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  • #13
    Usuário Avatar de hurry-gurits
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    Citação Postado originalmente por mas.marco Ver Post
    pelo amor de deus!!!! após isso, arranquem o carter fora para limpeza!!!!!!
    Sem duvida e o pescador também para limpar , senão prepara o bolso
    Cj5-"TRANQUEIRA" XingLing 12.000 "Se não puder ajudar,Atrapalhe,o importante é participar"
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  • #14
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    Citação Postado originalmente por WhiteJimny Ver Post
    Este é o mesmo motor dos novos Grand Vitara GIII e Suzuki SX4? Se for, será que apareceu algum caso semelhante?
    O motor da minha tracker a gasolina 2.0 é o j20A, acredito não ser esse motor os da GVIII e dos SX4, mas até onde eu sei, nos GV´s não ocorreu esse problema, mesmo com o motor igual, é alguma cagada em terra brasilis.
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  • #15
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    Citação Postado originalmente por hurry-gurits Ver Post
    O motor da minha tracker a gasolina 2.0 é o j20A, acredito não ser esse motor os da GVIII e dos SX4, mas até onde eu sei, nos GV´s não ocorreu esse problema, mesmo com o motor igual, é alguma cagada em terra brasilis.
    Os motores do GVIII e SX4 é o J20A somente com ajuste em relação a potência e torque em função do peso do carro. Espero que a Suzuki lance o J20B, com VVT, seria o atual J24B da Suzuki reduzido para 2.0, este motor tem a variação de abertura e a variação do coletor de admissão, o motor tem desempenho em baixa e em alta devido a estes recursos, o atual J20A tem um desempenho muito bom em alta e média em baixa.
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  • #16
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    Citação Postado originalmente por m_bispo Ver Post
    Pessoal,

    fiz a limpeza do motor com o flush que comprei da Wurth.
    Antes, fiz a limpeza da tampa com querosene e um pincel. Ficou bem limpa, mas essa camada vermelha não saiu. Limpei também o comando de válvulas.
    Troquei a junta de borracha sem colocar cola e fechei a tampa usando torquímetro que havia chegado no mesmo dia.
    Não está vazando nenhuma gota de óleo.
    Fiz o flush como descrito na embalagem, deixei por 10 min. O motor funcionou normalmente, a luz de óleo não acendeu, o motor não aqueceu demais e nem fez barulhos estranhos.
    Depois abri o dreno do carter para escoar o óleo. Inicialmente saiu aquele óleo bem grosso, com bastante sujeira. 30 min depois ainda tinha óleo escorrendo. Acho que ficou uns 40 min escorrendo.
    Retirei o filtro de óleo com bastante cuidado para não vazar e melecar o motor.
    Coloquei óleo AC Delco e coloquei para funcionar. Ficou bem silencioso. O tal barulho de tuchos ficou imperceptível.
    Agora ouve-se o barulho do vento da ventoinha, principalmente se o AC estiver ligado.
    Vou abrir a tampa hoje de noite para ver como ficou a limpeza por dentro. Não tive saco, nem coragem para abrir o carter.
    Mas até agora não está pingando nada e o funcionamento está normal.
    Sempre que possível, vou trocar aqui em casa mesmo. Acho que meu serviço ficou mais limpo e de melhor qualidade que o dos locais em que troquei.
    Além do que, nenhuma oficina espera este tempo todo para escoar bem o óleo.
    O óleo queimado eu coloco nos frascos vazios e levo pro meu sogro para passar nas madeiras do sitio dele para evitar cupins.
    Vou fazer uma viagem este finde e completar as observações acerca do funcionamento do motor, mas entendo que o flush pode ser usado como manutenção preventiva, desde que sejam seguidas as orientações de uso. Algumas autorizadas até usam, como já postou um forista proprietário de carro da honda, em que era cobrado o valor do produto nas notas fiscais de revisão.
    Sou da seguinte premissa: nenhum mecanico gosta de fazer manutenção preventiva. Eles não mexem enquanto estiver funcionando e querem que você use até a peça quebrar, então eles poderão cobrar mais.
    Vlw
    4X4 Brasil
    Tck 07/08 mola Op 6cc + Amort Omega GB 47739 e calços de 2" na diant + Cofap Super MP 35986M pneus BF 235/70 AT painel c/ LED e bco couro

  • #17
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    Citação Postado originalmente por hurry-gurits Ver Post
    Então, a historia é longa, mas vou pra parte que resolveu o problema, tive que abrir o motor, depois de abrir o motor num mecanico que era de confiança e mexia no meu jipe, o cara fez arte pois o motor é moderno e ele não tinha as ferramentas para mexer e 1 mes depois o motor começou a rajar e vazar, então levei pro especialista top em suzuki, o que ocorre é que conversando com o daniel simon, ele me explicou pelo que eu entendi é que algumas tracker tiveram o mesmo defeito de desgaste precoce do casquilho inferior do vira da 3º biela, e o vira ovaliza, comprei o carro com 27.000 km tinha feito todas as manutenções, com 42.000,00 veio o problema, na verdade o problema é cronico nesse motor, é sorte/ azar.
    No meu caso tive que trocar o virabrequim, todo jogo de casquilhos e juntas, como o outro mecanioco fez merda na desmontagem, foi-se tambem algumas latas num jogo de bielas, hoje o motor ta montado zerado, já rodei mais de 10.000 km, e ta redondinho , umj relógio, em resumo o daniel é um puta mecanico, além de saber muito de suzuki é um cara gente boa, e cobra um preço justo pela qualidade.
    Olá hurry-gurits!
    Esqueci de acompanhar esse seu tópico, agora está cadastrado aqui e estou passando pra deixar o meu relato!
    Acabei de ter uma experiência parecida com a sua, mas o meu motor está com quase 150k rodados! Peguei o bichinho já bem rodado msm, por volta dos 127k. Comecei a ouvir esse barulho parecendo com biela batendo e já senti aquela fisgada no bolso.
    Levei num cara perto de casa que tinham me indicado e que, sengundo ele, já havia mexido em alguns GVs/TKs. O diagnóstico foi biela batendo msm e, segundo ele², teria que fazer o motor todinho (tb a parte de cima por precaução) , inclusive trocar bomba de óleo e kit de corrente de comando. Dá pra imaginar o tamanho da facada. Levei em outro pra um segundo diagnóstico, esse outro eu sei que é O CARA daqui da região que mexe com os zukis, mas deixei pra levar nele por ultimo porque é bastante longe de onde eu moro. O cara facilmente diagnosticou que o problema não era devido ao desgaste por uso normal, pois o barulho só estava ocorrendo no primeiro cilindro. Ele descobriu isso simplismente desligando bobina por bobina com o motor ligado (desligava uma, ouvia, religava e desligava outra), daí quando ele desligava a primeira bobina não se ouvia mais o barulho. A conclusão foi que houve um desgaste irregular somente na primeira biela, se fosse desgaste normal por uso o barulho ocorreria em todas as 4.
    O motor foi desmontado e a causa do barulho foi identificada: o casquilho da primeira biela rodou dentro do encaixe e gerou a folga, por isso vai precisar retificar a biela e no eixo, que marcou um tiquinho de nada, só vai precisar polir. Fiquei pensando se o problema não teria sido bomba de óleo, mas o meca disse que ela está ok. Então fico pensando se não seria por causa desse problema crônico que o Daniel falou. Segundo o cara da retífica, mesmo depois de rodar quase 150k, o motor está zero, disse que esse motor é muito resistente e se não fosse o problema do casquilho teria rodado fácil mais 200k, o que é uma ótima notícia pra nos donos do J20A.
    Mesmo com tão pouco dano, vou dançar fácil em uns 2,8k pratas, principalmente com mão de obra do mecânico e peças (casquilhos, anéis e juntas). É claro que poderia ter sido infinitamente pior e por isso estou aliviado, mas lá se foi a grana pros pneus 31"

    Vlw pessoa!
    4X4 Brasil
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

  • #18
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    Meu plano é usar o tracker até acabar, acreditava qua rodava pelo menos 500K sem problemas mas com os relatos to ficando meio receoso, o meu ta com 100K
    Tracker 2008 lift 2", amortecedores offshox FX5 e mola de opala 4 cil na trazeira, pneu BF AT 235/70/16

  • #19
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    Citação Postado originalmente por gtavalanche Ver Post
    Meu plano é usar o tracker até acabar, acreditava qua rodava pelo menos 500K sem problemas mas com os relatos to ficando meio receoso, o meu ta com 100K
    gtavalanche, penso o msm, em ficar com a viatura por muito tempo.
    Relaxa porque se o seu carro for de procedência o motor vai durar eternamente se cuidar direitinho. No meu caso, peguei o meu com quase 130k e sei (agora) que o dono anterior não cuidava tão bem. O meca me disse que esse problema do casquilho tb ocorre se vc der pau no carro, jogar a rotação lá em cima com baixa velocidade em espichadas muito longas e isso eu não tenho costume de fazer. Daqui pra frente espero não ter tão cedo algum problema relacionado ao motor.
    Vlw!
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

  • #20
    Quais são as boas praticas de manutenção do motor (alem da troca de oleo)?

  • #21
    Usuário Avatar de julianoaccioly
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    Citação Postado originalmente por Executor Ver Post
    gtavalanche, penso o msm, em ficar com a viatura por muito tempo.
    Relaxa porque se o seu carro for de procedência o motor vai durar eternamente se cuidar direitinho. No meu caso, peguei o meu com quase 130k e sei (agora) que o dono anterior não cuidava tão bem. O meca me disse que esse problema do casquilho tb ocorre se vc der pau no carro, jogar a rotação lá em cima com baixa velocidade em espichadas muito longas e isso eu não tenho costume de fazer. Daqui pra frente espero não ter tão cedo algum problema relacionado ao motor.
    Vlw!
    Quem é este mecanico especializado que voce mencionou?

    abs

    Juliano

  • #22
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    Citação Postado originalmente por julianoaccioly Ver Post
    Quem é este mecanico especializado que voce mencionou?

    abs

    Juliano
    Juliano, respondi via MP.
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

  • #23
    Citação Postado originalmente por arlysonmark Ver Post
    Os motores do GVIII e SX4 é o J20A somente com ajuste em relação a potência e torque em função do peso do carro. Espero que a Suzuki lance o J20B, com VVT, seria o atual J24B da Suzuki reduzido para 2.0, este motor tem a variação de abertura e a variação do coletor de admissão, o motor tem desempenho em baixa e em alta devido a estes recursos, o atual J20A tem um desempenho muito bom em alta e média em baixa.

    Minha esposa tem um Sx4 2012 e o motor é esse mesmo J20A, porem ouvi falar que tem comando de admissão variável.. Acelerando bem da para perceber a abertura das válvulas a partir das 4000rpm..
    Suzuki Grand Vitara 4x4 AT 2013 - Lift 2'' 245/65 R17 Dunlop AT3
    Suzuki SX4 AWD M/T 2012 S.P. - 205/60 R16 Continental A/T

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