Aumentando ou diminuindo o mesmo você terá diferentes respostas no consumo e nos ganhos em alta ou em baixa...
Os coletores de fábrica são dimensionados para os fins específicos da viatura, não são portanto os mais adequados para o uso esportivo e sim para dar um bom desempenho sem afetar em muito o consumo, que também aumenta ou diminui com as diferentes dimensões...
Os coletores são parte importante da preparação de um carro de corrida, tanto que para algumas competições monomarca, os coletores tem que seguir uma determinada configuração, igual para todos, e geralmente são especificados os fornecedores desse equipamento as equipes...
Uso um coletor para Samurai feito pela TRUCK RACING, que prepara, ou preparava os coletores para as competições das fórmulas da GM.
Em uma viatura de 62 cavalos como a minha, 5 cavalos representam quase 10% de potência a mais... um absurdo de força extra para o peso do bixinho...
Não sei se o ganho do meu é esse, mas existe também essa história que relataram em que você ganha em alta ou em baixa, e isso sim depende de todo o conjunto de escapamento, e não só do coletor...
A descarga auxilia ou atua na compressão do motor, tornando-o mais livre ou mais preso... Entendo que quanto mais livre, mas fácil de se perder potência em baixa por conta da falta da compressão minima da descarga e algum ganho em alta por conta do melhor fluxo de saída...
Descargas finas, atuam de forma inversa.... O ideal portanto seriam as intermediárias...
Depois conto mais.....