Sem duvida e o pescador também para limpar , senão prepara o bolso
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Os motores do GVIII e SX4 é o J20A somente com ajuste em relação a potência e torque em função do peso do carro. Espero que a Suzuki lance o J20B, com VVT, seria o atual J24B da Suzuki reduzido para 2.0, este motor tem a variação de abertura e a variação do coletor de admissão, o motor tem desempenho em baixa e em alta devido a estes recursos, o atual J20A tem um desempenho muito bom em alta e média em baixa.
Pessoal,
fiz a limpeza do motor com o flush que comprei da Wurth.
Antes, fiz a limpeza da tampa com querosene e um pincel. Ficou bem limpa, mas essa camada vermelha não saiu. Limpei também o comando de válvulas.
Troquei a junta de borracha sem colocar cola e fechei a tampa usando torquímetro que havia chegado no mesmo dia.
Não está vazando nenhuma gota de óleo.
Fiz o flush como descrito na embalagem, deixei por 10 min. O motor funcionou normalmente, a luz de óleo não acendeu, o motor não aqueceu demais e nem fez barulhos estranhos.
Depois abri o dreno do carter para escoar o óleo. Inicialmente saiu aquele óleo bem grosso, com bastante sujeira. 30 min depois ainda tinha óleo escorrendo. Acho que ficou uns 40 min escorrendo.
Retirei o filtro de óleo com bastante cuidado para não vazar e melecar o motor.
Coloquei óleo AC Delco e coloquei para funcionar. Ficou bem silencioso. O tal barulho de tuchos ficou imperceptível.
Agora ouve-se o barulho do vento da ventoinha, principalmente se o AC estiver ligado.
Vou abrir a tampa hoje de noite para ver como ficou a limpeza por dentro. Não tive saco, nem coragem para abrir o carter.
Mas até agora não está pingando nada e o funcionamento está normal.
Sempre que possível, vou trocar aqui em casa mesmo. Acho que meu serviço ficou mais limpo e de melhor qualidade que o dos locais em que troquei.
Além do que, nenhuma oficina espera este tempo todo para escoar bem o óleo.
O óleo queimado eu coloco nos frascos vazios e levo pro meu sogro para passar nas madeiras do sitio dele para evitar cupins.
Vou fazer uma viagem este finde e completar as observações acerca do funcionamento do motor, mas entendo que o flush pode ser usado como manutenção preventiva, desde que sejam seguidas as orientações de uso. Algumas autorizadas até usam, como já postou um forista proprietário de carro da honda, em que era cobrado o valor do produto nas notas fiscais de revisão.
Sou da seguinte premissa: nenhum mecanico gosta de fazer manutenção preventiva. Eles não mexem enquanto estiver funcionando e querem que você use até a peça quebrar, então eles poderão cobrar mais.
Vlw
Olá hurry-gurits!
Esqueci de acompanhar esse seu tópico, agora está cadastrado aqui e estou passando pra deixar o meu relato!
Acabei de ter uma experiência parecida com a sua, mas o meu motor está com quase 150k rodados! Peguei o bichinho já bem rodado msm, por volta dos 127k. Comecei a ouvir esse barulho parecendo com biela batendo e já senti aquela fisgada no bolso.
Levei num cara perto de casa que tinham me indicado e que, sengundo ele, já havia mexido em alguns GVs/TKs. O diagnóstico foi biela batendo msm e, segundo ele², teria que fazer o motor todinho (tb a parte de cima por precaução) , inclusive trocar bomba de óleo e kit de corrente de comando. Dá pra imaginar o tamanho da facada. Levei em outro pra um segundo diagnóstico, esse outro eu sei que é O CARA daqui da região que mexe com os zukis, mas deixei pra levar nele por ultimo porque é bastante longe de onde eu moro. O cara facilmente diagnosticou que o problema não era devido ao desgaste por uso normal, pois o barulho só estava ocorrendo no primeiro cilindro. Ele descobriu isso simplismente desligando bobina por bobina com o motor ligado (desligava uma, ouvia, religava e desligava outra), daí quando ele desligava a primeira bobina não se ouvia mais o barulho. A conclusão foi que houve um desgaste irregular somente na primeira biela, se fosse desgaste normal por uso o barulho ocorreria em todas as 4.
O motor foi desmontado e a causa do barulho foi identificada: o casquilho da primeira biela rodou dentro do encaixe e gerou a folga, por isso vai precisar retificar a biela e no eixo, que marcou um tiquinho de nada, só vai precisar polir. Fiquei pensando se o problema não teria sido bomba de óleo, mas o meca disse que ela está ok. Então fico pensando se não seria por causa desse problema crônico que o Daniel falou. Segundo o cara da retífica, mesmo depois de rodar quase 150k, o motor está zero, disse que esse motor é muito resistente e se não fosse o problema do casquilho teria rodado fácil mais 200k, o que é uma ótima notícia pra nos donos do J20A.
Mesmo com tão pouco dano, vou dançar fácil em uns 2,8k pratas, principalmente com mão de obra do mecânico e peças (casquilhos, anéis e juntas). É claro que poderia ter sido infinitamente pior e por isso estou aliviado, mas lá se foi a grana pros pneus 31" :parede:
Vlw pessoa!
Meu plano é usar o tracker até acabar, acreditava qua rodava pelo menos 500K sem problemas mas com os relatos to ficando meio receoso, o meu ta com 100K
gtavalanche, penso o msm, em ficar com a viatura por muito tempo.
Relaxa porque se o seu carro for de procedência o motor vai durar eternamente se cuidar direitinho. No meu caso, peguei o meu com quase 130k e sei (agora) que o dono anterior não cuidava tão bem. O meca me disse que esse problema do casquilho tb ocorre se vc der pau no carro, jogar a rotação lá em cima com baixa velocidade em espichadas muito longas e isso eu não tenho costume de fazer. Daqui pra frente espero não ter tão cedo algum problema relacionado ao motor.
Vlw!
Quais são as boas praticas de manutenção do motor (alem da troca de oleo)?