Olá pessoal, também sou proprietário de uma Tiguan e estou passando uma novela para instalar a parte elétrica para reboques.
Se você também precisa rebocar carretinha, barcos, trailers, motos ou jetsky com sua Tiguan e está tendo problemas, vamos trocar experiências juntos para resolvermos isso.
Após conseguir instalar um engate num fabricante na cidade de Cascavel PR, que fabrica para veículos importados, utilizando a furação já existente na TIG e sem alterar nenhuma especificação da Volks, iniciei minha peregrinação pelas concessionárias da Volks para instalar a parte elétrica.
A concessionária Volks Discautol em Campo Grande, me atendeu com muita atenção e presteza, após eu apresentar meu cartão Premium, mas me informou que ainda não tinham efetuado nenhuma instalação desse porte na TIG. Solicitei que entrassem em contato com a Volks para colherem informações técnicas sobre os componentes necessários/homologados para o serviço.
Depois de dois dias a Discautol me informou que havia recebido um e-mail do departamento de engenharia da Volks recomendando que, em razão da quantidade e complexidade dos componentes eleltrônicos embarcados no carro, a fábrica não recomendava a instalação elétrica para reboques.
Fui insistente, mostrando inclusive fotos de TIG na europa rebocando barcos. Mas novamente me informaram que a TIG não pode puxar reboques.
Consegui um contato na concessionária Premium da Volks Caraigá em São Paulo que me informou da possibilidade de fazer a instalação, mas para isso terei que me deslocar até São Paulo (1.200 km) para fazer o serviço.
Consegui dados de empresa no EUA que fornece o componente eletrônico para interagir com a parte eletrônica da TIG e possibilitar a instalação elétrica das lanternas, luz de freio e outras do reboque no link log abaixo:
Upgraded Heavy Duty Modulite Circuit Protected Vehicle Wiring Harness with Install Kit Tow Ready Wiring 119190KIT
Encaminhei esta documentação para a concessionária avaliar com o fabricante a compatibilidade do componente da e-trailer.
Se alguém estiver passando por situação similar ou tenha conseguido resolver a questão, gentileza informar.
Abraço,
Jan