capacidade do pneus de drenar algua pelos seus sulcos.. obvio, um pneu mais largo possui uma capacidade maior de drenagem de agua ( mais sulcos) do que um mais fino, portando esse mito de que pneu largo aquaplana mais facil p/ mim é balela

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    quanto mais borracha em contato com o solo maior o atrito..

    a efeito aqualplanagem nao esta dirtamente ligado a largura do pneus, mas sim a capacidade do pneus de drenar algua pelos seus sulcos.. obvio, um pneu mais largo possui uma capacidade maior de drenagem de agua ( mais sulcos) do que um mais fino, portando esse mito de que pneu largo aquaplana mais facil p/ mim é balela

    T+
    Pelas leis da física eu diria que pode não ser balela! Pois a área de contato dos pneus (maior no caso dos pneus mais largos) dividido pelo peso em kg da viatura vai ser menor...

    []
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

  • #4
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    aahhh entao quer dizer que quando chove o carro fica mais leve??heheeh

    o correto é que a pressao exercida pelo peso do carro sobre os pneus, quanto mais largo eles forem menor sera a pressao por cm quadrado, mas o peso do veiculo em sí continua o mesmo, apenas será distribuido de melhor maneira na superficie.

    porem vcs estao se esquecendo que se o pneu é mais largo, obviamente ele possuirá mais sulcos de drenagem de agua..

    essa terioria dos pneus largos aquaplanarem só teria sentido em pneus slick.. dai sim..

    basta dar uma olhada em carros de F1, por acaso os pneus de chuva sao mais finos que os de pista seca???

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    aahhh entao quer dizer que quando chove o carro fica mais leve??heheeh

    o correto é que a pressao exercida pelo peso do carro sobre os pneus, quanto mais largo eles forem menor sera a pressao por cm quadrado, mas o peso do veiculo em sí continua o mesmo, apenas será distribuido de melhor maneira na superficie.

    porem vcs estao se esquecendo que se o pneu é mais largo, obviamente ele possuirá mais sulcos de drenagem de agua..

    essa terioria dos pneus largos aquaplanarem só teria sentido em pneus slick.. dai sim..

    basta dar uma olhada em carros de F1, por acaso os pneus de chuva sao mais finos que os de pista seca???

    T+
    Fabil,

    Leia com mais atenção e verás que o que eu disse foi exatamente a tua conclusão do segundo parágrafo: menor pressão por cm2. Em realidade, o carro, molhado, fica um pouco mais pesado!

    Na realidade, o que importa é a relação sulco/borracha. No caso de F1, os pneus de pista seca não têm sulco nenhum e os de chuva têm!

    []
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  • #6
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    to zoando kra..heheeh

    a questao é que nós nao temos nehum aparelho p/ medir essa equacacao.. mas eu penso o seguinte...

    vou chutar aqui numeros quaisquer só p/ exemplificar..

    vamos supor que um pneu com 10cm de largura possua 3 linhas de sucos capazes de drenar 1L de agua por segundo

    e um pneu de igual diametro, porem com 20cm de largura e com 6 linhas de sulco nao seria obviamente capaz de drena o dobro de agua da superfice??

    ou seja, o que vai influenciar diretamente na aquaplanegem é a capacidade de drenar agua do pneu e nao a sua largura?? obvio que se um pneu tiver um projeto de desenho dos sulcos nao muito bom p/ chuva ele tenterá a aquaplanar mais facilmente nao? mas dai tanto faz se ele é estreito ou largo... acho que o que vale é o coeficiente de drenagem de algua de cada pneu..

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #7
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    Ahh, agora sim, concordo com vc, Fabil...
    Sulcos mais largos, mas não maior quantidade como vc havia dito antes...

    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    porem vcs estao se esquecendo que se o pneu é mais largo, obviamente ele possuirá mais sulcos de drenagem de agua..

    vamos supor que um pneu com 10cm de largura possua 3 linhas de sucos capazes de drenar 1L de agua por segundo

    e um pneu de igual diametro, porem com 20cm de largura e com 6 linhas de sulco nao seria obviamente capaz de drena o dobro de agua da superfice??
    A proporção da área com/sem borracha no pneu continua mais ou menos a mesma, mas eu acredito que a profundidade dos sulcos não varie da mesma forma conforme o pneu aumenta de tamanho.
    Continuo acreditando que pneu maior com o mesmo desenho piora um pouco em termos de aquaplanagem.
    Quanto ao consumo, todos concordam que o pneu maior aumenta o consumo.

    Abraços
    Rafael Maurici

  • #8
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    Citação Postado originalmente por WOT Ver Post

    Quanto ao consumo, todos concordam que o pneu maior aumenta o consumo.
    No meu caso é o contrário! Quanto mais consumo, mais pneus me aparecem! Notadamente depois de umas férias em Floripa, só comendo camarão e tomando chopp.

    []
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por WOT Ver Post
    Ahh, agora sim, concordo com vc, Fabil...
    Sulcos mais largos, mas não maior quantidade como vc havia dito antes...



    A proporção da área com/sem borracha no pneu continua mais ou menos a mesma, mas eu acredito que a profundidade dos sulcos não varie da mesma forma conforme o pneu aumenta de tamanho.
    Continuo acreditando que pneu maior com o mesmo desenho piora um pouco em termos de aquaplanagem.
    Quanto ao consumo, todos concordam que o pneu maior aumenta o consumo.

    Abraços

    eu nao disse que os sulcos eram mais profundos... mas sim mais LARGOS/ESPACADOS o que neste caso aumenta significamente a capacidade de drenar agua.. ou seja.. quanto mais largo a bitola do cano, mais agua passa dentre dele nao??


    eu continuo acreditando que quando projetado corretamente um pneu quanto mais largo, maior PROPORCIONALMENTE tb será sua capacidade de drenar agua, dai tanto faz na hora de aguaplanar se é um pneu fino ou largo..

    T+
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