x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32

Hybrid View

Usuário Avatar de andre097
    Entrada
    03/05/2011
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 0

escapamento dimensionado aumenta potencia ?

pessoal,quarta feira eu vou colocar um escapamento dimensionado o meu vitara,ai vem a duvida.
    muitos me disseram que pode aumentar até uns 5 cv de potencia,isso é verdade ou esse escapamento só faz mudar o barulho mesmo?
    André - Rapaziada Potiguar -
    vitara 97

Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    Boa questão, andré. Também aguardo.
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
    Susp+2"(Fabil)|Dif. rebaixado(RC4X4)|Amort.Doestch-Tech(X)|Papabarro Genius 235/75-15|PX Cobra 19DXIII

Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Tem um outro tópico mais antigo sobre isso onde tem uns relatos de quem colocou. A potência aumenta em alta rotação, em baixa não.
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

Usuário Avatar de mairo
    Entrada
    19/03/2010
    Local
    Pedro Osório/RS
    Agradecimento: 1
    a informação que tenho é que o coletor dimensionado aumenta uns 3 cavalos, tem um melhor aproveitamento se junto rebaixar a tampa de cilindro!!
    Willys Cj5
    Tracker 2008

Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    Rapaz...é muito serviço pra pouco cavalo.
    Susp+2"(Fabil)|Dif. rebaixado(RC4X4)|Amort.Doestch-Tech(X)|Papabarro Genius 235/75-15|PX Cobra 19DXIII

Um amigo meu fez para o Samurai dele (1997 Metal Top), um escape de inox de 2" (o original tem 1,5"), e colocou um silencioso de Meriva (original de 2") e ele disse que o carro está andando mais, sobe dunas que antes não subia e a velocidade final aumentou.

Fui na onda dele, e fiz um de inox de 2" pro meu Jimny (o original é de 1,5"), coloquei um silencioso de Opala (original 2") e fiz os testes de arrancada, não tendo ganhado nem um milésimo de segundo e ficou muito barulhento. Mandei arrancar fora no dia seguinte.

Depois fui observar que o antigo dono do meu Jimny havia removido o catalisador.

É possível que essa história de substituir o escapamento só funcione por causa da eliminação do catalisador.

Esse é um assunto que eu ainda estou querendo dominar. Preciso de relatos de experiências de colegas e de material para estudar.

Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    Vou dar um chute. Como em motos, de repente seria o caso de retrabalhar desde o coletor e não só o escapamento. Nesse caso, morreria o catalizador... Aqui nunca vi, mas lá fora tem modelos de coletores de escape tunados...

Faz sentido? Sou totalmente leigo nisso...

Faz sentido sim Ary.
    Não adianta NADA mudar somente o final.
    Tem que mudar desde o coletor (inicial). Geralmente o pessoal monta com modelos de 1 saída (4x1 - 3x1 - etc). Qualquer uma dessas opções o catalisador foi pro saco.

O ganho é bem pouco (no máximo, pelo que já vi em diversas situações em carros diferentes, 5cv). E outra, pelo barulho e sem o catalisador, compensa? Pensem....

Isso vai mais da psicologia do que pra mecânica....

Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    Pior é que lá fora, esse coletor tunado custa prá lá de 300 doletas...isso lá. Os caras fazem atá coletor de cerâmica!
    Volto a dizer: é muito, pra tão pouco...

Usuário Avatar de mairo
    Entrada
    19/03/2010
    Local
    Pedro Osório/RS
    Agradecimento: 1
    a moral do coletor dimensionado é deixar a saida de gas do escapamento mais aberta, diminuindo a resistencia, por consequencia o motor fai forçar menos para eliminar o gas da queima dando um pequeno ganho de potencia! então elimina-se o coletor de escape la no bloco do motor, e instala outro com maior diametro e todas as saidas do cilindro tem que ter o mesmo comprimento! nao adianta de nada se colocar silenciador ou catalizador, não adianta fazer só o restante do cano, tem que ser desde a saida do motor! o que podefazer é usar um silenciador no dia a dia e retirar quando for fazer uma trilha, meu vitara é assim, solto duas porcas de uma braçadeira e o silenciador sai facil facil!
    Willys Cj5
    Tracker 2008

Usuário Avatar de andre097
    Entrada
    03/05/2011
    Local
    Natal/RN
    Citação Postado originalmente por mairo Ver Post
    a moral do coletor dimensionado é deixar a saida de gas do escapamento mais aberta, diminuindo a resistencia, por consequencia o motor fai forçar menos para eliminar o gas da queima dando um pequeno ganho de potencia! então elimina-se o coletor de escape la no bloco do motor, e instala outro com maior diametro e todas as saidas do cilindro tem que ter o mesmo comprimento! nao adianta de nada se colocar silenciador ou catalizador, não adianta fazer só o restante do cano, tem que ser desde a saida do motor! o que podefazer é usar um silenciador no dia a dia e retirar quando for fazer uma trilha, meu vitara é assim, solto duas porcas de uma braçadeira e o silenciador sai facil facil!
    então vc quer dizer que eu colocar o silenciador ai não vai adiantar de nada,ai tem que ser só o escapamento dimensionado mesmo,que vai até a metade do carro??
    André - Rapaziada Potiguar -
    vitara 97

Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    O que realmente tem efeito, como alguns colegas já relataram é o redimensionamento do coletor...

Aumentando ou diminuindo o mesmo você terá diferentes respostas no consumo e nos ganhos em alta ou em baixa...

Os coletores de fábrica são dimensionados para os fins específicos da viatura, não são portanto os mais adequados para o uso esportivo e sim para dar um bom desempenho sem afetar em muito o consumo, que também aumenta ou diminui com as diferentes dimensões...

Os coletores são parte importante da preparação de um carro de corrida, tanto que para algumas competições monomarca, os coletores tem que seguir uma determinada configuração, igual para todos, e geralmente são especificados os fornecedores desse equipamento as equipes...

Uso um coletor para Samurai feito pela TRUCK RACING, que prepara, ou preparava os coletores para as competições das fórmulas da GM.

Em uma viatura de 62 cavalos como a minha, 5 cavalos representam quase 10% de potência a mais... um absurdo de força extra para o peso do bixinho...

Não sei se o ganho do meu é esse, mas existe também essa história que relataram em que você ganha em alta ou em baixa, e isso sim depende de todo o conjunto de escapamento, e não só do coletor...

A descarga auxilia ou atua na compressão do motor, tornando-o mais livre ou mais preso... Entendo que quanto mais livre, mas fácil de se perder potência em baixa por conta da falta da compressão minima da descarga e algum ganho em alta por conta do melhor fluxo de saída...

Descargas finas, atuam de forma inversa.... O ideal portanto seriam as intermediárias...

Depois conto mais.....
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 2
      Última resposta: 19/09/2011, 10:00
    2. MOD CHIP para Montero(Pajero) que aumenta HP
      Por valdo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 15/10/2010, 14:57
    3. Escapamento dimensionado - Cherokee Sport
      Por SERGIO-HJR no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 35
      Última resposta: 15/01/2008, 00:11
    4. Eixo de rural no CJ aumenta o curso?